Já que os hábitos de consumo dos compradores têm mudado, e isso é claro para os grandes empreendedores, que cada vez mais tem se aplicado em maneiras de expandir seus negócios no ramo online, há um maior investimento no marketing para e-commerce por se demonstrar ser o futuro do shopping.
O comércio digital tem ganhado cada vez mais espaço na vida dos brasileiros de todos os estados do país, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Mato Grosso, enfim, hoje em dia já é muito comum que as pessoas realizem suas compras pela internet e recebam seus produtos no conforto de casa.
Não se pode negar que uma transformação, por conta do digital, está acontecendo, logo, é importante que todos os tipos de comércio, grandes ou pequenos, para que estejam preparados se quiserem se manter no mercado. Transformar uma loja física em um e-commerce ou começar este negócio do zero pode não ser uma tarefa fácil, mas nos da Job Marketing Estratégico viemos dar algumas dicas para você que quer se aprofundar neste assunto, vamos lá?
A importância das estratégias para a jornada do cliente
Quando se fala em jornada do cliente está se discutindo o momento que o comprador entra em contato com a marca e produto até o instante que ele finaliza a compra, sendo que, também existe uma pós experiência depois da conclusão do pagamento para saber o nível de satisfação do consumidor e manter um relacionamento com o mesmo. Segundo pesquisa, 82% dos compradores gastam mais em empresas que oferecem uma boa experiência e 76% deixam de comprar por ter um atendimento ruim.
No geral, é importante que você empreendedor entenda o posicionamento da sua empresa e a destaque frente a concorrência, buscando atingir o público ideal para seu negócio, uma vez que, desenvolvendo uma estratégia para que os possíveis consumidores enxerguem valor no seu empreendimento e sejam bem atendidos, tendo suas necessidades e desejos obtidos, a probabilidade de retorno e mais consumo é muito maior. Um exemplo de marca nacional que tem focado nisso é a Nubank, que cada vez mais busca trazer novidades e melhorar a integração para com seus clientes.
Pensar em todos estes detalhes de marketing para e-commerce e ainda colocar a estratégia em prática é difícil. Às vezes pode se ter alguma ajuda investindo em profissionais que não são bem preparados, e isso acaba sendo frustrante e gerando gastos desnecessários. Por isso, é importante contar com empresas sérias e experientes com equipes bem capacitadas e que entendam dos assuntos.
Criando uma estratégia de marketing eficaz para o seu e-commerce
No geral, é importante que você empreendedor entenda o posicionamento da sua empresa e a destaque frente a concorrência, buscando atingir o público ideal para seu negócio, uma vez que, desenvolvendo uma estratégia para que os possíveis consumidores enxerguem valor no seu empreendimento e sejam bem atendidos, tendo suas necessidades e desejos obtidos, a probabilidade de retorno e mais consumo é muito maior. Um exemplo de marca nacional que tem focado nisso é a Nubank, que cada vez mais busca trazer novidades e melhorar a integração para com seus clientes.
1. Como aparecer nos resultados do Google e aumentar suas vendas
Uma das coisas mais essenciais para que isto aconteça é a estratégia de SEO (Search Engine Optimization ou em português Otimização para Motores de Busca) que consiste basicamente na potencialização de conteúdo, escolha de palavras-chave relevantes, melhorias técnicas no site e ações para conquistar links de outros sites, tudo com o objetivo de aumentar a posição nos resultados de consulta e, assim, atrair mais visitantes qualificados.
O Google, com certeza, é a maior plataforma de pesquisa utilizada no Brasil, sendo assim, é importante que qualquer negócio esteja presente neste buscador, uma vez que os possíveis clientes, provavelmente, o utilizarão para realizarem uma consulta quando sentirem a necessidade de algum produto ou serviço. Sendo assim, estar entre as primeiras colocações nas indicações de resultados do Google é fundamental para aumentar os cliques e gerar mais compras.
2. Dicas de marketing de conteúdo para e-commerce
Marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing digital que foca na criação e distribuição de conteúdo relevante para atrair, engajar e converter um público específico. Hoje em dia já é possível que qualquer empreendimento invista nisso e ganhe notoriedade online.
É muito comum ver este tipo de estratégia nas redes sociais quando influenciadores fazem propagandas de produtos sem parecer que aquilo, na verdade, é um anúncio, ou também, quando um portal de notícias publica um artigo com caráter informativo mas que, de fato, se refere a publicidade de determinado produto de uma empresa que está promovendo aquele texto.
