Marketing industrial e o case da EcoFire

Marketing industrial e o case da EcoFire

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Publicado em: 23 de fevereiro de 2023
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Joaquim Bontorin

Tempo de Leitura : 14 minutos

Ao trabalhar no mercado industrial, percebemos que o alto nível de responsabilidade e precaução envolvidos nesse setor são cruciais. Considerando isso, o marketing desempenha um papel vital nesse processo, pois é o ponto de ligação entre as empresas. Portanto, toda estratégia de marketing precisa ser assertiva e bem planejada. Os valores que envolvem as transações entre as empresas são significativos e, por isso, a atuação do marketing precisa ser eficaz para atrair os clientes mais qualificados .

O marketing industrial, assim como as indústrias, é um campo em constante evolução, com isso, as estratégias de marketing precisam se adaptar para obter os melhores resultados. E é exatamente isso que será explorado neste case da JoB

Vamos mostrar a importância e as vantagens que o marketing proporciona para esse segmento, assim como apresentar soluções para gestores e empresários, enfatizando a relevância que uma agência de marketing digital  pode proporcionar a empresa.  Exemplificando com a EcoFire  — um dos nossos cases de sucesso — uma empresa de fabricação de equipamentos de aquecedores, que usou nossas estratégias de marketing para se destacar no mercado. Confira!

O mercado industrial hoje

O mercado industrial está evoluindo rapidamente em 2023, com a adoção de tecnologias avançadas, mudanças nas expectativas dos clientes e a busca por soluções mais sustentáveis e personalizadas. As empresas precisam estar atentas a essas tendências para manter-se competitivas e alinhadas com as necessidades de seus clientes.

No entanto, esse mercado é bastante desafiador, mesmo em 2023, pois tende a ser tradicional, uma vez que em sua maioria, as empresas estão há anos no mercado e suas parcerias já estão consolidadas. Para as novas empresas que queiram entrar nessa competição e empresas que buscam inovação, o desafio de concretizar um negócio lucrativo nesse ramo é duas vezes maior

Aí entra o marketing industrial. Um investimento e solução para empresas que buscam novos desafios no mercado. Contudo o marketing para empresas não é de exclusividade para quem está iniciando uma nova jornada. As indústrias mais tradicionais também são beneficiadas quando aplicam as melhores estratégias do marketing digital. 

Marketing estratégico para indústria

Como o Think whit Google relatou em seus estudos de 2018, já havia uma média em que 67% das compras nos setores de manufatura industrial e logística eram influenciadas pelo digital. Sem sombra de dúvida, os acontecimentos globais dos últimos anos aceleraram a transformação digital de empresas de diferentes tamanhos e setores. 

De acordo com uma pesquisa apresentada no Adobe Digital Trends Report 2022, realizada com executivos sêniores, 87% concordam que a pandemia e outros eventos fizeram com que os clientes passassem a ter uma postura mais digital. Como resultado, todas as empresas estão repensando a maneira como se relacionam com os clientes e compradores comerciais. Aumentando a necessidade das empresas serem mais ágeis, colaborativas e acelerarem o tempo para oferecer valor em 2023.

Contudo, as organizações não estão aproveitando ao máximo seus investimentos em tecnologia, isso inclui o marketing digital. Estudo, mostrado no relatório 2023 Digital Trends da Adobe, descobriu que há muito espaço para as organizações serem mais criativas com as tecnologias existentes. Em torno de 48% dos executivos seniores planejam mudar a maneira como usam o marketing para maximizar seu impacto em resposta a questões macroeconômicas. 

Por fim, o mercado industrial está passando por uma grande transformação em 2023, com a evolução da tecnologia e mudanças em suas expectativas e o marketing industrial vem com a responsabilidade  e objetivo de conquistar grupos que irão contribuir para o crescimento e lucratividade da empresa, mas não apenas isso, o trabalho realizado pela agência responsável visa — em parceria com a empresa contratante —  trabalhar em conjunto a fim de atingir e superar suas metas e objetivos.

Como é o mercado consumidor para indústria?

