Já é muito claro para todos que vivemos em novos tempos, uma época em que as tecnologias de comunicação evoluem constantemente e tudo aquilo que é digital ganha cada vez mais espaço no mercado. E essa crescente expansão das telecomunicações exige que as organizações se posicionem e se adaptem para adquirir novos clientes, mas também de não perderem seu domínio frente à concorrência. Nesse sentido, muito tempo e dinheiro são investidos para que as marcas criem boas estratégias de marketing e consigam fazer com que seu brand seja lembrado pelos consumidores.
Mas, afinal, como os negócios locais podem disputar contra grandes empresas? É possível com pouco, ou nenhum dinheiro, criar uma estratégia de marketing digital que seja relevante e permita que pequenos empreendimentos sejam vistos e escolhidos pelos clientes? A resposta é: sim! Nós da JoB Marketing Estratégico criamos esse texto para você, empreendedor, saber como fazer isso.
A importância do Marketing Digital para as empresas
Olhar para o cliente e as medidas para satisfazer os desejos dele, é importante, justamente, por trabalhar as maneiras de melhorar diversos âmbitos da organização e assim fazer o negócio prospectar mais, uma vez que se tem percebido como as pessoas não só adquirem produtos, mas sim, se interligam com a marca e seus propósitos.
No mundo digital em que vivemos, o marketing continua tendo o mesmo papel de atrair consumidores e criar um relacionamento com eles, mas agora com uma roupagem nova. Com a internet e, principalmente, com as redes sociais, a forma de consumir, se entreter e comprar ficaram diferentes. Por conta disso, o marketing digital surgiu criando uma variedade de ações para se adaptar a essas novas demandas e características do mercado.
Resumidamente, os anúncios, propagandas, canais de atendimento, ferramentas de venda, enfim, toda uma gama de itens próprios do marketing, se transformaram para uma nova geração de consumo. Agora não mais só publicidades veiculadas em televisão fazem efeito nas pessoas, hoje, por exemplo, para se ter resultados eficazes, principalmente pensando em negócios locais, é necessário dedicação em diversas mídias, sobretudo nas redes sociais. Mas isso não significa somente um feed no Instagram bonito, é fundamental estratégia e constante criação de conteúdo.
Como competir com grandes empresas usando estratégias de marketing
Pode parecer que não, mas as grandes empresas possuem disponíveis para uso as mesmas ferramentas que qualquer negócio local. Google Analytics, Meta Business, LinkedIn Business, TikTok for Business, YouTube Studio, enfim, todos inevitavelmente estão sob o mesmo guarda-chuva de oportunidades. Agora, aquilo que vai diferenciar uma grande empresa de um pequeno empreendimento, certamente, é o orçamento disponível.
Mas, falando de budget no Marketing Digital, isso não é obrigatoriamente um problema que não pode ser superado. É claro, investimento com dinheiro facilita o caminho a ser traçado, mas não necessariamente garante o retorno esperado, ou seja, não é porque mais dinheiro é investido que mais lucro se tem. De fato, o que é mais importante, é ter uma estratégia bem estabelecida.
Estratégias essenciais para qualquer negócio
O dinheiro não é tudo no Marketing Digital, um negócio local pode sim ganhar relevância na internet sem gastar um real sequer. Mas, é claro, para que isso aconteça, um bom direcionamento precisa ser estabelecido com um ótimo plano de comunicação e marketing que deve ser desenvolvido e seguido à risca. Entenda o porquê disso.
- Atração
O primeiro passo num plano de marketing digital é conseguir a atenção do possível cliente. Nesse sentido, deve se ter claro quem é o público que se pretende atingir e criar uma estratégia de comunicação persuasiva. Ou seja, se deve saber “quem é” o consumidor para criar um diálogo coerente com ele ao oferecer um produto que realmente seja entendido como relevante, fomentando nele o desejo de compra e lembrança da marca.
- Retenção
A partir do momento em que se consegue a atenção do consumidor, é importante mostrar os aspectos positivos daquilo que se está comercializando, bem como de toda a proposta da marca e os diferenciais que a organização propõe. Esse é o momento de fazer com que o cliente goste não só do produto, mas tudo aquilo que a empresa tem a oferecer, a fim de que no futuro ele retorne.
- Fidelização
Quando esses passos são seguidos e esse consumidor se conecta com a marca, mesmo que ele não compre propriamente, ele acaba virando um porta-voz da empresa e um divulgador da organização. Isso é muito positivo, porque gera uma melhor influência para futuros consumidores, como também garante que o cliente voltará ao negócio para adquirir novos produtos.
