O WhatsApp Marketing é um excelente recurso que, se usado corretamente, te ajuda a manter contato direto com seus cliente e aumentar suas vendas.
Aqui nesse artigo você vai encontrar:
1. O WhatsApp
2. WhatsApp Business
3. O que é WhatsApp Marketing?
4. Como fazer WhatsApp Marketing?
5. Precauções e Cuidados
6. Comece a utilizar WhatsApp Marketing!
O WhatsApp
Começando como apenas um aplicativo para troca de mensagens, o WhatsApp é um aplicativo que caiu nas graças do brasileiro e do mundo, e vem ganhando funcionalidades e ferramentas com o passar do tempo. Por ser gratuito e prático, logo se popularizou e já conta com 100 milhões de usuários só em território brasileiro, mundialmente são 1,5 bilhão.
Com tudo isso de usuários, ele transborda clientes em potencial. Qualquer que seja a sua persona, ela estará no aplicativo. E isso fez com que as empresas enxergassem um enorme potencial em utilizar o WhatsApp como uma ferramenta de marketing.
WhatsApp Business
Não demorou muito para surgir o WhatsApp Business, facilitando o caminho para quem já usufruía do WhatsApp para conversar com seus clientes.
O novo aplicativo tem como objetivo gerenciar a comunicação entre as empresas de pequeno e médio porte, e seus clientes. Basta um número que ainda não tenha sido cadastrado na versão comum, e já é possível criar um perfil com informações necessárias do seu negócio, como endereço, horário de atendimento e e-mail para contato.
Novos recursos
Seu design é semelhante ao WhatsApp original, mas conta com recursos como a categorização de conversas, permitindo separar os clientes com maior propriedade. Também permite programar respostas automáticas e acompanhar as estatísticas das mensagens lidas pelos usuários.
Essas novas possibilidades de automatização, organização e rapidez nas respostas, chamaram a atenção das empresas. E foi assim que surgiu o WhatsApp Marketing.
O que é WhatsApp Marketing?
O WhatsApp Marketing é uma das formas mais econômicas e acessíveis de se fazer marketing digital: o aplicativo (tanto o comum, quanto o business) é gratuito e só precisa de um celular. É uma forma diferenciada de se comunicar, vender e iniciar relacionamento com os clientes.
A ferramenta permite que você mantenha um contato direto com seu público, em tempo real, sendo uma ótima forma de oferecer um tratamento exclusivo, tirar dúvidas e fechar vendas, de imediato.
Quase todo brasileiro que possui um smartphone, tem o WhatsApp instalado nele. A taxa de abertura de mensagens do aplicativo é de 70%, tendo grandes chances do cliente abrir a sua mensagem e visualizar seu conteúdo.
Logo, o WhatsApp Marketing tem enormes chances de chegar ao seu público e aumentar o alcance da sua marca.
Como fazer WhatsApp Marketing?
Justamente por ser de fácil uso, muitos cometem o erro de achar que já dominam da ferramente. Acontece que pode precisar apenas de um erro para que a imagem da sua empresa fique manchada.
Pensando nisso, trouxemos orientações de como fazer corretamente um WhatsApp Marketing.
Impulsionar vendas
Uma estratégia de atração e retenção de clientes é o envio de descontos, ofertas e promoções. Você pode usar a plataforma para avisar da chegada de novos produtos ou enviar o catalogo da sua loja com as promoções do dia, por exemplo.
Também é possível que haja a divulgação de anúncios. Para estes, seja esperto ao utilizar gatilhos mentais que influenciarão nos cliques.
>> Acesse também: Anúncios pagos: quanto devo investir?
Artigos e conteúdos
Para mostrar prestatividade ou um grande domínio da área que você atua, envie conteúdos relacionados ao seu nicho mostrando as principais tendências, respondendo dúvidas dos clientes ou dicas úteis e possíveis de se aplicarem.
Você também pode aproveitar para aumentar o tráfego do seu site, com links que o levarão para a página onde o artigo foi publicado.
Conversão de leads
Uma das principais ações que você pode fazer no WhatsApp Marketing é uni-lo ao marketing de conteúdo visando a conversão de leads.
>> Acesse também: Cliente -lead- não cai do céu
Envie links para ebooks, convites para palestrar onlines ou até mesmo cupons, e ao clicar, o usuário seja direcionado para uma landing page atrativa, que captará seu lead.
Fidelização
O público tende a se sentir mais próximo de marcas que solidarizem com causas sociais ou contem histórias de pessoas reais, por exemplo. Assim, quando essa empatia é construída, a marca passa a ser lembrada ao fazer uma compra. Deixa de ser apenas um produto e se torna uma causa.
Mostrar que realmente se importa com seu cliente é útil até mesmo em casos de retratação. Proporcionar um atendimento exclusivo e personalizado via WhatsApp após qualquer experiência negativa é um dos casos. A oportunidade de oferecer respostas imediatas e a solução que mais agrada o cliente, mostrar que está disposto a ouvir suas queixas e fará de tudo para que não se repita, acaba até mesmo o fidelizando.
Listas e automação de mensagens
Fazer listas de transmissão também é uma boa escolha. Assim, evita a necessidade de enviar a mesma mensagem para seus clientes, uma de cada vez.
Outra opção é automatizar mensagens. Uma situação em que a automação é vantajosa, é quando o consumidor manda uma mensagem fora do horário de atendimento e, ao invés de ficar aguardando uma resposta, recebe uma mensagem automática informando que responderá assim que possível.
Precauções e cuidados
O WhatsApp Marketing é uma ferramenta excelente, mas temos que saber apreciá-la com moderação. Portanto, trouxemos aqui algumas situações que você deve estar atento para acabar não revertendo todo o planejamento e execução em algo negativo.
- Tenha noção com o horário. Não envie mensagem durante a madrugada ou em horários inadequados;
- Não faça spam. Lotar a caixa de mensagens do seu cliente só leva a um distanciamento da empresa;
- Responda a todos. Antes mesmo de começar a se utilizar do Whatsapp Marketing, certifique-se que tenha disponibilidade o suficiente para responder todos que mandarem mensagens;
- Não é sobre você o tempo todo. Não fique falando apenas da sua marca e feitos, planeje conteúdos descontraídos que agradem seus clientes;
- Peça permissão. Antes de começar a enviar mensagens, pergunte se a pessoa gostaria de recebê-las;
- Saiba ser rejeitado. Afinal, é perfeitamente normal.
Comece a utilizar WhatsApp Marketing!
O WhatsApp Marketing é um forte aliado para manter o relacionamento com clientes. Além de prático, grátis e acessível para qualquer empreendedor, também não possui uma limitação no alcance orgânico, como no Facebook.
Oferece atendimento e suporte em tempo real, tem uma alta taxa de abertura, gera leads para seu negócio e ainda não saturou de concorrência. O WhatsApp Marketing tem tudo para ajudar você a aumentar suas vendas, basta planejar e produzir conteúdos que agradem a sua audiência.
Só tenha cuidado com exageros ou deslizes, dedique-se ao WhatsApp apenas se tiver condições de responder a todos, sem deixar alguém de lado.
Quer explorar todo potencial dessa estratégia? Conte conosco!