Marketing Digital para Escolas e o case do Colégio Innovativo

Marketing Digital para Escolas e o case do Colégio Innovativo

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Publicado em: 1 de dezembro de 2022
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Joaquim Bontorin

Tempo de Leitura : 16 minutos

O marketing digital para escolas particulares é de suma importância. Envolve, planejamento e estratégias assertivas para que obtenha resultados positivos todo mês e matrículas o ano todo.  

Muita coisa acontece na escola e é sempre desafiador compartilhar todos os eventos, progressos e atividades desenvolvidas usando do marketing digital para escolas.

Como então fazer essa rotina viva, dinâmica e transformadora ser traduzida nos canais de comunicação online? 

As famílias têm uma experiência de desejo pela sua instituição assim que entram em contato com suas redes?

Para responder a esta e várias outras perguntas, nós da JoB, compartilhamos esse conteúdo junto de um case de sucesso do Colégio Innovativo em Londrina. Compartilhamos também, as melhores práticas do marketing digital para se obter sucesso em uma instituição de ensino privado.  

O que é marketing educacional?

Marketing Digital para Escolas

O marketing educacional é um conjunto de diversas  estratégias e ações de marketing que visam a comunicação para atrair, reter e fidelizar clientes em um centro educativo. Além disso, o marketing educacional — ou marketing escolar — tem intuito de aplicar as melhores soluções com objetivo de trazer excelência nos resultados em uma instituição.

Há vários pontos onde a aplicação do marketing educacional quando bem feito, são beneficiados, como por exemplo a conversão de oportunidades, a satisfação dos clientes,  gestão de processos, conexão com às famílias e vários outros aspectos. 

Por tanto, o marketing escolar é um investimento que leva a uma instituição ter maior visibilidade e consequentemente o fortalecimento da imagem e os valores do ensino, assim como a possibilidade de se destacar entre a concorrência.

O que é marketing educacional?

Essa área do marketing visa promover a escola digitalmente, escolhendo a estratégia ideal sobre os objetivos que pretendem atingir. Impactando em excelentes resultados, no início, durante e no final do ano letivo

A busca por uma escola para os filhos é uma decisão muito delicada, a indicação de fato tem muita força no processo de decisão, mas antes das famílias visitarem a escola, elas fazem sua pesquisa e é neste momento que o seu marketing precisa estar preparado:

 

  • Site: oferece uma experiência prática e persuasiva? Têm todas as informações?
  • Pesquisa no Google: sua escola aparece nas primeiras posições?
  • Redes Sociais: a vitrine digital está envolvente? Transmite a pedagogia e Metodologia?

 

Estes são apenas alguns dos inúmeros itens elencados, que evidenciam a importância do marketing digital para escolas.

O processo de pesquisa é parte fundamental, porque a instituição escolhida será provavelmente onde a família passará anos e perder matrículas por ter um marketing escolar desalinhado, não é bacana.

Apesar das escolas e colégios, entre outros centros de ensino particulares, atuarem como uma empresa que precisa lucrar, as estratégias de marketing digital para escolas não podem ser apenas destinadas a  vendas

Marketing Digital para Escolas em Londrina

Isso quer dizer que a responsabilidade do gestor do centro educacional precisa ter também, como foco todos os envolvidos que estão conectados com a instituição. Dos alunos, ex-alunos, professores e colaboradores aos pais e a comunidade escolar local.  Pois o relacionamento é a base da comunicação, isto é: fidelização é a chave da retenção

Sem dúvidas, o marketing digital é importante para as escolas. Pois é uma estratégia que irá conectar todos que estão atrelados a instituição, que irá posicionar o estabelecimento de ensino e criar uma autoridade no mundo digital. Onde nesse universo as pessoas estão cada vez mais conectadas e há grande influência sobre o mundo físico atual. 

O cuidado com o marketing escolar infantil

Ao abordar este assunto, o marketing escolar infantil, exige profissionalismo e principalmente responsabilidade e ética. É essencial ter uma frente responsável nesta área, para que as ações tomadas dentro e fora da instituição, tenham resultados positivos, tendo a atenção e o cuidado que isso demanda. 

