Um Portal em 30 dias – Veja como atuamos na criação e lançamento do Portal Gestão da Crise

Assunto: |
Publicado em: 16 de junho de 2020
Joaquim Bontorin

Joaquim Bontorin

Tempo de Leitura : 5 minutos

O Portal Gestão da crise é uma iniciativa de diversos profissionais e empresas que se uniram para apoiar empresários a gerir e superar crises. A sua concepção partiu das dúvidas recorrentes dos clientes recebidas pelas empresas mantenedoras, que perceberam a possibilidade de compartilhar ideias e conselhos ao empresariado brasileiro.

Nos sentimos honrados de poder participar de uma iniciativa como essa, podendo fazer a diferença em ações de impacto e comprometidas com a retomada do país.

O Convite

Como aconteceu

A ideia da construção desse projeto nasceu do sócio-fundador de um de nossos clientes prévios, o Grupo Value, no qual somos responsáveis pelo departamento de marketing. 

Já com o conhecimento de nossos serviços e atuação, fomos convidados por Moacir Vieira a liderar a articulação, pauta e estratégia do Portal.

A proposta

Juntamente com os demais mantenedores do projeto, ouvimos o que eles tinham como demanda e perspectivas e oficializamos a nossa parceria, nos colocando como coordenadores de ações, centralizadores de informação e apoio para a definição de pautas.

Os desafios

Tínhamos diversos desafios em vista, como prazos muito apertados, a unificação de ideias de segmentos muito diferentes, um site para ser projetado em dias, webinars e vídeos para serem pautados e dirigidos….

Articulação do Projeto

Trabalhando com mantenedores de alto nível

Os profissionais que tornaram possível esse projeto trouxeram prestígio e autoridade com seus anos de atuação, são nomes como:

  • Moacir Vieira dos Santos, sócio fundador da Value Group e responsável pela área de Gestão Financeira
  • Marcelo Bertoldi, sócio da Marins Bertoldi advogados e  responsável pela área de Direito Trabalhista
  • Wellington Moreira, consultor empresarial especialista em Formação de Lideranças fundador da Caput Consultoria, nosso responsável pela área de Liderança e Pessoas
  • Anderson F. Romero, CEO e co-fundador da Solution Gestão,  responsável pela área de Inovação e Tecnologia

Definição de pautas

Em cima dos objetivos e temáticas passadas pelos mantenedores, montamos pautas a serem exploradas por cada segmento e uma própria do Portal, no qual fizemos a divulgação dos conteúdos de todos, lives e webinars em conjunto e das artes próprias com o conceito geral.

Criação do Site em tempo RECORDE, 7 dias

Para a criação do site em tempo recorde, buscamos o conceito visual que mais se encaixava com o perfil dos mantenedores, de modo que a experiência do usuário fosse priorizada e facilitada.

Enxugamos os textos e sessões desnecessárias e apresentamos um portal onde o foco era direcionado aos conteúdos, valorizando a palavra de nossos colunistas.

Direcionamento criativo para construção da IDV com a NEXIO Studio

Com a Nexio, nossa parceira em diversos projetos, solicitamos a criação de uma identidade visual simples e efetiva, expressando o teor da discussão sem supervalorizar as “crises” mas sim a “gestão”.

Assim que a Identidade Visual e conceito foram entregues e aprovadas, as artes da programação de posts e dos eventos já foram encomendadas, seguindo nosso calendário de postagens.

Estruturação do marketing

Criação das redes sociais e RD Station

O entendimento do público alvo, feito nas reuniões iniciais, guiaram o nosso foco de postagens para o Linkedin, pois o perfil delimitado era posicionado ao empresariado e com interesses profissionais, público muito presente nessa rede social.

Apesar disso, achamos interessante a nossa presença nas outras redes sociais, como Instagram e Facebook, que poderiam ajudar na visibilidade orgânica e divulgação de eventos de uma maneira mais leve.

Para acompanhar as métricas e captar leads escolhemos a versão lite do RD Station, que nos permitiu criar landing pages para os eventos assim como nos relacionar por meio de e-mail marketing com os interessados.

Definição das pautas próprias

Como os assuntos das diferentes temáticas deveriam convergir no quesito “gestão”, resolvemos basear a temática da pauta do Portal nesse eixo. Assim a comunicação ficaria coesa e daria unidade ao discurso de nossos colunistas.

Investimentos em Linkedin ADS

Como definido anteriormente, a atenção de nosso investimento com Ads seria destinada ao Linkedin, sendo delimitada uma verba mensal correspondente ao objetivo de alcance nacional para a propaganda de eventos e material publicitário elaborado para o Portal.

