WhatsApp Marketing para crescer em vendas

Assunto: |
Publicado em: 19 de agosto de 2020
Joaquim Bontorin

Joaquim Bontorin

Tempo de Leitura : 5 minutos

O WhatsApp Marketing é um excelente recurso que, se usado corretamente, te ajuda a manter contato direto com seus cliente e aumentar suas vendas.

Aqui nesse artigo você vai encontrar:
1. O WhatsApp
2. WhatsApp Business
3. O que é WhatsApp Marketing?
4. Como fazer WhatsApp Marketing?
5. Precauções e Cuidados
6. Comece a utilizar WhatsApp Marketing!

O WhatsApp

Começando como apenas um aplicativo para troca de mensagens, o WhatsApp é um aplicativo que caiu nas graças do brasileiro e do mundo, e vem ganhando funcionalidades e ferramentas com o passar do tempo. Por ser gratuito e prático, logo se popularizou e já conta com 100 milhões de usuários só em território brasileiro, mundialmente são 1,5 bilhão.

Com tudo isso de usuários, ele transborda clientes em potencial. Qualquer que seja a sua persona, ela estará no aplicativo. E isso fez com que as empresas enxergassem um enorme potencial em utilizar o WhatsApp como uma ferramenta de marketing.

WhatsApp Business

Não demorou muito para surgir o WhatsApp Business, facilitando o caminho para quem já usufruía do WhatsApp para conversar com seus clientes.

O novo aplicativo tem como objetivo gerenciar a comunicação entre as empresas de pequeno e médio porte, e seus clientes. Basta um número que ainda não tenha sido cadastrado na versão comum, e já é possível criar um perfil com informações necessárias do seu negócio, como endereço, horário de atendimento e e-mail para contato.

Novos recursos

Seu design é semelhante ao WhatsApp original, mas conta com recursos como a categorização de conversas, permitindo separar os clientes com maior propriedade. Também permite programar respostas automáticas e acompanhar as estatísticas das mensagens lidas pelos usuários.

Essas novas possibilidades de automatização, organização e rapidez nas respostas, chamaram a atenção das empresas. E foi assim que surgiu o WhatsApp Marketing.

O que é WhatsApp Marketing?

O WhatsApp Marketing é uma das formas mais econômicas e acessíveis de se fazer marketing digital: o aplicativo (tanto o comum, quanto o business) é gratuito e só precisa de um celular. É uma forma diferenciada de se comunicar, vender e iniciar relacionamento com os clientes.

A ferramenta permite que você mantenha um contato direto com seu público, em tempo real, sendo uma ótima forma de oferecer um tratamento exclusivo, tirar dúvidas e fechar vendas, de imediato.

Quase todo brasileiro que possui um smartphone, tem o WhatsApp instalado nele. A taxa de abertura de mensagens do aplicativo é de 70%, tendo grandes chances do cliente abrir a sua mensagem e visualizar seu conteúdo.

 Logo, o WhatsApp Marketing tem enormes chances de chegar ao seu público e aumentar o alcance da sua marca.

Como fazer WhatsApp Marketing?

Justamente por ser de fácil uso, muitos cometem o erro de achar que já dominam da ferramente. Acontece que pode precisar apenas de um erro para que a imagem da sua empresa fique manchada.

Pensando nisso, trouxemos orientações de como fazer corretamente um WhatsApp Marketing.

Impulsionar vendas

Uma estratégia de atração e retenção de clientes é o envio de descontos, ofertas e promoções. Você pode usar a plataforma para avisar da chegada de novos produtos ou enviar o catalogo da sua loja com as promoções do dia, por exemplo.

Também é possível que haja a divulgação de anúncios. Para estes, seja esperto ao utilizar gatilhos mentais que influenciarão nos cliques.

>> Acesse também: Anúncios pagos: quanto devo investir?

Artigos e conteúdos

Para mostrar prestatividade ou um grande domínio da área que você atua, envie conteúdos relacionados ao seu nicho mostrando as principais tendências, respondendo dúvidas dos clientes ou dicas úteis e possíveis de se aplicarem.

Você também pode aproveitar para aumentar o tráfego do seu site, com links que o levarão para a página onde o artigo foi publicado.

Conversão de leads

Uma das principais ações que você pode fazer no WhatsApp Marketing é uni-lo ao marketing de conteúdo visando a conversão de leads.

>> Acesse também: Cliente -lead- não cai do céu

Envie links para ebooks, convites para palestrar onlines ou até mesmo cupons, e ao clicar, o usuário seja direcionado para uma landing page atrativa, que captará seu lead.

Fidelização

O público tende a se sentir mais próximo de marcas que solidarizem com causas sociais ou contem histórias de pessoas reais, por exemplo. Assim, quando essa empatia é construída, a marca passa a ser lembrada ao fazer uma compra. Deixa de ser apenas um produto e se torna uma causa.