Além da comunicação assertiva a ser direcionada aos pais e comunidade. Um dos pontos importantes, é sobre o marketing infantil. As crianças e adolescentes, estão cada vez mais conectados, e são uma parte do público do qual recebem a comunicação.  Elas também são consumidores do mundo digital, além de receberem influências, são influenciadores e fazem parte da decisão de escolha junto com os pais, no momento de decidir qual escola frequentar.

Marketing Digital para Escolas

Na estratégia de marketing escolar, é necessário também despertar o desejo e a confiança deles, mas tendo muito cuidado. O ECA, Estatuto da Criança e do Adolescente, que preza pelos direitos e proteção das crianças e adolescentes, têm um papel importantíssimo para o marketing infantil

Há também, diversas preocupações, proibições e exigências dentro da publicidade infantil, feitas pela CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) que devem ser seguidas, dentro e fora da escola.  

Sabemos também que, na tentativa de economizar, o marketing escolar muitas vezes não é priorizado. Nisso, há responsabilidade de realizar as ações para reter e atrair o público para a escola, ficam nas mãos do profissional de TI, ou até mesmo do diretor, mesmo não sendo especialistas no assunto e muito menos tendo tempo, já que suas áreas demandam outras atenções.  Em um outro cenário muito comum, é a contratação de funcionários sem grandes experiências, que tomam a frente desse assunto tão importante. 

O Marketing escolar requisita responsabilidade, experiência, conhecimento técnico, análise de performance, planejamento, tempo, acompanhamento entre outras questões para obter ganhos. Por isso, ter uma agência de marketing digital atuando à frente na comunicação e divulgação, é um investimento e uma solução.

Marketing na escola

A instituição de ensino precisa atrair alunos e fidelizar famílias. Porém, a comunicação dentro da escola deve ter muita atenção também. Acima, falamos objetivamente da importância que o ECA e o CONAR, por exemplo, têm dentro do marketing digital para escolas. 

Sabendo disso, é fundamental uma comunicação de qualidade e eficiente na escola para obter uma relação saudável e duradoura com estudantes, professores, pais e responsáveis dentro das normas exigidas

Com as diversas mudanças e inovações acontecendo nos dias atuais. Utilizar a tecnologia a favor da escola é obrigatório.  Utilizar desse meio para se comunicar e relacionar dentro da escola não é diferente.

E-mail de comunicação interna

O marketing na escola, também necessita de estratégias e táticas de comunicação para chamar a atenção do público que está presente diariamente na instituição. É necessário saber se posicionar para cada público, e ter canais de comunicação eficientes que irão informar tudo o que estará acontecendo dentro da escola

É preciso cuidados com imagens, textos, dados entre outros pareceres estando sempre alinhados em parceria com o núcleo interno responsável pela escola.  Empregar a tecnologia na comunicação interna da instituição, é entregar qualidade e agilidade, que também trará retornos positivos. 

Dentro do marketing, há diversas técnicas e ferramentas que utilizamos para ser assertivo e manter uma constância na comunicação, que servem também para o relacionamento interno de uma empresa, ou neste caso, escola. 

Parte da equipe Innovativo

A automação de e-mail é apenas um exemplo, dentre várias, do uso da tecnologia.  A automação visa automatizar ações e processos no envio de e-mails, que contribuem para eficiência e redução de tempo gasto na hora de informar ou se comunicar com os contatos. 

É importante todos os processos e canais de comunicação estarem alinhados, para que seja eficaz. Unir o marketing e a tecnologia dentro da sua escola, garantirá sucesso além de promover um clima organizacional saudável e motivador

Marketing Humanizado
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Ações de marketing para escolas

É necessário promover a escola no mundo digital, escolhendo a estratégia ideal para ela, com objetivo de atingir os leads em potencial.  O digital não é o futuro, é o presente! Existem inúmeras formas para obter sucesso no marketing educacional, mas é preciso conhecimento, tempo e técnicas, só assim esse investimento trará excelentes resultados. 

