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Construção de autoridade digital para empresas e empresários

Assunto: |
Publicado em: 2 de setembro de 2022
Joaquim Bontorin

Joaquim Bontorin

Tempo de Leitura : 6 minutos

A construção de autoridade digital é fundamental para qualquer empresa que deseja ter resultados duradouros. Foi-se o tempo em que ter apenas presença digital, sem constância e estratégia, era suficiente.

Nos últimos anos, a pandemia forçou os negócios a se reinventarem, e até quem ainda relutava em ir para o digital se viu obrigado a mudar sua forma de ver e realizar marketing e vendas. Esse boom no digital impactou diretamente a forma de o consumidor comprar e das empresas de exibir, oferecer e vender seus produtos e serviços.

Hoje, independentemente do segmento, há muito mais concorrência por atenção nas redes sociais e por espaço nos leilões de anúncios do Google. E para se destacar nesse mar vermelho de anunciantes e concorrentes é preciso se diferenciar e conquistar autoridade digital. Isso é o que irá permitir seu negócio navegar por águas mais tranquilas e, a longo prazo, surfar em ondas maiores.

Se você deseja descobrir como construir autoridade digital para sua marca, continue a leitura e conte com a JOB Marketing Estratégico
para ser seu leme nessa jornada.

Construção de autoridade digital

O que é autoridade digital?

Ter autoridade é ser reconhecido como referência em determinado assunto ou segmento. Empresas e empresários com autoridade digital são respeitados e valorizados e, com isso, se destacam entre outras marcas e profissionais do mercado.

Pense em marcas como Apple, Amazon, Nike, Omo, McDonalds, Google, Coca-Cola e tantas outras que são referência em seus segmentos. Ou ainda, marcas que tiveram seu nome atrelado ao produto em si: Bombril (palha de aço), Gilette (lâmina de barbear), Miojo (macarrão instantâneo), Zíper (fecho éclair), Band-aid (curativo), entre tantas outras.

Como elas conseguiram se tornar referência e ganharam autoridade em seus mercados? Foi um processo trilhado ao longo de anos, entregando produtos e serviços de qualidade, associando seu nome a resultados positivos e, claro, investindo em marketing estratégico.

Ou seja: para conseguir se tornar uma autoridade, não adianta apenas criar um perfil em rede social (mesmo que você descreva na sua bio que sua empresa é referência em seu mercado), nem construir um site bonito, mobile friendly e otimizado para o Google.

Autoridade é um processo de construção que não ocorre da noite para o dia, mas quando conquistado, irá lhe garantir resultados exponenciais.

A importância de ser referência

O processo de construção de autoridade em um segmento começa trazendo mais visibilidade para sua marca, mas o maior ativo é conquistar uma legião de clientes promotores, ou seja, que não só consomem com frequência seu produto ou serviço, como divulgam para outras pessoas.

Outro ponto importante é que conforme uma marca sobe no conceito de seu público, seus valores também sobem. Ou seja: marcas que são autoridade conseguem ter um ticket médio mais alto e faturar mais.

Como podemos ver, se posicionar como referência é muito poderoso. Contudo, vale um alerta: é fundamental e imprescindível levar resultados verdadeiros e eficazes aos seus clientes, pois no meio digital não há mais espaço duradouro para imagens construídas em mentiras e resultados desassociados da verdade.

Uma outra mudança que o boom do digital trouxe foi que os consumidores estão cada vez mais atentos e não acreditam mais em falsas promessas. Gurus que se vendem muito bem, podem até ter resultados por um tempo, mas logo são desmascarados e jogarão no lixo sua reputação, sendo muito mais difícil e demorado recuperá-la depois.

Por isso, é importante investir em uma construção de autoridade digital autêntica, baseada em resultados e depoimentos reais.

Construção de autoridade digital
Das Cacheadas, nossa cliente onde trabalhamos a construção de autoridade digital.

Os pilares do marketing de autoridade

Como falamos, a autoridade digital é uma construção que precisa ser feita de forma estratégica e constante. Confira agora os principais pilares dessa jornada.

Defina seu público-alvo e segmento

É essencial ter em mente que a autoridade vem através da segmentação. É impossível ser autoridade em todas as áreas, logo, você deve definir estrategicamente em qual área e para qual público-alvo deseja destinar seus esforços.

