Email marketing realmente funciona? – Case BNI Londrina

Email marketing realmente funciona? – Case BNI Londrina

Assunto: |
Publicado em: 31 de agosto de 2021
Picture of Joaquim Bontorin

Joaquim Bontorin

Tempo de Leitura : 6 minutos

Entenda o que é email marketing e sua finalidade enquanto apresentamos o nosso case de sucesso com o grupo de networking BNI Confiance!

Com novas formas de comunicação no meio digital surgindo, algumas outras ferramentas tendem a ser deixadas de lado. O email, devido a simplicidade de uso, vem sendo constantemente questionado quanto à sua efetividade, mas a realidade é que o email marketing ainda se trata de uma excelente estratégia de relacionamento.

O erro de muitas empresas é não enxergarem todo o potencial dessa ferramenta ao suporem que trata de uma plataforma “”“morta”””. Portanto, acabam deixando de se beneficiar das diversas vantagens de quem a utiliza da forma correta. 

GIF email

Aqui na JoB, nós compreendemos a importância de um bom email marketing e, caso você ainda tenha dúvida da efetividade, nós trouxemos um case para ilustrar!

>> Leia também: Especialista em tráfego pago em Londrina

O email marketing

As redes sociais podem até ser uma excelente forma de se conectar com o público mas, além de diminuírem cada vez mais o alcance dos conteúdos orgânicos, não conseguem a mesma proximidade na abordagem com o cliente. Um email na caixa de entrada com o nome da pessoa tem muito mais intimidade, não concorda?

Os softwares de automação de marketing, como RD Station e MailChimp, tornaram o email um dos principais canais de nutrição de leads. Com funcionalidades extremamente avançadas, a comunicação por email marketing tornou-se frequente, personalizada e exclusiva. 

Como já mencionado anteriormente, existem algumas ferramentas que podem ser utilizadas para automação de emails e trouxemos como exemplo quatro delas. O RD Station é o líder na América Latina e comporta diversas funcionalidades que visam um melhor desempenho das metodologias do marketing digital.

O MailChimp também não se resume a disparos de email, o software se destaca no mercado por possuir inúmeras funcionalidades que auxiliam nas estratégias de marketing. O E-goi, além de ter diversas possibilidades, assim como as outras ferramentas, possui umas não muito comuns como torpedos de voz interativos.

Comparada ao valor monetário necessário para anúncios pagos ou redes sociais, o email marketing é mais barato. Com métricas facilmente mensuradas que informam como está o andamento da sua campanha e quais pontos devem ser aprimorados, é uma das melhores estratégias de relacionamento no marketing digital.

A estrutura do email

Em relação aos emails, é preciso estruturá-los corretamente para que desperte o interesse do usuário. De nada adianta elaborar um conteúdo excepcional se ninguém ler, não concorda? O assunto influencia justamente nessa decisão de abertura ou não de email. Um bom assunto resulta em uma maior taxa de abertura!

Assuntos de emails
O assunto determina se o público irá abrir o email ou não

Depois de aberto, o leitor precisa se sentir envolvido com o conteúdo presente no corpo do email. A forma de estruturação de texto, da linguagem, das imagens e até mesmo da própria fonte podem influenciar. Uma comunicação visual e textual bem feita envolve o seu leitor.

Exemplo de conteúdo
O conteúdo precisa prender a atenção do leitor!

Por fim, depois de ler o conteúdo, restam apenas dois caminhos a serem seguidos: engajar ou desconsiderar. Um Call-To-Action, ou CTA, livremente traduzidos para Chamada Para Ação, é o que direciona o lead para a próxima ação a ser tomada, onde ele deve clicar, seja para acessar um artigo no blog da empresa ou voltar à compra abandonada no carrinho.

Exemplo de CTA (Call-to-Action)
Convide sempre o leitor a realizar alguma ação

A criatividade envolve todo o processo de criação. O estudo através das métricas proporcionadas possibilitam perceber quais estratégias funcionam melhor com o público, inclusive os gatilhos de CTA. 

O case de email marketing do BNI 

Você já considerou o uso de indicação como uma estratégia para o seu negócio? É o que acontece no BNI, cuja meta é gerar negócios a seus membros por meio de referências qualificadas.

Exemplo de email disparado
Trecho da nossa edição número 25 da newsletter semanal

Na cidade de Londrina estão presentes quatro grupos: Connection, Alvo, Ouro Verde e Confiance, este último sendo qual a JoB pertence. Além de Membro, também estamos na coordenação de comunicação do Confiance, realizando ações de Inbound Marketing e estratégias de marketing de conteúdo. 

>> Se interessou? BNI Londrina: o que é, como participar, benefícios e grupos

Newsletter semanal

A primeira ação que implementamos como parte da coordenação foi criar uma newsletter semanal para os membros já efetivos do grupo. Importamos a lista de endereços de email dos participantes para a base do RD Station e começamos a disparar um email marketing toda terça-feira. 

Optamos por enviar conteúdos leves, divertidos e educacionais, que utilizem a linguagem específica do grupo, e possuem como objetivo a nutrição da base. 

