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Loja virtual lucrativa e o case de sucesso da Alquimeria

Assunto: |
Publicado em: 1 de abril de 2022
Joaquim Bontorin

Joaquim Bontorin

Tempo de Leitura : 5 minutos

Entenda como orquestramos o crescimento digital da Alquimeria – Flores & Aromas na internet, gerando vendas e posicionando a marca de maneira relevante.

A Alquimeria - Flores & Aromas e seus desafios

A Alquimeria – Flores & Aromas tem como missão espalhar a afetividade, beleza e boas energias através de seus produtos exclusivos, valorizando o cuidado, a qualidade, a empatia e muito mais! E, claro, nós da JoB nos identificamos logo de primeira com a proposta da empresa.

Antes da JoB Marketing assumir o projeto, tudo da loja era administrada pelas próprias donas. Quando perceberam as grandes demandas de ter um negócio próprio, vieram nos procurar! Depois que aceitamos a parceria e começamos a produzir conteúdos, nossa paixão só cresceu.

Foi um desafio maravilhoso, instigante e que trouxe uma enorme responsabilidade, por ser uma proposta tão bonita como descreveremos abaixo:

loja virtual lucrativa
Arranjos "Mediterrâneo" e "Doçura"

Imersão e diagnóstico do negócio

Visando transformar a marca em uma loja virtual lucrativa, começamos sempre pela compreensão do mercado, do produto/solução e o tom de voz da marca. Entendemos o DNA com uma proposta de sustentabilidade carregado pela Alquimeria e que não se tratava apenas de arranjos florais.

Este processo foi muito mais rápido graças ao trabalho de Consultoria de Negócio realizado pela Fafita Lopes previamente. Junto com as proprietárias da Alquimeria, ela ajudou a definir metas claras para o negócio.

É necessário um diferencial

Ter um diferencial é ter um motivo a mais para ser escolhido. A Alquimeria tinha um excelente ponto forte: a exclusividade e pouquíssimos concorrentes no ramo, tudo favorecendo para seu crescimento como uma loja virtual lucrativa. Uma grande parte de pessoas ainda desconhecem a possibilidade de arranjos de flores desidratadas e seus benefícios, importantíssimo para alavancar o interesse do público e gerar mais vendas.

As soluções propostas para uma loja virtual lucrativa

As soluções encontradas por nós da JoB para tornarmos os arranjos de flores desidratadas conhecidos e, consequentemente, tornar a Alquimeria uma loja virtual de sucesso, foram duas: a gestão de Instagram e a gestão de tráfego para o Instagram. 

Dessa forma, atrairíamos um fluxo de potenciais clientes para a conta na rede social, onde conheceriam mais sobre os produtos e, mesmo que não realizassem a compra de imediato, começariam a acompanhar a marca. E, por fim, a constante alimentação de conteúdos na conta do Instagram, fruto da nossa gestão, eventualmente levariam o usuário a comprar. Spoiler: e foi assim que aconteceu.

loja virtual lucrativa
Kit amor vermelho

Completamos as informações do Perfil

Nossos primeiros passos no Instagram da Alquimeria foram deixar uma bio mais atrativa, organizar os destaques, criar uma árvore de links e realizar publicações de caráter institucional. Tudo isso pensando no primeiro contato do possível cliente quando o mesmo entrar em nossa rede social e suas possíveis dúvidas e curiosidades.

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Perfil da Alquimeria no Instagram atualmente

Estabelecer uma rotina de produção de conteúdo

Com os primeiros passos feitos, foi o momento de agendarmos sessões de fotos profissionais e escrevermos roteiros para gravações de vídeos que serão posteriormente postados na conta. Para que se tornasse uma loja virtual lucrativa, nesse processo foi super importante o engajamento do cliente e o compromisso em atender as propostas que são levantadas no período de planejamento.

Configuração da Loja no Instagram

Um desafio que o pessoal da Alquimeria estava enfrentando desde sua criação era a configuração de Loja no Instagram, usada para facilitar – e muito – a compra do consumidor. Feito isso, em todas as publicações que fossem pertinentes, marcamos os produtos que estavam sendo divulgados.

Para realizar a compra ou saber o valor do produto, bastava clicar uma vez na foto. Muito mais simples que procurar por conta própria no site, não acha? A consequência direta dessa facilitação foram as vendas orgânicas, ou seja, as vendas que não precisaram do tráfego pago para sua realização.

Em dezembro e janeiro os anúncios foram pausados para entendermos como seriam as vendas no orgânico e fomos surpreendidos: mais vendas que em novembro. Dá para acreditar?! Acreditamos que muito disso se deu pela alta concorrência no tráfego pago devido aos períodos de black friday e natal, que são muito disputados. 

loja virtual lucrativa
Coleção Primavera

Gestão de Tráfego para Instagram

Uma loja virtual não tem força suficiente para gerar vendas sem investimento para impulsionamentos, logo esse elemento precisa estar contemplado. Para então colocamos as campanhas em ação, previamente configuramos os pixels necessários para o acompanhamento de métricas e demos start!

Começamos com Campanhas de Alcance para reconhecimento de públicos e já tivemos vendas logo de cara! O que é um ótimo sinal tendo em vista que as campanhas feitas no tráfego pago costumam demorar um tempo para segmentar corretamente e surtir bons resultados.

Em paralelo com as Campanhas de Alcance, também colocamos no ar as Campanhas de Mensagem e Conversão em Vendas.

Resultado: uma loja virtual lucrativa

Inicialmente, a plataforma de vendas da Alquimeria era a Mercadoshops. aOptamos por mudar para a Nuvemshops, considerando o layout mais amigável e as etapas de compras encurtadas, e a experiência do usuário mudou!

Somando todo o nosso trabalho no Instagram e na plataforma de venda, obtivemos um crescimento de 26,3% nas vendas. A rede soccial da Alquimeria teve um crescimento médio mensal de 81,56% de seguidores! Dá para acreditar?

Mas além de resultados mensuráveis pelas métricas, nosso principal objetivo é a satisfação dos nossos clientes. Felizmente, podemos dizer que cumprimos nossa missão:

"Quando o profissionalismo e a competência se unem a pessoas acolhedoras e dispostas a trabalhar em equipe, o sucesso do projeto já sai na frente. Obrigada à equipe da JoB marketing!"
Suzana Milman
Alquimeria - Flores & Aromas

Mas nós não somos os únicos a valorizarem o cliente. Os produtos da Alquimeria são fruto de muita dedicação e cuidado logo, o resultado não poderia ser diferentes: inúmeros clientes satisfeitos! Confira:

Você também pode ter uma loja virtual lucrativa

Os resultados de uma gestão de anúncios patrocinados no Instagram e uma boa nutrição de redes sociais feitas por quem realmente entende são excelentes. Você merece mais que um marketing amador, não perca dinheiro investindo em pessoas não qualificadas e escolha quem realmente entrega resultados.

O que a sua empresa está esperando para alavancar as vendas e se tornar uma loja virtual lucrativa? Obtenha uma maior visibilidade, atraia novos clientes e se torne um case de sucesso! Vamos conversar?

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