Como fazer um bom marketing digital do seu negócio
A ideia principal do marketing é entender o cliente e saber aquilo que ele precisa, logo estar disposto a fornecer a ele essas vontades e fomentar um desejo para que ele lembre da marca e se interligue com a organização.
O marketing digital trabalha de maneira semelhante, a principal diferença é que tudo é feito no ambiente da internet e as ferramentas online são aquelas utilizadas para serem realizadas as estratégias de comunicação. Por conta disso, tudo está disponível em versões gratuitas, algo muito importante para negócios locais, e podem ser utilizadas por todos sem custo adicional nenhum.
4 ferramentas para impulsionar o crescimento de sua empresa
A partir do momento que se tem uma estratégia estipulada, entendendo o público, tom de voz, principais canais de comunicação e intenções da marca, é necessário colocar a “mão na massa” e iniciar a realizar a divulgação do produto e se trabalhar o brand da organização. Veja a seguir as principais ferramentas que você pode utilizar para isso:
- Redes Sociais
Não é segredo para ninguém, as mídias sociais mudaram a forma que os seres humanos interagem uns com os outros e por consequência, também transformaram a lógica do mercado de consumo. Nesse sentido, com uma boa estratégia de comunicação nesses canais é possível impactar um grande número de possíveis compradores com nenhum investimento em dinheiro.
Facebook, Instagram, TikTok, YouTube, LinkedIn, Twitter, enfim, existe toda uma gama de redes que podem ser usadas gratuitamente e são uma porta de entrada para divulgar um negócio local e sua marca, produto e serviço. O mais importante, antes de se começar a produzir o conteúdo, é entender qual público que se pretende dialogar e então criar material que seja relevante para ele, algo que seja assertivo e que se ligue com o brand do empreendimento. Além disso, é importante sempre manter constância e estar presente conversando com os seguidores.
- WordPress
Essa plataforma permite que sites muito profissionais sejam criados. Diversas empresas, de tamanhos grandes e médios, também utilizam dessa ferramenta, uma vez que ela facilita o desenho de layouts e as oportunidades de conexões com outros canais a serem trabalhados.
Um site é uma forma de demonstrar um maior profissionalismo por parte da empresa, neste local será o espaço onde os clientes irão procurar mais informações sobre o empreendimento e será uma parte decisiva para que eles decidam comprar ou não. Ou seja, investir tempo construindo algo, com material relevante e uma comunicação mais rápida, é essencial para que um negócio local possa crescer e prospectar mais.
- Google Meu Negócio
O Google é a maior forma de se buscar informações, por isso é fundamental que qualquer negócio local esteja cadastrado no Google Meu Negócio, para se ter uma chance de ser encontrado por possíveis clientes que utilizam a ferramenta ao realizarem uma pesquisa.
Mas, não só estar cadastrado, se utilizar de estratégias de SEO é essencial. Ao longo do conteúdo do site, como em um possível blog, é importante se utilizar das principais palavras-chave, uma vez que, dessa forma, o negócio aparecerá primeiro dentre as buscas realizadas no Google e isso aumentará a chance, exponencialmente, do clique por parte do internauta e assim de uma possível compra.
- RD Station
Essa é uma das ferramentas mais utilizadas para se trabalhar o marketing atualmente, e felizmente possui uma versão gratuita, algo muito bom para os negócios locais. Nessa plataforma é possível fazer uma gestão digital do empreendimento de forma simples e rápida.
Desde o trabalho de SEO, programação de anúncios e até o e-mail marketing, tudo isso está incluso na ferramenta. Com um layout muito fácil de ser utilizado, ela é uma boa opção para aqueles que querem iniciar a colocar em prática as estratégias pensadas.
Precisa de ajuda? Conte com a JoB Marketing Estratégico
Você viu que é sim possível fazer um trabalho de marketing digital muito legal não gastando nada. O mais importante, com certeza, é a sua estratégia. Fazer um planejamento pode ser algo difícil, afinal são muitas nuances e itens a serem pensados e observados, caso você esteja com dificuldade nisso, não deixe de entrar em contato com a gente. Nós podemos te auxiliar.
A nossa agência conta com uma equipe de profissionais altamente capacitados que vão fazer o melhor planejamento estratégico de marketing para você e seu negócio local aqui de Londrina. Desde consultoria estratégica, tráfego pago, marketing digital e inbound marketing, podemos te ajudar em tudo o que precisar. Venha com a gente e experimente a JoB você também.