Mostrar que realmente se importa com seu cliente é útil até mesmo em casos de retratação. Proporcionar um atendimento exclusivo e personalizado via WhatsApp após qualquer experiência negativa é um dos casos. A oportunidade de oferecer respostas imediatas e a solução que mais agrada o cliente, mostrar que está disposto a ouvir suas queixas e fará de tudo para que não se repita, acaba até mesmo o fidelizando.

Listas e automação de mensagens

Fazer listas de transmissão também é uma boa escolha. Assim, evita a necessidade de enviar a mesma mensagem para seus clientes, uma de cada vez.

Outra opção é automatizar mensagens. Uma situação em que a automação é vantajosa, é quando o consumidor manda uma mensagem fora do horário de atendimento e, ao invés de ficar aguardando uma resposta, recebe uma mensagem automática informando que responderá assim que possível.

Precauções e cuidados

O WhatsApp Marketing é uma ferramenta excelente, mas temos que saber apreciá-la com moderação. Portanto, trouxemos aqui algumas situações que você deve estar atento para acabar não revertendo todo o planejamento e execução em algo negativo.

  • Tenha noção com o horário. Não envie mensagem durante a madrugada ou em horários inadequados;
  • Não faça spam. Lotar a caixa de mensagens do seu cliente só leva a um distanciamento da empresa;
  • Responda a todos. Antes mesmo de começar a se utilizar do Whatsapp Marketing, certifique-se que tenha disponibilidade o suficiente para responder todos que mandarem mensagens;
  • Não é sobre você o tempo todo. Não fique falando apenas da sua marca e feitos, planeje conteúdos descontraídos que agradem seus clientes;
  • Peça permissão. Antes de começar a enviar mensagens, pergunte se a pessoa gostaria de recebê-las;
  • Saiba ser rejeitado. Afinal, é perfeitamente normal.

Comece a utilizar WhatsApp Marketing!

O WhatsApp Marketing é um forte aliado para manter o relacionamento com clientes. Além de prático, grátis e acessível para qualquer empreendedor, também não possui uma limitação no alcance orgânico, como no Facebook.

Oferece atendimento e suporte em tempo real, tem uma alta taxa de abertura, gera leads para seu negócio e ainda não saturou de concorrência. O WhatsApp Marketing tem tudo para ajudar você a aumentar suas vendas, basta planejar e produzir conteúdos que agradem a sua audiência.

Só tenha cuidado com exageros ou deslizes, dedique-se ao WhatsApp apenas se tiver condições de responder a todos, sem deixar alguém de lado. 

Quer explorar todo potencial dessa estratégia? Conte conosco!

Mais sobre:

Gostou? Compartilhe.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest

Veja mais conteúdos que podem te interessar

Compartilhamos toda nossa expertise sem enrolação

16 de dezembro de 2020
O presente parece incerto. Como nós podemos saber o que nos aguarda amanhã? Vamos perguntas aos que já estão moldando o futuro: A Geração Z.
17 de junho de 2020
O marketing é a chave para você impulsionar seu negócio, mas na maioria dos casos ele ainda é muito pouco explorado. É possível ir além de fazer propaganda, de entregar panfleto e de ter um site bem feito. Ele é o principal aliado das empresas que possuem visão a longo prazo. 
16 de junho de 2021
A Giro Semijoias está há 22 anos atuando no mercado de revenda de semijoias no atacado e estava em busca de aumentar seu volume de contatos.
23 de novembro de 2021
Você já ouviu falar sobre a automação de marketing? Se ainda é novidade para você ou ainda tem dúvidas quanto a efetividade do processo, continue lendo!
1 de abril de 2022
Entenda como orquestramos um crescimento digital, geramos vendas e posicionamos a marca Alquimeria - Flores & Aromas
6 de maio de 2020
Fique por dentro das sugestões de como adaptar as estratégias de marketing do seu negócio para superar essa época tão desafiadora e garantir bons resultados. 
28 de abril de 2021
Em 3 meses aumentamos o número de leads da unidade de Londrina! Confira o trabalho feito pela JoB para triplicamos oportunidades de negócio.
1 de abril de 2021
Saiba como decolamos as vendas da Alumiframe e reforçamos a autoridade da marca nas redes sociais através do marketing para arquitetura.
9 de março de 2021
O mundo imobiliário, com destaque para os imóveis de alto padrão, passou por um grande ‘boom’ durante a pandemia em decorrência do isolamento social.
7 de abril de 2022
Agora não basta apenas ter uma presença digital, é preciso atuar de forma estratégica para que sua empresa seja vista, lembrada e escolhida.

Empresas que decidiram
ir
mais longe!