Quando analisamos as possibilidades que o marketing digital traz hoje, em comparação ao marketing offline tradicional, ficamos maravilhados.
Há poucos anos, dizer que seria possível saber a quantidade exata de pessoas que acessaram cada página do seu site, blog ou redes sociais, e que, além disso, seria possível exibir anúncios personalizados para cada tipo de visitante, conforme seu comportamento, localização ou outros parâmetros, seria considerado cena de filme de ficção científica.
Mas as novas tecnologias evoluíram – e continuam evoluindo – em uma velocidade tão alucinante que muitas vezes, até nós que somos especialistas em Marketing Digital, sentimos dificuldade em acompanhar todas as novidades.
E um dos grandes benefícios que a tecnologia trouxe foi a automação de marketing, ou seja, tornar automático atividades que, se fossem feitas manualmente, levariam muito tempo e talvez não fossem tão efetivas.
Vamos entender melhor?
O que NÃO é automação de marketing
Primeiro, precisamos deixar uma coisa clara. Quando falamos em automação de marketing não estamos nos referindo àqueles robôs nas redes sociais que seguem perfis em massa ou fazem comentários e enviam mensagens indesejadas.
Não recomendamos esse tipo de automação aos nossos clientes, pois, além de ser invasiva e pouco efetiva, ainda desrespeita as políticas de uso do Instagram, Facebook e demais redes sociais.
O que é uma automação de marketing eficiente?
A automação de marketing que funciona é aquela que está inserida dentro de uma estratégia de marketing e tem objetivos claros e bem definidos. Para isso, é importante ter pessoas que saibam interpretar e analisar os dados obtidos para tomar as melhores decisões.
Outro ponto importante é que a automação deve respeitar a privacidade do usuário e as regras da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), ou seja, colhendo dados e enviando mensagens apenas quando o usuário autorizar.
Exemplos de automação de marketing digital
- Envio de e-mails personalizados para leads e clientes, conforme o interesse, comportamento e estágio do funil;
- Captação de dados dos leads por meio de landing pages, pop-ups e formulários;
- Agendamento de publicações nas redes sociais;
- Criação de públicos personalizados e semelhantes para anúncios mais efetivos;
- Acompanhamento dos leads em todas as páginas de vendas, o que acessam, como interagem com os conteúdos recebidos etc.;
- Lead score que atribui pontuação para os leads segundo o perfil e a interação com seus conteúdos;
- Levantamento de dados dos usuários e desempenho de anúncios, posts orgânicos, sites, entre outros para desenvolvimento de estratégia de marketing.
Automação e Inbound Marketing, uma dupla de sucesso
Uma das estratégias que mais se beneficia das ferramentas de automação é o Inbound Marketing. Nessa tática pouco invasiva, o potencial cliente é quem chega até a empresa, normalmente através do Marketing de Conteúdo, que disponibiliza materiais de alta relevância ao visitante, em troca de dados, como nome e e-mail.
A partir daí, inicia-se um relacionamento entre a marca e o lead, geralmente por e-mail, em que a intenção da empresa é conduzi-lo pelo funil de marketing, educando, respondendo às objeções e, aos poucos, mostrando que sua solução é a melhor para o problema que o lead enfrenta naquele momento.
Essa jornada pode ser curta ou longa, dependendo do tipo de negócio e, por isso, a automação é tão importante, pois permite que essa comunicação seja feita de forma contínua, direcionada, personalizada e automática.
Assim, a equipe de vendas só irá entrar em ação quando esse lead estiver pronto para a compra, otimizando o tempo da equipe e aumentando muito as chances de venda.
Como operacionalizar uma automação de marketing?
Provavelmente, a essa altura você deve estar se perguntando como é possível fazer tudo isso. E a resposta é simples: por meio da tecnologia!
Um exemplo é a RD Station, o software de automação de marketing mais usado no Brasil. Sua popularidade se dá pela grande quantidade de recursos disponíveis, como criação de landing pages, formulários, pop-ups, segmentação de contatos por lead score ou comportamento, criação de fluxos de e-mails automatizados, entre outros.
E isso é apenas a pontinha do iceberg. A automação de marketing permite uma infinidade de possibilidades às empresas, mas para funcionar é preciso ter por trás uma estratégia bem desenhada e uma equipe que saiba como operacionalizar o que foi planejado.
Automação sem estratégia não traz resultados
Muitas vezes, chegam clientes aqui na Job falando que já testaram e para eles a automação não dá certo. Mas, no desenrolar da conversa, percebo o problema de fato: na grande maioria dos casos, a automação foi utilizada de forma errada, seja por falta de conhecimento técnico, seja por falta de uma boa estratégia.
Por isso, aqui na Job, temos uma equipe especializada na elaboração de estratégias efetivas de Inbound Marketing e no gerenciamento do RD Station e acompanhamento de métricas e KPIS, para que possam ser feitos ajustes no meio do caminho a fim de alcançar os objetivos e metas traçados.
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