Como as pesquisas do Google em 2020 te farão repensar seu marketing digital para 2021

Assunto: |
Publicado em: 5 de janeiro de 2021
Joaquim Bontorin

Joaquim Bontorin

Tempo de Leitura : 4 minutos

Revolta. Apoio. Mudança. O que isso diz sobre o ano que se passou? E, ainda mais importante, como isso pode determinar novos comportamentos para o marketing digital?

O Google divulgou uma lista das pesquisas do ano 2020 e, sem delongas, nos apontou para o futuro da comunicação humana… um caminho cada vez mais certo.

Saber “como” e “por que”

Nossos instintos nos trouxeram até aqui pois temos a necessidade de encontrar a razão e motivo de algo.

De acordo com os dados obtidos pela plataforma Google Trends, nunca se procurou entender tanto sobre “como” e o “porquê” das coisas. As pesquisas vão de “como cortar o próprio cabelo” a “por que a democracia é importante”.

Google Brasil (disponível em: https://youtu.be/EeLO2gFDYqA)

Em tempos de incerteza e instabilidade, as pessoas precisam se apegar ao que é real. Muito além disso, é importante que se tenha esperança. Ela é tão necessária, que a palavra bateu o recorde de pesquisas no Brasil.

Dentre as pesquisas mais feitas em 2020 estão:

A obtenção de conhecimento para se manifestar e protestar

Cada vez mais as pessoas tomam consciência de situações desiguais na sociedade.

Por exemplo, o assassinato de George Floyd nos Estados Unidos promoveu revolta em meio a pandemia, levando milhares às ruas em todo mundo pelo movimento Black Lives Matter. 

George Floyd foi o “George” mais pesquisado em 2020 e, com isso, a busca por informações sobre racismo estrutural e como combatê-lo também fazem parte da lista.

Em razão disso, entendemos que nunca foi tão necessário que as marcas se posicionem e manifestem sua posição em relação a esses eventos.

A busca por maneiras de doar, apoiar e se aliar

Nunca se falou tanto em empatia e apoio ao próximo. Durante o isolamento social, as pessoas desenvolveram a tendência de reparar mais no mundo que as cerca. 

Dessa forma, a sensibilidade por causas sociais foi aflorada e elas passaram a buscar por formas de prestar ajuda e apoio aos locais. O termo “como ajudar” nunca foi tão pesquisado ao redor do mundo. 

No Brasil, a tendência serviu para que as pessoas procurassem comprar de negócios locais. A procura foi tão grande que o Instagram criou a aba “Apoie as pequenas empresas” para que o trabalho desses comerciantes fosse melhor divulgado. 

Por isso, é cada vez mais valioso que marcas e empresas se aliem a esse tipo de produção e deixem de focar apenas na sua influência dentro do marketing digital.

Soluções inovadoras para novas formas de se relacionar

De acordo com o Google Trends, o termo “como mudar o mundo” foi duas vezes mais pesquisado que o termo “como voltar ao normal”. 

Após uma pandemia global, é de se esperar que as pessoas estejam dispostas a desenvolver novas formas de se relacionar com a natureza, com os indivíduos e também com o que consomem. 

Portanto, é importante que as empresas estejam preparadas para lidar com situações reais e deixem de ser vistas como fornecedores para serem vistas como parceiras.

Como sua empresa ou marca precisa agir para ganhar espaço no marketing digital 

1. Usar memes

Imagens que têm som…

Reprodução

Esse é o caso do meme da dança do caixão, que viralizou por todas as redes sociais e foi o mais pesquisado de 2020.

Não é à toa que os memes fazem tanto sucesso. Sua fácil dispersão e o forte apelo por um humor descomplicado podem ser materiais ricos para seus conteúdos. 

2. Acompanhar hashtags e challenges

Nunca nos cansamos de falar que de nada adianta um bom conteúdo se ele não for bem direcionado e para o público certo. 

Desse modo, estar atento nas hashtags e nos challenges (desafios) que surgem nas redes é um ótimo caminho para engajar e ganhar espaço no mercado.

