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Um Portal em 30 dias – Veja como atuamos na criação e lançamento do Portal Gestão da Crise

Assunto: |
Publicado em: 16 de junho de 2020
Joaquim Bontorin

Joaquim Bontorin

Tempo de Leitura : 5 minutos

O Portal Gestão da crise é uma iniciativa de diversos profissionais e empresas que se uniram para apoiar empresários a gerir e superar crises. A sua concepção partiu das dúvidas recorrentes dos clientes recebidas pelas empresas mantenedoras, que perceberam a possibilidade de compartilhar ideias e conselhos ao empresariado brasileiro.

Nos sentimos honrados de poder participar de uma iniciativa como essa, podendo fazer a diferença em ações de impacto e comprometidas com a retomada do país.

O Convite

Como aconteceu

A ideia da construção desse projeto nasceu do sócio-fundador de um de nossos clientes prévios, o Grupo Value, no qual somos responsáveis pelo departamento de marketing. 

Já com o conhecimento de nossos serviços e atuação, fomos convidados por Moacir Vieira a liderar a articulação, pauta e estratégia do Portal.

A proposta

Juntamente com os demais mantenedores do projeto, ouvimos o que eles tinham como demanda e perspectivas e oficializamos a nossa parceria, nos colocando como coordenadores de ações, centralizadores de informação e apoio para a definição de pautas.

Os desafios

Tínhamos diversos desafios em vista, como prazos muito apertados, a unificação de ideias de segmentos muito diferentes, um site para ser projetado em dias, webinars e vídeos para serem pautados e dirigidos….

Articulação do Projeto

Trabalhando com mantenedores de alto nível

Os profissionais que tornaram possível esse projeto trouxeram prestígio e autoridade com seus anos de atuação, são nomes como:

  • Moacir Vieira dos Santos, sócio fundador da Value Group e responsável pela área de Gestão Financeira
  • Marcelo Bertoldi, sócio da Marins Bertoldi advogados e  responsável pela área de Direito Trabalhista
  • Wellington Moreira, consultor empresarial especialista em Formação de Lideranças fundador da Caput Consultoria, nosso responsável pela área de Liderança e Pessoas
  • Anderson F. Romero, CEO e co-fundador da Solution Gestão,  responsável pela área de Inovação e Tecnologia

Definição de pautas

Em cima dos objetivos e temáticas passadas pelos mantenedores, montamos pautas a serem exploradas por cada segmento e uma própria do Portal, no qual fizemos a divulgação dos conteúdos de todos, lives e webinars em conjunto e das artes próprias com o conceito geral.

Criação do Site em tempo RECORDE, 7 dias

Para a criação do site em tempo recorde, buscamos o conceito visual que mais se encaixava com o perfil dos mantenedores, de modo que a experiência do usuário fosse priorizada e facilitada.

Enxugamos os textos e sessões desnecessárias e apresentamos um portal onde o foco era direcionado aos conteúdos, valorizando a palavra de nossos colunistas.

Direcionamento criativo para construção da IDV com a NEXIO Studio

Com a Nexio, nossa parceira em diversos projetos, solicitamos a criação de uma identidade visual simples e efetiva, expressando o teor da discussão sem supervalorizar as “crises” mas sim a “gestão”.

Assim que a Identidade Visual e conceito foram entregues e aprovadas, as artes da programação de posts e dos eventos já foram encomendadas, seguindo nosso calendário de postagens.

Estruturação do marketing

Criação das redes sociais e RD Station

O entendimento do público alvo, feito nas reuniões iniciais, guiaram o nosso foco de postagens para o Linkedin, pois o perfil delimitado era posicionado ao empresariado e com interesses profissionais, público muito presente nessa rede social.

Apesar disso, achamos interessante a nossa presença nas outras redes sociais, como Instagram e Facebook, que poderiam ajudar na visibilidade orgânica e divulgação de eventos de uma maneira mais leve.

Para acompanhar as métricas e captar leads escolhemos a versão lite do RD Station, que nos permitiu criar landing pages para os eventos assim como nos relacionar por meio de e-mail marketing com os interessados.

Definição das pautas próprias

Como os assuntos das diferentes temáticas deveriam convergir no quesito “gestão”, resolvemos basear a temática da pauta do Portal nesse eixo. Assim a comunicação ficaria coesa e daria unidade ao discurso de nossos colunistas.

Investimentos em Linkedin ADS

Como definido anteriormente, a atenção de nosso investimento com Ads seria destinada ao Linkedin, sendo delimitada uma verba mensal correspondente ao objetivo de alcance nacional para a propaganda de eventos e material publicitário elaborado para o Portal.

Live de Lançamento

A Ideia

Quando a estrutura do projeto já estava em sua fase de conclusão, as discussões de como a autoridade de nossos colunistas seria posta logo na inauguração, levaram à conclusão de que ela seria feita por meio de uma LIVE, onde todos os mantenedores teriam a chance de expressar responder perguntas e expressar a sua opinião sobre o tema “Estratégias para o Agora”.

Construção das pautas

Sendo assim, novamente para dar unidade e celeridade ao processo, apoiamos a construção da pauta e levantamento das questões que seriam propostas na live, pois seriam 6 entrevistados em 60 minutos.

Articulação entre os Apoiadores

Em meio à estruturação da LIVE, foram indicados pelos mantenedores empresas que poderiam apoiar e divulgar o Portal em suas redes e canais de comunicação. Essas foram convidadas formalmente por meio de uma carta escrita em conjunto, pelo time da JoB e mantenedores, a fim de formalizar as parcerias.

Quando recebemos os contatos de confirmação, também ficou na alçada da JoB a coordenação da divulgação da live nos canais dos apoiadores, demandando um contato direto com cada um deles.

Diretos: ACIL, CBN Londrina, SINDIMENTAL Norte do Paraná, FACIAP

Indiretos: FIEP, SESCAP e SEBRAE

Arte da Live de Lançamento

Condução da Produção

Juntamente com o pessoal da Agência MK, foram repassados os direcionamentos para elaboração do pacote gráfico com todas as telas e vinhetas considerando a linearidade da live.

Direção da Live em relação a questões técnicas e de conteúdo

Também para a preparação do local e dos mantenedores, estávamos presentes no local físico da estrutura técnica e gravação de 2 dos 6 participantes (devido às restrições da COVID-19).

Com isso a coordenação de tempo de resposta e direcionamentos técnicos puderam ser acompanhados diretamente pela JoB, garantindo a desenvoltura do processo e cumprimento da meta de 60 minutos de gravação.

Resultados

Finalização da Live 

Tanto durante, quanto diretamente após a finalização da LIVE recebemos diversos comentários de parabenização, tanto pelos conteúdos de discussão quanto ao teor das respostas de nossos entrevistados.

  • 822 pessoas passaram pela nossa transmissão
  • 197 foi a média de permanência dos usuários
  • 112 curtiram e aprovaram o conteúdo
  • 54 pessoas interagiram com comentários

Essa interação e engajamento dos participantes validou o posicionamento e divulgação correta do conteúdo, como também a propriedade da discussão, que manteve a média de espectadores ativos até a finalização.

A seguir os comentários e as métricas observadas na live:

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