Conteúdo de email marketing
Assunto da newsletter que chamou atenção da nossa base de contato

Fluxo de automação para convidados

Outra ação realizada foi o fluxo de automação para convidados. Após cada reunião, a diretoria do BNI Confiance nos repassa os emails de convidados que autorizaram a comunicação. Essa autorização agora é lei: a Lei Geral da Proteção de Dados, a LGPD, entrou em vigor para proteger os dados dos brasileiros.

O objetivo do recurso é encurtar e personalizar a jornada para efetivação do lead como membro. Dentro do fluxo falamos sobre informações importantes para o convencimento e utilizamos as etapas de compra do funil de Inbound marketing: Aprendizado e descoberta > Reconhecimento do problema > Consideração da solução > Decisão de compra.

Fluxo de automação para convidados
Email automatizado e personalizado enviado aos potenciais membros após uma reunião

Resposta automática

Aproveitamos para criar uma resposta automática em nossa ferramenta de email marketing, o RD Station, para todos aqueles leads que convertem de convidados para membros, facilitando assim o processo de boas-vindas e integração no grupo. 

Assunto de email para convidados
Prévia da resposta automática para novos membros

Resultados do email marketing

 A newsletter fez tanto sucesso que outros grupos do BNI usaram a inspiração para a criação de conteúdos e envio interno. Todos os nossos emails já enviados possuem acima de 40% de abertura, sendo considerada excelente, uma vez que acima de 20% já é muito bom.

Taxa de abertura de email marketing
Email disparado com uma taxa de abertura excelente

Nossos membros tornaram-se extremamente engajados a ponto de recebermos elogios a cada novo email, tanto por resposta nos próprios emails quanto pelo grupo no WhatsApp. 

Depoimentos de sucesso
Uma das vezes em que fomos elogiados pelo nosso email marketing

Checklist do sucesso

Já comentamos por aqui, mas se você deseja uma fórmula do sucesso resumida, elaboramos o checklist ideal com todos os itens estipulados especialmente para isso! Confira:

  • Escolha a ferramenta
  • Defina bem o assunto
  • Entregue um conteúdo fod*
  • Insira chamadas para ação
  • Acompanhe as métricas
  • Colha os resultados

Sim, eu entendo que ao olhar em forma de tópico, o email marketing pode parecer simples. Mas a verdade é que exige muito esforço, domínio, tempo e conhecimento, não se aprende ou atinge o sucesso da noite para o dia! 

Taxas de abertura de email marketing
Emails bem trabalhados e persuasivos possuem altas taxas de aberturas e cliques

Email marketing é com a JoB

Explorar essa ferramenta poderosa do marketing digital com quem entende do assunto é a chave para uma estratégia bem sucedida. O email marketing nutre os leads de uma forma mais íntima e próxima, justamente pela frequência, possibilidade de personalização e sentimento de exclusividade.

Com a JoB, você mantém uma base de leads engajada enquanto os leva a avançar nos estágios do funil de venda. Diversas empresas já optaram por crescer conosco e tornaram-se parte dos nossos cases de sucesso. Email marketing é apenas um dos nossos serviços oferecidos, venha você também crescer com a gente! Vamos conversar?

Mais sobre:

Gostou? Compartilhe.

Veja mais conteúdos que podem te interessar

Compartilhamos toda nossa expertise sem enrolação

19 de abril de 2024
Veja como implementar uma estratégia de redes sociais pode transformar o engajamento, incrementar o crescimento e melhorar a visibilidade online da sua empresa, seja em Londrina ou região e além!
13 de outubro de 2020
O fenômeno do TikTok, a rede social que vem conquistando as pessoas ao redor do mundo e que já ultrapassou 2 bilhões de downloads durante o período do Covid-19, crescimento tão frenético que nem Instagram e Facebook tiveram.
23 de setembro de 2022
Entender como o algoritmo da Meta (Instagram e Facebook) funciona ao entregar seu anúncio, é fundamental para ter excelentes resultados. Confira!
13 de abril de 2023
Entenda melhor o que é a prática de otimização de sites, como aderir às suas estratégias, garanta grandes benefícios e alcance metas muito mais rápido.
16 de agosto de 2021
Em busca de uma Agência de Tráfego Pago em Londrina? Conte com a JoB para estratégias de anúncios pagos inteligentes com campanhas direcionadas para captar leads qualificados e aumentar suas vendas.
2 de outubro de 2023
Negócios locais podem competir com grandes empresas ao focar em direcionamento de público, redes sociais e sites profissionais. A estratégia é chave, e a JoB oferece suporte para um marketing digital eficaz.
28 de abril de 2021
Em 3 meses aumentamos o número de leads da unidade de Londrina! Confira o trabalho feito pela JoB para triplicamos oportunidades de negócio.
19 de setembro de 2022
Saiba como definir os KPIs corretamente e como fazer seu negócio decolar através do marketing digital.
23 de fevereiro de 2022
Saiba como realizar a seleção de palavras-chaves e cresça no mercado competitivo.
5 de janeiro de 2021
Pesquisas do Google de 2020 dizem muito sobre como o marketing digital deve atuar em 2021.

Empresas que decidiram
ir
mais longe!