Contudo, é preciso entender onde está seu público e como se comunicar adequadamente em cada plataforma. Assim como qualquer outra estratégia de marketing, é preciso ter um plano. Ele deve ser acompanhado de metas, objetivos, pesquisas, indicadores, monitoramento, etc. Além disso, enfatizar os valores da escola e suas atuações é essencial.

Envolve também, identificação do público-alvo e serviços prioritários, como a escola deseja se posicionar entre outros pontos. Por isso, vamos compartilhar algumas ações de marketing importantes para uma instituição de ensino

Marketing de conteúdo para escolas

O marketing de conteúdo, é uma das estratégias para atrair e reter o público, através de conteúdos de qualidade e relevantes, como por exemplo: textos, post em redes sociais, vídeos e e-books. Apesar de não promover diretamente a marca, é ela quem atrai as pessoas, por entregar e soluções para seus problemas. Gerando maior valor, engajamento, confiança e percepção positiva da marca. 

No marketing de conteúdo para as escolas, envolve todo esse processo, com intuito de agregar benefícios para quem consome esse conteúdo. O foco aqui não é vender! É criar um conteúdo útil para todos, que irá sanar suas dúvidas e até mesmo ensinar sobre algum tema, mas com comunicação certa para o seu público. 

Conquista Google Search Console
Print da conquista no Google Search Console

Por exemplo, abordar assuntos da atualidade, questões pertinentes que ocorrem na escola, como o uso do celular pode afetar no aprendizado do ensino, o que o bullying na escola pode causar na criança e adolescente. Há diversos temas a serem abordados a fim de informar e ensinar a comunidade, através de um blog e conteúdo para redes sociais. 

O blog, ao contrário do que alguns pensam, é uma ferramenta poderosíssima na hora de educar, ensinar e suprir as dores do seu público. Quando produzido um conteúdo de qualidade, utilizando das estratégias certas, ele influenciará na escolha pela sua escola

O conteúdo não é apenas útil, mas envia a mensagem certa para o público certo quando eles mais precisam! Você entrega mais do que o esperado e seu público vão querer compartilhar isso com outras pessoas. Por isso marketing de conteúdo é importante, as pessoas tendem a realizar compras ou fechar negócios quando conhecem e gostam de alguma marca, diferente do que acontece quando ela é desconhecida.

Inbound marketing para escolas

Em conjunto com o marketing de conteúdo, o inbound marketing é outra estratégia essencial para escolas

Com as grandes mudanças no comportamento do consumidor e da tecnologia nos últimos anos, houve uma necessidade por parte das empresas, em se adaptar na maneira de se comunicar e relacionar com os clientes. O Inbound Marketing foi e é uma das melhores técnicas para isso

Inbound Marketing, são estratégias que visam atrair, converter, analisar e encantar o público-alvo, por meios digitais, tendo como objetivo gerar tráfego para os canais online da escola. Ao falar de inbound, significa utilizar dessa técnica para estar alinhado com o comportamento do consumidor, que está predominantemente na internet.

Taxa de abertura de e-mails Innovativo

Essa estratégia, também conhecida como marketing de atração, não busca ir atrás de clientes, mas sim, busca ações através de mecanismo de busca, redes sociais e blog, por exemplo, para ser encontrada. Isso quer dizer que, a partir do público-alvo definido, busca-se um relacionamento duradouro, e a conversão de oportunidades, em vendas, através do compartilhamento de conteúdo. Porém não é qualquer conteúdo, e sim soluções para problemas e conteúdos autorais relevantes

Dentro do Inbound Marketing, é onde trabalhamos o Marketing de conteúdo, assim como outras estratégias, como SEO e planejamento estratégico para Redes Sociais. Falamos de forma resumida no tópico anterior sobre o Marketing de conteúdo, e suas aplicações. Em conjunto, é indispensável utilizar as melhores táticas de SEO. 