Nesse mercado, as empresas precisam se preocupar com a comunicação e a promoção dos seus produtos, para atrair os potenciais consumidores e fazer com que eles adquiram seus produtos. Para uma indústria, há diversos desafios para serem superados e se destacar dos concorrentes. Alcançar empresas e fabricantes que estão no mercado há anos, e se tornar o fornecedor principal de alguma matéria-prima, demanda de vários fatores, como preço, tempo, qualidade, credibilidade e autoridade na área, por exemplo. Sabendo disso, uma agência de marketing pode ser a solução para a conquista dos seus objetivos

Ela tem um papel significativo e importante ali dentro vestindo a camisa da empresa tornando-se uma engrenagem facilitadora dos objetivos. A indústria tem inúmeras atividades acontecendo ao mesmo tempo.

Marketing para indústria

Ter uma agência de confiança, que tome a frente dos projetos, conforme as metas estipuladas pelo cliente, é essencial para as coisas caminharem sozinhas, deixando a atenção — do gestor ou líder —  para aquilo que realmente precisa. 

Quando uma empresa encara o marketing como um custo, ela acaba perdendo espaço para seus concorrentes, especialmente aqueles que fornecem produtos ou serviços de qualidade inferior. Isso acontece porque a empresa não está se preocupando em criar estratégias de marketing eficientes e impactantes.

Além disso, ao tratar o marketing como um custo, a empresa também acaba perdendo a oportunidade de construir relacionamentos mais profundos e duradouros com seus clientes. Quando uma empresa não investe em marketing, ela não está investindo em seus clientes e, consequentemente, deixa de ganhar com eles.

Estratégia de marketing digital para indústria

Por fim, é importante destacar que o marketing é um investimento a longo prazo. É preciso ter paciência e perseverança para que as estratégias de marketing comecem a dar resultados e trazer retornos financeiros para a empresa. No entanto, quando feito corretamente, o marketing pode ser uma excelente maneira de aumentar as vendas, aumentar a visibilidade da marca e, consequentemente, garantir o sucesso e a estabilidade da empresa a longo prazo.

Não apenas nós, uma agência de marketing digital com anos de experiência, dizemos isso, mas também empresas que estão a todo momento avaliando o mercado, especialistas em outras áreas, confirmam o real poder do marketing.  Por isso, as estratégias de marketing industrial são a solução para que sua empresa seja vista e se comunique da forma correta com outras organizações, nesta área. Conquistando a tão desejada parceria.

A importância do marketing na indústria

A maneira como os clientes B2B pesquisam e realizam compras, sofreu uma mudança significativa nos últimos anos. Adeus aos dias em que os compradores visitavam seus representantes locais ou consultavam um catálogo para fazer pedidos. Com a influência do digital, muitos deles agora iniciam sua jornada de compras sem precisar visitar uma loja física, embora ainda possam realizar compras em canais offline.

O marketing é uma parte fundamental para o sucesso de qualquer empresa, e isso é especialmente verdadeiro na indústria, capaz de entender e atender aos desejos e expectativas dos clientes.

De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa de análise de mercado, Statista em 2021, cerca de 71% das empresas B2B usam o marketing de conteúdo como estratégia para atrair e reter clientes.

Marketing no mercado industrial

Outra pesquisa realizada pela Adobe em 2021, mostrou que empresas que investem em marketing digital têm crescimento de receita de cerca de 49% mais rápido do que as que não o fazem.

É evidente que as estratégias de marketing são uma ferramenta crucial para a construção e reconhecimento da empresa, sendo uma ferramenta valiosa para aumentar as conversões e  as vendas.

Marketing Industrial e os principais objetivos

O Marketing Industrial é uma ramificação do marketing, envolvendo a implementação de técnicas e estratégias voltadas para impulsionar a atividade industrial. Esta área envolve a monitorização de tendências do mercado, tecnologia, meio ambiente, economia, entre outros, para desenvolver soluções que atendam às demandas atuais e futuras dos clientes.

Um dos principais objetivos é aumentar a participação de mercado e a lucratividade da empresa. Isso pode ser alcançado por meio de uma variedade de estratégias, como identificação e segmentação de mercados-alvo,  identificar as necessidades do cliente, ajudar no gerenciamento de projetos, desenvolvimento de campanhas de marketing eficazes e gerenciamento de relacionamentos  com os clientes existentes.

