Redes sociais: você está fazendo isso errado

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Publicado em: 6 de julho de 2020
Joaquim Bontorin

Joaquim Bontorin

Tempo de Leitura : 5 minutos

Entenda porque empresas estão errando feio em suas estratégias de Redes Sociais e como não cometer os mesmo erros!

Pandemia e Redes Sociais: o que temos observado?

Com a crise que estamos enfrentando e as pessoas passando muito mais tempo conectadas, as ações em redes sociais são ainda mais importantes, mas infelizmente não estão sendo postas para jogo como deveriam. 

A presença na rede social certa pode ser essencial na construção da sua influência. Apenas um feed bonitinho não basta, para uma boa campanha de marketing é preciso ir além de usar todos os recursos que você tem disponível. 

Você reparou que algumas marcas estão fazendo o possível para ajudar no combate ao Coronavírus, seja contribuindo para a descoberta de uma vacina, doando álcool em gel ou distribuindo alimento? Faz parte do Marketing Humanizado, ao mostrar que você de fato se importa com o seu cliente, faz com que se relacionem com maior confiança com sua empresa, e lembrarão de você na hora de realizar compras.

Saber como as pessoas se comportam em cada rede social e adaptar seu estilo a cada, também uma facilita seu caminho na construção de um relacionamento. Pensando nisso, nós da JoB falamos um pouquinho sobre o Facebook, Instagram e Linkedin para que você entenda melhor o público que está lidando.

Facebook

No começo do ano de 2019, o Facebook constava com 2,3 bilhões de usuários. É normal se perguntar se faz sentido investir para atingir uma minúscula parcela desse público, mas aí que está. Mesmo atingindo uma pequena parte, ainda continua sendo muita gente! 

O fato de ter muita gente, de todos os tipos e interesses, conectadas, torna mais difícil atingir quem você almeja. Felizmente, com o Facebook Ads[Link] é possível segmentar detalhadamente seu público, desde faixa etária e gênero, até dados demográficos. Você quer atingir homens entre 30-40 anos que vivem em um raio de 5km e gostam de cerveja artesanal? É possível.

A pequena parcela de usuários que você conseguir atingir através dos anúncios, estarão de fatos interessados em consumir seu serviço/produto e provavelmente irão comprar.

Aqui estão exemplos de campanhas no Facebook segmentadas de acordo com os gostos do usuário.

Instagram

O Instagram está em constante crescimento e, ao contrário do Facebook, é uma rede social mais focada no visual, na praticidade e na rapidez de leitura.  

Nessa rede social, perfis de marcas que realizam com frequência sorteios de brindes e promoções possuem métricas muito boas de engajamento e crescem mais rápido do que as contas que não os fazem. Esse aumento de engajamento atribui-se ao fato de muitas vezes para participar do sorteio, o usuário deve curtir e comentar na publicação, marcando um amigo. 

Esses sorteios não apenas contribuem para boas métricas, mas também para construir uma imagem humanizada da marca e gerar a fidelização do cliente, além de marcar presença.  

Mas também não precisa esperar engajamento só de uma parte, você também pode fazer isso! Interaja com seus seguidores, curta as fotos, comente e responda os stories. Seja ativo!

Já pensou em anunciar no Instagram?

Precisa de ajuda para atingir seu público? O Instagram Ads te ajuda! A ferramenta possui as mesmas funções do Facebook Ads e o curioso é que você não precisa ter uma conta no Instagram para fazer seus anúncios, mas é necessário ter uma página no Facebook para tal, uma vez que a campanha é feita por lá.  

Por também ser possível segmentar de uma forma mais precisa e atingir quem realmente tem chances de se interessar, anunciar no Instagram é uma ótima opção. Veja dois exemplos de campanhas feitas com base nos gostos e vida do usuário:

Outra ferramente é o IGTV, plataforma de vídeos do Instagram para  os de longa duração, até 10 minutos. É necessária a criação de um canal, e assim como as outras publicações, oferece as mesmas opções de interações da rede.

O Story também é outro recurso muito utilizado e que resulta em um bom engajamento se usado corretamente. Ele oferece inúmeras formas de interação, como a caixa de perguntas, onde as pessoas podem esclarecer suas dúvidas, enquetes, hashtags e links que podem ser adicionados.  

LinkedIn

O Linkedin é mais indicado para perfis de profissionais e empresa, portanto o foco deve ser nos artigos e notícias do meio empresarial. É ideal para fortalecer sua marca e ganhar autoridade. 

Estude seu público, entenda as dores e faça delas assuntos de suas publicações. Outra dica de produção de conteúdo é utilizar as técnicas de SEO para descobrir o que está em alta e criar conteúdo de qualidade com essas palavras, facilitando o posicionamento nas buscas. 

É possível também fazer conexões estratégicas com profissionais, potenciais clientes e parceiros, e quem sabe encontrar alguém que desperte um interesse de contratação, que mais tarde passe a ser um futuro colaborador.  

O Linkedin também possui sua ferramenta Ads, podendo segmentar as campanhas para aparecer somente para quem tem interesse no assunto e analisar os relatórios semanais. É importante ter boas chamadas para os artigos, algo convidativo. Não vai adiantar seu texto for bom se ninguém ler.  

Usar vídeos como uma forma de dinamizar ainda mais a interação com usuário é uma boa opção e o uso de hashtags, assim como nas outras redes sociais, também é bem-vinda. 

Análise de métricas é essencial!

A maior vantagem do Marketing Digital é a possibilidade de mensurar e analisar tudo. Se você não analisa suas métricas, não está aproveitando todos os recursos que a plataforma tem a oferecer. 

O CAC, Custo de Aquisição por Cliente, é uma das métricas a serem mensuradas. Quanto você precisou gastar com publicidade para conquistar cada cliente? Você está gastando demais ou está tendo um bom retorno com seus investimentos em marketing? Com ela, dá para saber. 

Saber para onde melhor direcionar seus recursos é uma das decisões que devem ser tomadas após a análise, como mudar as campanhas que não estão atingindo o resultado esperado ou investir mais nas que tiveram resultados satisfatórios. 

As métricas ajudam a entender seu cliente e estabelecer uma persona. Ter um maior conhecimento do seu público torna o planejamento de campanha mais fácil, porque você já sabe qual linguagem tem maior efetividade, qual é o melhor jeito de chamar a atenção e até de quais assuntos escrever sobre. 

Empresa relevante nas Redes Sociais? Vem com a gente!

Se você está buscando melhorar a presença da sua empresa nas redes sociais, a JoB pode te ajudar! Para quem deseja uma mentoria de resultados com orientações personalizadas, planos e metas bem definidos, nossa consultoria estratégica é para você. 

Conheça os nossos serviços e juntos faremos seu Marketing Digital decolar 🚀 

Vamos conversar? 

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