Automação de e-mail

SEO, nada mais é que a otimização de palavras-chaves que fazem sentido para o seu negócio. É o estudo e planejamento de keywords aplicado em conteúdos, que visa colocar uma marca no topo das primeiras páginas de buscadores de pesquisa como o Google ou YouTube, por exemplo. Dessa forma, a instituição ganha autoridade e popularidade, tornando-se referência e se destacando da concorrência.

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As redes sociais, TikTok, Instagram e Facebook, por exemplo, são excelentes canais de comunicação e de informação. É possível atingir o público certo de forma rápida, por meio do compartilhamento de conteúdo, obtendo assim um grande engajamento e fixando seu centro de ensino, no imaginário das famílias. Além de conter mecanismos, possíveis de analisar e mensurar o desempenho das ações tomadas dentro da rede. 

Todos esses métodos e processos é um investimento que faz diferença positiva nos resultados da escola.  Além de ser a estratégia certa para promover os valores e atuações da escola. E traz benefícios para a escola como: maior alcance de público certo, aumento do poder de persuasão, um vínculo maior no relacionamento com pais, alunos, professores e comunidade, encurtamento do ciclo de vendas, diminuição de custos, acompanhamento de performance em tempo real, entre outros. 

Isso tudo é importante pois, quanto mais visto a instituição for, mais estará presente nas famílias e comunidade, dessa forma, será lembrado. Além de contribuir na tomada de decisão do consumidor, isso impactará diretamente nas matrículas da escola o ano todo. 

Marketing para escolas particulares

As matrículas o ano todo é sonho de qualquer escola, e isso é possível aplicando as estratégias certas, algumas delas descritas acima. Pontuamos diversos benefícios que o marketing oferece a instituições de ensino e escolas particulares. Contudo, sabemos que é difícil e até mesmo arriscado ter na mão de gestores e pessoas inexperientes, essa atividade tão impactante na imagem e lucratividade da marca. 

Por isso, o melhor investimento é ter um especialista no assunto, alguém ou uma agência de confiança, com dedicação e uma grande bagagem de conhecimento, à frente do marketing da sua escola. Contratar uma agência especializada em marketing digital, sem dúvidas é a melhor escolha, pois a demanda envolve cuidados na comunicação da marca —interna e externa — tem como objetivo realizar ações para gerar matrículas e fidelização de alunos, isso e muito mais, sempre em parceria com a instituição

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Marketing digital para escolas em Londrina

Em Londrina, há um número expressivo de escolas particulares. A busca dos pais e alunos por escolas particulares, se dá pelo fato de muitas instituições públicas, infelizmente, não suprirem a necessidade básica de ensino. Por esse e outros motivos, optam por um ensino privado, com melhores condições de ensino, estruturas adequadas, comunicação escola-família, a utilização da tecnologia entre outras vantagens. 

Com o aumento da migração de alunos das escolas públicas para privadas, assim como o crescimento da quantidade de escolas particulares, se destacar nesse mercado é um desafio. Você gestor ou responsável por uma escola ou colégio particular em Londrina, precisa saber que vencer a concorrência para captar e fidelizar alunos e pais, é uma disputa que necessita de atenção, tempo e muito trabalho. 

Marketing Digital para Escolas

A JoB é uma agência de marketing digital especializada no assunto, em Londrina. Obtemos experiência e referências que expressam nossa competência no sucesso em marketing digital, incluindo o marketing educacional.

Nosso objetivo ao realizar o marketing digital para escolas em Londrina é promover a escola ou colégio por meio dos canais corretos, chamar a atenção dos seu público utilizando as melhores técnicas do marketing digital e muito mais!  

Um planejamento bem estruturado especialmente para sua escola, faz toda a diferença! Confira a seguir um dos nossos cases de sucesso. Saiba como nossa participação contribuiu para um aumento significativo de contatos, a ponto de o colégio mudar para um novo e maior espaço para comportar esses novos alunos.

Colégio Innovativo em Londrina

Logo Colégio Innovativo

O Colégio Innovativo, é o antigo Colégio Pontual de Londrina. Ele se tornou mais um de nossos cases, do qual nos orgulhamos em ter contribuído para seu crescimento. Ao todo, o colégio tem mais de 45 anos de história em Londrina promovendo um aprendizado contínuo e de qualidade, atendendo desde o ensino infantil ao ensino médio. 