Marketing B2B

Um outro objetivo importante do marketing industrial é ajudar as empresas a se destacarem em um mercado altamente competitivo. Através da construção de uma marca forte e a implementação de estratégias de preços e distribuição eficazes. Além disso, o marketing industrial também pode ser usado para ajudar as empresas a inovar e desenvolver novos produtos e serviços para atender às necessidades dos clientes. Assim, garantindo a continuidade dos negócios.

Ao contrário do marketing de consumo, que se concentra nas necessidades do consumidor final. Em contraste, o marketing industrial se concentra no comportamento dos clientes industriais usados em suas operações. Ele é uma peça fundamental do mercado industrial, responsável por ajudar as empresas a atrair e reter clientes, aumentar sua presença online  e ampliar a visibilidade da marca.

Mkt industrial

Por causa dessas diferenças, as estratégias requerem conhecimentos e habilidades específicas. Como dissemos, ter uma agência de marketing a favor do seu negócio, pode ser a solução para inovar e alcançar novos rumos.  Você, líder ou gestor, gostaria de alcançar uma parceria com uma empresa de qualidade e duradoura? Com o marketing isso de fato é possível! Com o marketing industrial sendo a ponte da comunicação entre você e outra empresa, as chances de fechar um negócio de qualidade e lucrativo são enormes. 

Como a indústria pode vender mais com marketing digital

Com a popularidade crescente do universo digital, as empresas precisam estar presentes on-line para se comunicar e vender seus produtos e serviços.

Uma das principais estratégias para a indústria usar o marketing digital é desenvolver um website robusto e atraente, que forneça informações sobre os produtos e serviços da empresa, incluindo especificações técnicas, fotos e vídeos, por exemplo. Além disso, as empresas também podem usar as redes sociais para se comunicar com clientes e potenciais clientes, e para promover seus produtos e serviços, por exemplo. Porém, toda área e estratégias envolvidas vão muito além

Logo, pontuamos 3 das principais estratégias do marketing digital que é essencial aplicar na indústria ou em qualquer outro negócio para se obter excelentes resultados. Confira: 

1- SEO (Search Engine Optimization) – O SEO é uma estratégia de marketing digital que ajuda as empresas a melhorar a visibilidade de seus sites nos resultados de busca. Isso pode ser alcançado através do uso de palavras-chave relevantes, otimização de conteúdo e link building. Isso é essencial para o marketing industrial, pois ajuda a atrair clientes potenciais que estão procurando por produtos ou serviços similares.

2- Inbound marketing – O inbound marketing é uma estratégia que se concentra em atrair clientes potenciais para o site da empresa através de conteúdo valioso e relevante. Isso pode incluir blogs, e-books, webinars, entre outros. Pois ajuda a educar e engajar os clientes, aumentando assim a probabilidade de eles se tornarem clientes de fato.

3- E-commerce – As compras on-line são cada vez mais populares, e o e-commerce é uma estratégia importante para o marketing industrial. Isso permite que as empresas vendam seus produtos e serviços diretamente aos clientes através de seu site. Isso pode incluir a capacidade de fazer orçamentos on-line, comprar on-line, entre outras funcionalidades

Como a indústria pode vender mais com o Marketing Digital

Esses são apenas alguns dos pontos mais importantes para aplicar em seu negócio. São inúmeras ferramentas e estratégias indispensáveis, porém, não dá para falar todas detalhadamente por aqui. É um trabalho intenso, mas ao final, super satisfatório.

Sabendo das suas responsabilidades na gestão de uma empresa, é essencial ter um parceiro que possa contar para o crescimento contínuo da sua empresa. Por isso, recomendamos investir em uma agência especialista no assunto, que irá ajudá-lo a superar suas metas. 

Indústria de aquecedores em Londrina

A empresa EcoFire (antiga FAED Aquecedores), é uma das indústrias de aquecedores em Londrina responsável pela produção e comercialização de aquecedores de água. A empresa trabalha com soluções personalizadas para hotéis, resorts, motéis, academias, indústrias, condomínios e residências. Essa indústria fornece produtos essenciais para o conforto térmico das pessoas e empresas , além de contribuir com a redução de custos, otimização de produtividade e aumento do lucro de seus parceiros.

Logo FAED Aquecedores
Agora EcoFie

Os aquecedores produzidos pela indústria EcoFire de Londrina podem ser encontrados em diversos tipos e modelos. Eles são fabricados com tecnologia de ponta, garantindo alta eficiência energética. Além disso, a indústria também oferece serviços de instalação e manutenção para os seus produtos.