Live de Lançamento

A Ideia

Quando a estrutura do projeto já estava em sua fase de conclusão, as discussões de como a autoridade de nossos colunistas seria posta logo na inauguração, levaram à conclusão de que ela seria feita por meio de uma LIVE, onde todos os mantenedores teriam a chance de expressar responder perguntas e expressar a sua opinião sobre o tema “Estratégias para o Agora”.

Construção das pautas

Sendo assim, novamente para dar unidade e celeridade ao processo, apoiamos a construção da pauta e levantamento das questões que seriam propostas na live, pois seriam 6 entrevistados em 60 minutos.

Articulação entre os Apoiadores

Em meio à estruturação da LIVE, foram indicados pelos mantenedores empresas que poderiam apoiar e divulgar o Portal em suas redes e canais de comunicação. Essas foram convidadas formalmente por meio de uma carta escrita em conjunto, pelo time da JoB e mantenedores, a fim de formalizar as parcerias.

Quando recebemos os contatos de confirmação, também ficou na alçada da JoB a coordenação da divulgação da live nos canais dos apoiadores, demandando um contato direto com cada um deles.

Diretos: ACIL, CBN Londrina, SINDIMENTAL Norte do Paraná, FACIAP

Indiretos: FIEP, SESCAP e SEBRAE

Arte da Live de Lançamento

Condução da Produção

Juntamente com o pessoal da Agência MK, foram repassados os direcionamentos para elaboração do pacote gráfico com todas as telas e vinhetas considerando a linearidade da live.

Direção da Live em relação a questões técnicas e de conteúdo

Também para a preparação do local e dos mantenedores, estávamos presentes no local físico da estrutura técnica e gravação de 2 dos 6 participantes (devido às restrições da COVID-19).

Com isso a coordenação de tempo de resposta e direcionamentos técnicos puderam ser acompanhados diretamente pela JoB, garantindo a desenvoltura do processo e cumprimento da meta de 60 minutos de gravação.

Resultados

Finalização da Live 

Tanto durante, quanto diretamente após a finalização da LIVE recebemos diversos comentários de parabenização, tanto pelos conteúdos de discussão quanto ao teor das respostas de nossos entrevistados.

  • 822 pessoas passaram pela nossa transmissão
  • 197 foi a média de permanência dos usuários
  • 112 curtiram e aprovaram o conteúdo
  • 54 pessoas interagiram com comentários

Essa interação e engajamento dos participantes validou o posicionamento e divulgação correta do conteúdo, como também a propriedade da discussão, que manteve a média de espectadores ativos até a finalização.

A seguir os comentários e as métricas observadas na live:

Mais sobre:

Gostou? Compartilhe.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest

Veja mais conteúdos que podem te interessar

Compartilhamos toda nossa expertise sem enrolação

4 de março de 2020
Escolher uma agência errada pode se tornar uma dor de cabeça, os materiais e planejamentos não saem como o esperado e te deixam refém de um conteúdo não satisfatório.
30 de junho de 2021
Procurando maneiras do seu negócio ter resultados com o Inbound Marketing? Explicamos nesse artigo como funciona uma das ferramentas mais famosas no mercado do inbound,
13 de dezembro de 2019
Com 15 anos de história, a EliteSoft é pioneira no ramo de softwares para provedores de internet e ao longo desse tempo, construiu uma sólida experiência para atender de maneira completa empresas de telecomunicações.
5 de outubro de 2021
O marketing humanizado vem ganhando cada vez mais espaço, uma vez que as relações mecânicas não estão mais atrativas aos clientes.
7 de dezembro de 2021
Com o propósito de controlar a disseminação do vírus e facilitar a vida cotidiana, os controles de acesso vieram para ficar.
23 de novembro de 2021
Você já ouviu falar sobre a automação de marketing? Se ainda é novidade para você ou ainda tem dúvidas quanto a efetividade do processo, continue lendo!
23 de dezembro de 2021
Você sabia que perde dinheiro toda vez que o site da sua empresa não aparece na primeira página do Google?
6 de julho de 2021
Conheça como o marketing para a Clínica de Estética Dra. Marina Valotto trouxe leads todos os dias e fez a empresa crescer além do meio digital.
9 de março de 2021
O mundo imobiliário, com destaque para os imóveis de alto padrão, passou por um grande ‘boom’ durante a pandemia em decorrência do isolamento social.
21 de julho de 2020
Ao anunciar com o Google Ads, é muito importante estar atento a alguns fatores para que sua campanha seja um sucesso. Entender como a plataforma funciona, os tipos de anúncios, as métricas para estar atento e o que fazer com elas, são essenciais.

Empresas que decidiram
ir
mais longe!