O marketing humanizado vem ganhando cada vez mais espaço, uma vez que as relações mecânicas não estão mais atrativas aos clientes. As pessoas estão buscando marcas que não as enxergam somente como números e que ofereçam mais que só o produto, querem também conectar-se com as suas ideias.
Conheça seu público
Para se adaptar ao novo mercado e proporcionar a seus clientes uma experiência personalizada mais eficiente, é preciso que você conheça seu público nos menores detalhes possíveis. O que querem? Estão com qual problema? Quanto mais definindo for sua/suas persona(s), mais o marketing vai acertar, já que vai ser possível estabelecer com melhor clareza o tipo de linguagem a ser usada e os métodos de comunicação que mais se encaixam com a situação.
Mostrar que você realmente se importa com cada cliente e se esforça para atender suas necessidades de cada um, faz com que se sintam ouvidos e se relacionem com maior confiança com a sua empresa. A experiência do cliente durante todo o atendimento e pós venda é fundamental, pois a satisfação dele que agrega valor à marca.
Relacionamento com o público
Definir seu próprio jeito de se relacionar com o público, se inspirando e sem copiar dos seus concorrentes, já é um diferencial competitivo.
Crie um vínculo com seu público mostrando a ele quem está trabalhando nos bastidores da sua empresa, utilize as redes sociais para postar fotos da rotina do dia a dia, como dos colaboradores em uma reunião para discutir sobre as próximas ações a serem tomadas na organização.
Invista em campanhas customizadas, quanto mais customizadas, maiores chances de sucesso. Marcas como a Go Case foram além e também permitiram a customização de seus produtos, como as capinhas para celulares com o nome da pessoa.
Além das capinhas para celular, também pode personalizar diversos produtos com seu nome, como mochilas, lancheiras térmicas, carteiras e carregadores portáteis.
Magazine Luiza
Uma campanha recente que chamou atenção nas redes foi a da Magazine Luiza.
No mês de maio, o Magazine Luiza voltou com a divulgação do botão de denúncia de violência contra a mulher presente no aplicativo da loja. Basta clicar e você será encaminhado diretamente para o 180.
Em quase trinta dias, já foram três posts relacionados ao assunto.
O primeiro, “Produtos para esconder manchas e marquinhas por 1,80?”, incentiva as mulheres a não “maquiarem a violência” e denunciar. O segundo é um vídeo tutorial de como achar o botão ao abrir o aplicativo, acompanhado da hashtag #EuMetoAColherSim. O terceiro, e o mais popular, foi postado quarta-feira (28/05) e ultrapassou mais de meio milhão de curtidas! Veja aqui.
Nele, a Lu (personagem do Magazine Luiza) pede para a mulher fingir fazer compras no aplicativo e denunciar o caso de violência, junto com uma legenda pedindo para compartilharem a imagem e assim atingirem o maior número possível de mulheres.
O botão já existe há mais de um ano, mas a última divulgação desse recurso havia sido feita em setembro de 2019.
Em 2020, o número de denúncias de violência contra a mulher feitas pelo 180 aumentou. O período de isolamento contribuiu para esse resultado, pois muitas estão confinadas com seus agressores. Só em São Paulo, durante esse período, houve um aumento de 30% nos casos de violência contra a mulher, de acordo com o portal do G1.
Transforme seu marketing
Você percebeu a importância de uma campanha personalizada? Ao demonstrar que se importa com seu público, sua marca ganha confiança e credibilidade, fatores importantíssimos que serão considerados na hora da compra.
Quer transformar o seu jeito de fazer Marketing? Nós da JoB podemos te ajudar!
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