E quer saber qual foi a tendência mais procurada no Google em 2020? As camisetas tie dyes.

YouTube/Reprodução

3. Utilizar a linguagem de emojis

Você consegue adivinhar qual foi o emoji mais utilizado em 2020? Dica: provavelmente você tem uma bem próxima a você, isso se você não estiver usando… 

O emoji de máscara foi mais pesquisado no Google! E não é de hoje que os emojis têm um impacto direto no mundo digital. 

Dessa forma, fazer o uso da linguagem de emojis gera proximidade e facilita a leitura do seu conteúdo. Mas cuidado: saiba distribuí-los no seu texto para que ele continue passando a mensagem desejada.

Emojipedia/Reprodução

Portanto, lembre-se disso: o marketing precisa ser feito e pensado para pessoas reais. Só assim será possível alcançar novamente o recorde histórico de buscas no Google por gratidão. 

Fique por dentro das tendências de marketing para 2021

Se o seu objetivo para 2021 é alavancar no marketing digital, nós preparamos um e-book gratuito sobre o assunto para que você esteja atualizado e comece o ano com tudo! Garanta o seu e-book Tendências do Marketing 2021 clicando aqui.

Prepare-se para o mundo digital com quem mais entende do assunto

Durante a pandemia nossos clientes continuaram crescendo e aproveitaram as janelas de  oportunidades que surgiram. Conheça alguns dos nossos cases:

> Como ajudamos o mercado da pintura na crise em parceria com a Hydronorth e ABRAPP?

> Como posicionamos a Value Group no digital e ultrapassamos a meta de oportunidades 


Conte com a JoB para te ajudar! Estamos à disposição, vamos marcar uma conversa?

Mais sobre:

Gostou? Compartilhe.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest

Veja mais conteúdos que podem te interessar

Compartilhamos toda nossa expertise sem enrolação

28 de agosto de 2020
Tudo que você precisa saber sobre o BNI Londrina e como avaliar se realmente vale a pena participar, além de outros itens.
16 de junho de 2021
A Giro Semijoias está há 22 anos atuando no mercado de revenda de semijoias no atacado e estava em busca de aumentar seu volume de contatos.
19 de outubro de 2020
A Value Group, empresa de consultoria empresarial, uniu-se à JoB para melhorar seu posicionamento digital e aumentar a prospecção de clientes.
5 de janeiro de 2021
Pesquisas do Google de 2020 dizem muito sobre como o marketing digital deve atuar em 2021.
17 de junho de 2020
O marketing é a chave para você impulsionar seu negócio, mas na maioria dos casos ele ainda é muito pouco explorado. É possível ir além de fazer propaganda, de entregar panfleto e de ter um site bem feito. Ele é o principal aliado das empresas que possuem visão a longo prazo. 
17 de julho de 2020
Durante a crise causada pela pandemia, é importante focar em ações que deem resultados a curto prazo, como é o caso dos anúncios pagos. Buscando reduzir custos, o setor de marketing é o que mais sofre perdas, pois poucos sabem que quando utilizado de maneira correta, é o que pode ser o diferencial pra o seu sucesso. 
4 de março de 2020
Escolher uma agência errada pode se tornar uma dor de cabeça, os materiais e planejamentos não saem como o esperado e te deixam refém de um conteúdo não satisfatório.
13 de julho de 2020
Em tempos de ficar em casa, profissionais da pintura e varejistas precisam explorar novos meios para atrair clientes. Pensando nisso, criamos vídeos com dicas práticas e estratégicas para ajudá-los a passar por esse "novo normal" que nos encontramos.
13 de outubro de 2020
O fenômeno do TikTok, a rede social que vem conquistando as pessoas ao redor do mundo e que já ultrapassou 2 bilhões de downloads durante o período do Covid-19, crescimento tão frenético que nem Instagram e Facebook tiveram.
6 de julho de 2021
Conheça como o marketing para a Clínica de Estética Dra. Marina Valotto trouxe leads todos os dias e fez a empresa crescer além do meio digital.

Empresas que decidiram
ir
mais longe!