A empresa de indústria de aquecedores em Londrina é uma contribuidora para a economia local, e tem se destacado no mercado pela qualidade dos seus produtos. Isso garante aos clientes a satisfação no uso dos aquecedores e a economia no consumo de energia, além de contribuir para a preservação do meio ambiente.

A EcoFire tem mais de 20 anos de experiência no mercado, localizada em Londrina, é a pioneira nesse ramo. Com toda sua bagagem, tornou- se especialista no assunto. Porém, com a evolução que a empresa vinha tendo, surgiu a necessidade de rever seu marketing industrial a fim de traduzir seu atual momento, além de alcançar novos objetivos e posicionamento

Por que a EcoFire nos procurou

A EcoFire nos relatou o descontentamento com seu reconhecimento e visibilidade perante o mercado industrial.  Pois os mesmo tinham a percepção que estar em Londrina, influenciava na sua qualificação como indústria, já que a cidade pertence ao interior do Paraná. 

Nossa missão foi desmistificar isso. Mostrar que independente do tamanho da empresa, a qualidade é a vencedora. Por isso, investigamos, diagnosticamos e implementamos algumas estratégias de marketing industrial. Sendo assim, os principais objetivos do nosso trabalho foram: 

  • Destacar a empresa diante os seus concorrentes, reposicionando a marca com objetivo de cravar a autoridade física e digital  de seus produtos nesse ramo
  • Mudar a abordagem técnica para uma linguagem simples e fácil compreensão dos seus clientes, por meio de conteúdo relevante e de  qualidade. 
  • Conquistar ao menos 30 oportunidades de negócio qualificadas  e multiplicar  suas vendas mensais
 
Time da JoB

Pode até parecer pouco a conquista de 30 leads mensais, porém, quando falamos de vendas onde o ticket médio é muito alto —  que é o caso da EcoFire, onde sua vendas são entre 5 à 70 mil reais — a complexidade desse processo também tende a ser maior, ainda mais no ramo da indústria, por isso esse valor é bastante interessante. Além disso, em conjunto, discutimos a necessidade em ficarmos atentos para não criar uma demanda onde a empresa não pudesse suportar, sendo assim, esse número foi de comum acordo.

Especialista de tráfego pago em Londrina
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Como potencializamos o marketing da EcoFire Aquecedores

Realizamos um profundo diagnóstico das estratégias de marketing que a empresa aplicava no momento, com isso, encontramos diversas oportunidades e melhorias. Contudo, as primeiras ações para a potencialização do negócio foram o rebranding e a visibilidade da empresa diante da principal plataforma de pesquisa, o Google

Novo Site

A EcoFire é uma empresa que atua no mercado de aquecedores há muitos anos. Após identificarmos e apresentarmos nossas estratégias, a empresa decidiu investir em um novo site. Essa mudança foi fundamental para o sucesso da empresa.

Um site bem projetado e otimizado oferece inúmeras vantagens para uma empresa, como aumentar a visibilidade online, atrair mais clientes potenciais, e aumentar as conversões e vendas. Além disso, também permite que as empresas ofereçam uma melhor experiência ao usuário, o que ajuda na construção de uma relação de confiança com os clientes. E foi o que conseguimos com o novo site.

FAED
Site antigo Aquecedores FAED, agora EcoFire
Site novo

Criamos também um blog, a fim de contribuir no alcance e visibilidade da marca de forma orgânica, através da otimização de textos para os mecanismos de pesquisa, conforme sua persona e palavras-chave. Para quando os clientes buscarem pela solução na área de aquecedores em Londrina,  no Google, o site da EcoFire foi uma das primeiras opções apresentadas. Além disso, o novo conteúdo e layout do site foram projetados para traduzir a qualidade, experiência e profissionalismo da empresa no atual momento

Blog para marketing industrial
Blog EcoFire, conteúdo relevante e de qualidade para atração de novos leads

Campanhas de Anúncios no Google Ads

As campanhas de anúncios no Google Ads são uma ferramenta valiosa para as empresas que buscam aumentar sua visibilidade online e atrair clientes potenciais. Isso é possível graças ao alcance massivo do Google, que permite que as empresas coloquem seus anúncios diante de milhões de usuários potenciais. O Google Ads permite também que as empresas segmentem seus anúncios para atingir públicos específicos, com base em fatores como localização, interesses e comportamentos de compra.

