Revolta. Apoio. Mudança. O que isso diz sobre o ano que se passou? E, ainda mais importante, como isso pode determinar novos comportamentos para o marketing digital?
O Google divulgou uma lista das pesquisas do ano 2020 e, sem delongas, nos apontou para o futuro da comunicação humana… um caminho cada vez mais certo.
Saber “como” e “por que”
Nossos instintos nos trouxeram até aqui pois temos a necessidade de encontrar a razão e motivo de algo.
De acordo com os dados obtidos pela plataforma Google Trends, nunca se procurou entender tanto sobre “como” e o “porquê” das coisas. As pesquisas vão de “como cortar o próprio cabelo” a “por que a democracia é importante”.
Em tempos de incerteza e instabilidade, as pessoas precisam se apegar ao que é real. Muito além disso, é importante que se tenha esperança. Ela é tão necessária, que a palavra bateu o recorde de pesquisas no Brasil.
Dentre as pesquisas mais feitas em 2020 estão:
A obtenção de conhecimento para se manifestar e protestar
Cada vez mais as pessoas tomam consciência de situações desiguais na sociedade.
Por exemplo, o assassinato de George Floyd nos Estados Unidos promoveu revolta em meio a pandemia, levando milhares às ruas em todo mundo pelo movimento Black Lives Matter.
George Floyd foi o “George” mais pesquisado em 2020 e, com isso, a busca por informações sobre racismo estrutural e como combatê-lo também fazem parte da lista.
Em razão disso, entendemos que nunca foi tão necessário que as marcas se posicionem e manifestem sua posição em relação a esses eventos.
A busca por maneiras de doar, apoiar e se aliar
Nunca se falou tanto em empatia e apoio ao próximo. Durante o isolamento social, as pessoas desenvolveram a tendência de reparar mais no mundo que as cerca.
Dessa forma, a sensibilidade por causas sociais foi aflorada e elas passaram a buscar por formas de prestar ajuda e apoio aos locais. O termo “como ajudar” nunca foi tão pesquisado ao redor do mundo.
No Brasil, a tendência serviu para que as pessoas procurassem comprar de negócios locais. A procura foi tão grande que o Instagram criou a aba “Apoie as pequenas empresas” para que o trabalho desses comerciantes fosse melhor divulgado.
Por isso, é cada vez mais valioso que marcas e empresas se aliem a esse tipo de produção e deixem de focar apenas na sua influência dentro do marketing digital.
Soluções inovadoras para novas formas de se relacionar
De acordo com o Google Trends, o termo “como mudar o mundo” foi duas vezes mais pesquisado que o termo “como voltar ao normal”.
Após uma pandemia global, é de se esperar que as pessoas estejam dispostas a desenvolver novas formas de se relacionar com a natureza, com os indivíduos e também com o que consomem.
Portanto, é importante que as empresas estejam preparadas para lidar com situações reais e deixem de ser vistas como fornecedores para serem vistas como parceiras.
Como sua empresa ou marca precisa agir para ganhar espaço no marketing digital
1. Usar memes
Imagens que têm som…
Esse é o caso do meme da dança do caixão, que viralizou por todas as redes sociais e foi o mais pesquisado de 2020.
Não é à toa que os memes fazem tanto sucesso. Sua fácil dispersão e o forte apelo por um humor descomplicado podem ser materiais ricos para seus conteúdos.
2. Acompanhar hashtags e challenges
Nunca nos cansamos de falar que de nada adianta um bom conteúdo se ele não for bem direcionado e para o público certo.
Desse modo, estar atento nas hashtags e nos challenges (desafios) que surgem nas redes é um ótimo caminho para engajar e ganhar espaço no mercado.
E quer saber qual foi a tendência mais procurada no Google em 2020? As camisetas tie dyes.
3. Utilizar a linguagem de emojis
Você consegue adivinhar qual foi o emoji mais utilizado em 2020? Dica: provavelmente você tem uma bem próxima a você, isso se você não estiver usando…
O emoji de máscara foi mais pesquisado no Google! E não é de hoje que os emojis têm um impacto direto no mundo digital.
Dessa forma, fazer o uso da linguagem de emojis gera proximidade e facilita a leitura do seu conteúdo. Mas cuidado: saiba distribuí-los no seu texto para que ele continue passando a mensagem desejada.
Portanto, lembre-se disso: o marketing precisa ser feito e pensado para pessoas reais. Só assim será possível alcançar novamente o recorde histórico de buscas no Google por gratidão.
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