3. Como usar as redes sociais para alavancar as vendas do seu e-commerce
Além de ser importante ter perfis profissionais nas redes que se analisam e julgam ser importantes, visto a presença do público-alvo nestes lugares, também é essencial que se entenda que os perfis são uma espécie de vitrine virtual do negócio, ou seja, é primordial que aquilo que é comercializado seja publicado constantemente nestes lugares, bem como todas as informações para que a realização da compra aconteça estejam claras e bem colocadas para os possíveis clientes.
Conectando-se com o tópico anterior, as redes sociais podem ser entendidas como uma das melhores formas de realizar estratégias de marketing digital para e-commerce de forma gratuita e eficaz na atualidade. Hoje as mídias sociais possuem grande alcance e relevância para os compradores, logo, criar conteúdo nessas plataformas é essencial para a promoção de um negócio.
4. E-mail marketing para ecommerce: como engajar seus clientes e aumentar a fidelização
O e-mail marketing é uma estratégia clássica no ramo do digital para a comunicação com públicos altamente relevantes para um negócio. Afinal, é importante instigar os clientes e mostrar a presença da marca com conteúdos informativos relevantes que se interligam com o produto ou serviço que se pretende vender.
No marketing para e-commerce isso pode ser um pouco diferente, com mensagens, não focadas em chamar a atenção com matérias educativas, mas sim, em formas de efetivar uma compra. Logo, o envio de textos relatando as promoções, as datas comemorativas com liquidações e até mesmo cupons de descontos exclusivos, são algumas das formas mais adequadas para estratégia neste segmento.
5. Contar com um especialista em marketing digital faz a diferença
Quando se tem dúvidas em como desenvolver determinado aspecto na empresa que não se tem domínio, é interessante contar com a ajuda de bons profissionais. Com o marketing digital para e-commerce é a mesma coisa.
Mas, não invista em uma equipe despreparada e que não consiga cumprir com aquilo que prometeu, pesquise as melhores alternativas para você e contrate alguém que fará o seu investimento valer a pena. Afinal, o marketing é uma das partes mais importantes de qualquer negócio, então precisa ser bem cuidado e gerido para que o sucesso seja, de fato, alcançado.
Dica bônus: Tráfego pago para e-commerce
O tráfego pago é uma das estratégias mais utilizadas hoje em dia no marketing digital, afinal, é uma maior certeza de que a sua comunicação atinja os públicos ideais e leve a uma maior geração de leads qualificados. Nos e-commerces essa é uma técnica fundamental para se conseguir mais compradores e ter uma maior quantidade de vendas. Veja a seguir como você pode fazer isso:
A importância do tráfego pago para a sua loja virtual
Em um e-commerce é interessante investir no Google Ads e Facebook Ads a fim de gerar mais fluxo e visualizações no negócio. Essas ferramentas possuem segmentos exclusivos para a geração de vendas, sendo possível criar, no Google por exemplo, redes de pesquisa, display e até o próprio shopping. Já nas redes sociais, como Facebook e Instagram, os anúncios podem ser diretamente interligados em catálogos que facilitam o comércio de mercadorias.
Sendo assim, não há dúvidas do quão importante é se aplicar na estratégia de tráfego pago para uma loja virtual, porque é o tipo de plano que facilita e agiliza os pontos fundamentais do marketing, ao criar uma demanda, instigar um desejo e propiciar a forma de adquirir o produto que está ali sendo ofertado.
Não fique com dúvidas! Chame uma equipe de especialistas da JoB!
Uma equipe de especialistas em Marketing Digital, certamente, é uma excelente escolha de investimento para geração de leads. Um bom plano só funciona se bem pensado e executado por bons profissionais que estejam preparados e prontos para atender as demandas de cada tipo de negócio. Por isso você pode contar com a ajuda da Job Marketing Estratégico, aqui nós vamos te ajudar em seu marketing para e-commerce de forma única e personalizada.
Nós oferecemos todos os tipos de serviço que podem auxiliar para o aumento de vendas em seu comércio digital, desde uma consultoria estratégica até tráfego pago, marketing digital e inbound marketing. Entre em contato conosco, ficaremos contentes em atender você e o seu comércio. Nós te asseguramos, quem escolhe a JoB não se arrepende, venha com a gente você também.