Marketing Digital para Escolas

Com a missão de proporcionar um ambiente saudável capaz de estimular cada estudante, possibilitando alcançar seu potencial ao máximo, preservando a individualidade de cada um, com acolhimento e respeito. 

O colégio conta com dois pilares fundamentais, que são a base para uma educação de qualidade, sendo eles a Humanização no Ensino e a Tecnologia Educacional.

Um toque humano projetado para conectar e construir relacionamentos com todos os envolvidos, de alunos a famílias. Facilitando o processo de aprendizagem em todas as etapas da formação do aluno. Em termos de tecnologia, é uma escola Google, que utiliza ferramentas inovadoras para melhorar a qualidade do ensino. Como resultado, está entre as 10 melhores escolas de Londrina no Enem, há 10 anos consecutivos.

O Colégio Innovativo, é um ensino para conectar a individualidade do aluno com o mundo. Formam estudantes que fazem escolhas e são protagonistas na construção de conhecimento. 

Escola Google
Por que o colégio nos procurou?

O principal motivo do Colégio Innovativo, ter buscado a JoB, foi a necessidade em apresentar a escola como de fato ela era, isso quer dizer, o que realmente acontecia internamente.

A gestão do colégio, tinha o desejo de que ficasse claro para seu público essa rotina vibrante e pulsante, além de tudo, a metodologia completamente inovadora. Porém, com a falta de uma equipe interna focada nessa frente do Marketing Digital para o colégio, e até mesmo com o tempo escasso por parte dos diretores, já que os mesmos precisavam focar em outras realidades, viu-se a necessidade de encontrar um parceiro para ajudá-los nessa demanda.

A busca por um parceiro estratégico, que realmente abraçasse a filosofia da escola e conseguisse traduzir isso, começou! Foi então que o Colégio Innovativo conheceu a JoB. 

A diretoria, ouviu a respeito da agência, participou de palestras onde a JoB estava envolvida, como por exemplo, em networkings da BNI Londrina. A partir daí, conheceram e acompanharam o nosso trabalho. Foi então que se convenceram que nós seríamos os mais adequados para essa finalidade: traduzir para os canais e apresentar ao público toda a vida que acontece dentro do Innovativo. 

Como a JoB contribuiu para seu crescimento

Identificamos e realizamos um diagnóstico sobre tudo que estava acontecendo até então. Incluindo todas as frentes, canais de comunicação e todos os envolvidos com o Colégio Innovativo.  

Criamos um planejamento estratégico de Marketing Digital, e oferecemos soluções inovadoras e específicas para o colégio, com intuito de atrair novos alunos, atingir os leads certos, promover seus valores, e se destacar dos concorrentes da cidade. E então, trabalhamos em conjunto com a gestão do colégio a fim de acompanhar e obter os melhores resultados

Marketing Digital para Escolas

Plano estratégico de conteúdo

Certificamos para que cada plataforma falasse com seu público respectivo. Instagram para mães e pais, Tiktok para alunos, já que eles atualmente têm forte poder de decisão na escolha pela escola.

Instagram Innovativo
Conteúdo de qualidade e relevantes para o blog Innovativo

Vídeos de alta performance

Para conseguir captação de Leads, ter um maior alcance e engajamento. Nós direcionamos os roteiros e alinhamos as pautas conforme demandas absorvidas no dia a dia da escola. 

Alta performance em vídeos
Automação

Criamos automações para que a equipe pedagógica e comercial pudesse ter suas rotinas de follow-up com pais e comunidade de forma facilitada e rápida.

Tráfego Pago para escola

Utilizamos ferramentas como Google Ads e Meta Ads, que nos auxiliaram no início a reforçar e criar um maior conhecimento entre os pais e a comunidade local, a respeito do ensino de qualidade do Colégio Innovativo.  

Google Ads, com o grande diferencial de ir na contramão do que a maioria das escolas fazem, criamos anúncios certeiros para cada etapa do funil.  Meta Ads, com enfoque em estratégias para ir além do período de matrículas.