Com isso em mente, você saberá qual conteúdo produzir, como impactar de forma efetiva seu lead, quais assuntos ofertar em cada etapa da jornada do consumidor e para quais dores ou problemas do seu cliente você irá oferecer soluções. Assim, seu conteúdo terá o impacto necessário para tornar sua empresa referência.

Ah, e se você precisa de ajuda para entender melhor seu mercado, público-alvo e estruturar um Planejamento de Marketing, a Consultoria de Marketing Estratégico da JOB pode te ajudar.

Humanize seu marketing

A tendência é o marketing se tornar cada vez mais humanizado, por isso, busque estar próximo às pessoas, conversando e ouvindo suas dores e necessidades. Isso irá ajudar sua empresa a oferecer soluções realmente coerentes e eficazes para os problemas da sua audiência.

Pessoas gostam de se conectar com pessoas, por isso troque o excesso de automatizações por contatos com pessoas reais e não tenha medo de expor seu rosto nas redes sociais. A humanização da sua marca irá impactar positivamente na sua autoridade, trazendo mais confiança de seus clientes.

Tenha presença digital estratégica

Esteja onde seu público está. Essa é a premissa de ouro no Marketing Digital Estratégico. Não adianta sair criando perfis em todas as redes sociais do momento, investir tempo e dinheiro, se seu potencial cliente não está lá, certo?

Por isso é tão importante conhecer seu público e também os canais em que pretende estar presente. Não é porque seu concorrente está no YouTube ou no TikTok que você tenha que estar. É preciso entender quais benefícios cada rede trará para seu negócio e se sua equipe dará conta de manter todos os perfis atualizados frequentemente.

Se não tiver braço suficiente, nem condições de contratar uma equipe ou agência de Marketing Digital, foque no arroz com feijão que funciona: tenha um bom site, otimizado para buscas do Google e sempre atualizado, crie e mantenha atualizada sua conta do Google Meu Negócio e escolha uma rede social para atuar. Muitas vezes, é melhor fazer o simples que funciona do que tentar abraçar o mundo e não sair do lugar.

Invista em Inbound Marketing

Empresas top of mind são as primeiras a serem lembradas em suas categorias. Para ocupar um espaço na mente do seu potencial cliente uma das estratégias mais eficazes é o Inbound Marketing.

Por meio da produção de conteúdo altamente relevante para seu público, que resolva as principais dúvidas em sua jornada de compra, sua empresa irá ativar dois gatilhos mentais poderosos: de autoridade e reciprocidade.

O primeiro está diretamente ligado ao que vimos trabalhando ao longo desse artigo. Se você tem as melhores respostas para as perguntas que seu cliente tem, provavelmente ele passará a enxergá-lo como alguém que entende muito sobre aquilo, uma referência. Portanto, sempre que tiver dúvidas sobre aquele assunto, ele passará a consultar sua empresa.

Essa entrega rica e abundante de conteúdo relevante ativa um gatilho de reciprocidade, logo, o visitante do seu site aceita passar alguns dados pessoais em troca de um e-book que ele sabe que será valioso, passando a se tornar um lead. Em seguida, ele vê com mais atenção um e-mail que recebe da sua marca, pois sabe que haverá informações valiosas ali. Com o tempo, desenvolve-se uma relação tão próxima de confiança, valor e admiração que dificilmente essa pessoa não se tornará seu cliente em algum momento.

Percebe como há uma trajetória a ser percorrida? Em cada etapa é preciso ser estratégico para selecionar os assuntos, escrevê-los de forma que sejam bem ranqueados no Google e realizar otimizações frequentes para que seu conteúdo esteja sempre atualizado, com as melhores informações para seu potencial cliente.

É um caminho árduo, mas para os que se mantiverem firmes e seguirem a trilha, sem querer pegar atalhos, os resultados são certos e duradouros.

Construa sua autoridade digital com quem entende

O processo de construção de autoridade digital precisa ser fundamentado em uma estratégia sólida. Por isso, o empresário deve procurar ajuda de uma agência de Marketing Digital séria, com experiência e resultados de verdade.

A JOB possui dezenas de cases de sucesso, com clientes nos mais variados segmentos que podem atestar nossa capacidade em ajudar negócios a construírem e consolidarem uma autoridade digital que trará resultados efetivos.

Quer virar a chave da sua empresa? Conte com um parceiro que está verdadeiramente empenhado em te ajudar. Vamos juntos traçar um planejamento de marketing estratégico, te ajudar na construção e consolidação da autoridade digital.

Dê o primeiro passo rumo ao sucesso e entre em contato conosco agora mesmo.

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