Além de ampliar a visibilidade de uma marca, as campanhas também podem ser utilizadas para atrair tráfego qualificado para um site, aumentar as conversões e gerar leads. Isso é possível através de técnicas avançadas de segmentação e otimização de campanhas, permitindo que as empresas atinjam clientes potenciais que estão mais propensos a comprar seus produtos ou serviços. O Ads também permite medir e analisar o desempenho das campanhas, permitindo que as empresas ajustem suas estratégias para atingir melhores resultados.

FAED
Ranqueamento orgânico FAED Aquecedores

Sabendo disso, iniciamos no primeiro mês, uma excelente campanha de anúncios no Google que teve como base três pontos principais dos nossos métodos:

  • Keywords 

As palavras-chaves foram escolhidas estrategicamente e com muita atenção para não atrair clientes desqualificados.

  • Copy dos anúncios 

Identificamos o público-alvo, assim, anunciando o produto certo para os clientes certos. Neste caso, os copy dos anúncios foram direcionados para o ramo da hotelaria. 

  • Página de vendas 

Os anúncios levavam para uma página de vendas, junto com uma prova social, onde criamos através do RD Station. Pois, um dos maiores erros em anúncios no Google que ocorre é redirecionar a pessoa para o site da empresa, onde o usuário se perde e não pronuncia para solicitar um orçamento. 

Para ajudar a aumentar a confiabilidade da empresa, a prova social foi realizada através de depoimentos de clientes da EcoFire. Essa percepção ajuda as pessoas a se identificarem e tomar uma decisão na jornada de compra. 

A importância da Prova Social para as marcas

Resultados alcançados pela JoB

As vendas são o resultado que todo empresário espera de um marketing industrial. E foi isso que a JoB conseguiu! 

Além do novo reconhecimento da marca, a EcoFire está ganhando mais força com leads qualificados, com solicitações de orçamentos de hotéis, academias de natação, resorts entre outros empreendimentos. Atingiu a marca de 30 oportunidades por mês, o que é mais do que suficiente para a atual capacidade da empresa. Os canais de divulgação da EcoFire Aquecedores são os seguintes:

Por questões de sigilo comercial, não podemos divulgar o faturamento das vendas, mas é possível ter uma ideia pelo funil. Esse resultado é somente de fontes de anúncios no Google, ainda geramos leads de forma orgânica no site e whatsapp, além de outros canais onde as empresas geram oportunidades como eventos e networking.

Graças às estratégias de SEO e marketing digital, a EcoFire e seu novo site conseguiram aumentar significativamente sua presença online e atrair mais clientes em potencial. Além disso, com o novo design e layout do site, a empresa conseguiu proporcionar uma melhor navegação e experiência para seus visitantes, o que ajudou a aumentar as conversões e as vendas. A empresa também passou a se comunicar melhor com os clientes, o que ajudou a fidelizá-los.

Marketing Industrial

Vale enfatizar que o desempenho de vendas também é mérito da equipe comercial da EcoFire, pois sem a equipe comercial para enviar propostas e fechar negócios, a empresa não existiria. Além do desempenho financeiro, a equipe da EcoFire Aquecedores também tem conquistado grandes avanços no conhecimento de marketing digital industrial com o apoio da consultoria de marketing industrial JoB.

Especialista em SEO em Londrina
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Marketing Industrial é com a JoB!

Marketing industrial é a relação entre duas empresas, ou B2B (Business to Business), onde o planejamento estratégico é direcionado para organizações a fim de se comunicar com empresas consumidoras, com intuito de divulgar seu negócio de forma eficiente.  Como viu, as estratégias de marketing industrial visam promover, atrair e reter clientes como qualquer outra empresa, porém com suas peculiaridades.  

A JoB, como agência de marketing digital especialista no assunto, possui conhecimentos e habilidades específicas para ajudar as empresas a se destacarem em um mercado altamente competitivo, independente do seu tamanho. Vamos juntos, construir uma marca forte na sua área de atuação. Entre em contato conosco para saber mais sobre como podemos ajudar sua empresa a alcançar seus objetivos no mercado industrial.

Consultoria SEO Londrina
Time da JoB

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