SEO para escolas

Otimização em SEO com conteúdos técnicos e revisados pedagogicamente para serem usados nas estratégias de inbound. Não obstante, estamos nas primeiras posições em termos como colégio Londrina, colégio particular e outras.

Colégio Londrina
Keywords colégio londrina, Colégio Innovativo na primeira página do Google
Colégio particular
Keywords colégio particular

Inbound Marketing

O Inbound Marketing para escolas, nos possibilitou que todos os públicos estejam informados.

Influenciadores digitais

Nano e micro influenciadores têm ganhado cada vez mais espaço, influenciando o público na tomada de decisão na jornada de compra. Por esse motivo, houve direcionamento de ações com influencers, dentre eles, a Rayssa Portugal (fixar alguns conteúdos feitos por ela para o Pontual). 

Assessoria de marketing para escolas

Com a mudança do Colégio Pontual Londrina para Colégio Innovativo, tivemos que criar um plano estratégico eficiente, com qualidade e assertivo para comunicar a nova marca. 

Nós participamos da escolha do novo nome, escolha da empresa que desenvolveria a nova identidade. Montamos todo o cronograma de eventos e sugerimos as ações que deveriam ser executadas para que essa transição fosse a melhor possível. E no fim, conseguimos! Pois a comunidade recebeu muito bem, houve uma repercussão positiva e um aumento de contatos de pais interessados em matricular seus filhos na escola.

Marketing Digital para Escolas
Planejamento das Campanhas de Matrículas

Viva a mudança! Que tem tudo a ver com as propostas de novo ensino médio, de marca, de estrutura. 

Site novo

No novo site  ajudamos também na transição e reformulação para nova marca. 

Site antigo do então Colégio Pontual Londrina
Imagens do novo site Colégio Innovativo
Relatórios de marketing

Analisar e acompanhar as performances das ações são essenciais. Os relatórios são compartilhados mês a mês com a diretoria, envolvendo-os a participar ativamente desse planejamento. 

Parte da equipe Innovativo

Os ganhos obtidos após o trabalho da JoB

Após todo o trabalho realizado — comentado de forma resumida anteriormente — o Colégio Pontual, agora Colégio Innovativo atingiu excelentes resultados, superando as expectativas de todos. 

Viva a mudança, Colégio Innovativo
Aumento de alunos, pede uma NOVA ESTRUTURA!

O volume de contatos cresceu tanto que para comportar essa demanda, foi necessário um novo espaço. Resultados de um trabalho coletivo! 

Nova estrutura Colégio Innovativo
YouTube

O canal do YouTube do colégio cresceu mais de 300%.

Youtube Colégio Innovativo
Mais de 11 mil visualizações
E-mails

A taxa de aberturas dos e-mails superaram os 40%, conforme já demonstramos acima

Plataformas

Conversão das plataformas em 8,6%

E para irmos ainda mais além, num futuro não tão distante do Colégio Innovativo,  os próximos passos são Metaverso e Ecossistemas de Inovação.

Agência de marketing digital para escolas

Afinal de contas existe diferença entre marketing e marketing educacional? Aqui o principal detalhe está nas ações com enfoque escolar. Como viu, é essencial para sua escola ter uma frente que saiba identificar e aplicar o melhor planejamento estratégico para a necessidade da mesma. 

A escola particular não é só uma empresa, é um centro de ensino que há a necessidade de atrair, reter e fidelizar famílias e construir para gerações futuras uma conexão forte e duradoura com os valores de ensino da instituição.  Apontamos apenas algumas das situações e soluções que ocorrem ao se tratar de marketing educacional. 

A JoB é também uma agência de marketing digital para escolas de Londrina e região, com experiência no assunto. Então, gestor ou responsável por sua escola ou colégio, sinta-se à vontade para falar conosco, sem compromisso, para que possamos entender juntos e discutir as melhores estratégias para ter sua instituição impactando positivamente alunos, pais, professores e colaboradores hoje e amanhã.

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