Como escolher a palavra-chave certa?

Assunto: |
Publicado em: 23 de fevereiro de 2022
Joaquim Bontorin

Joaquim Bontorin

Tempo de Leitura : 3 minutos

A escolha de uma palavra-chave correta na hora da construção e alimentação do seu site é essencial para conquistar um bom posicionamento orgânico nos mecanismos de busca, como o Google. Todos devem investir em um bom posicionamento orgânico, estar no topo da página de pesquisa significa consolidar a presença digital e gerar um tráfego extremamente qualificado, sem pagar nada a mais para tal.

Pensando nisso, nós da JoB fizemos esse artigo para ajudar você a compreender como realizar a seleção de palavras-chaves, também comumente conhecidas como keywords, corretamente, de acordo com o que seus potenciais clientes buscam e a crescer no mercado competitivo. Confira! 

Obtenha um bom posicionamento orgânico escolhendo a palavra-chave certeira

Os tipos de palavra-chave

Sabia que nem sempre a keyword com maior volume de buscas é a mais adequada para você? Existem três categorias que as palavras-chaves podem ser divididas: cauda curta, cauda média e cauda longa. Parece difícil? Mas calma que a gente te explica o que são!  

Essa diferenciação corresponde ao tamanho da frase a ser utilizada como keyword, que acaba afetando os resultados das buscas. Caso você deseje aumentar o tráfego do seu site significamente, as caudas curtas são as mais indicadas, pois as buscas por termos simples e curtos são mais concorridas. 

As de cauda média são termos um pouco mais específicos que as de cauda curta, onde a concorrência é menor. E, por fim, as de cauda longa, que possuem um volume de busca bem menos expressivo e com grande especificidade no termo, que atingem potenciais clientes com exatidão.

Segmentações antes da escolha

Para que seja possível definir a palavra-chave ideal para a sua empresa, que a colocará no topo das buscas, é preciso conhecer a sua persona. Persona é uma representação fictícia do seu cliente ideal e, como é baseada em dados reais sobre clientes, para defini-la nada melhor que conversar diretamente com a base de clientes.

Procure padrões no estilo de vida, idade, comportamento, sexo, hábitos de consumo, compras e serviços. Definida a persona da sua empresa, agora é guiar a produção de conteúdo voltada a ela! 

Busque por padrões em clientes e defina a persona

Como e onde encontrar palavras-chaves

Essas ferramentas são extremamente práticas, basta digitar o tema que as principais buscas relacionadas irão surgir. Nossas recomendações são o Google Trends, o Keyword Planner e o UbberSuggest

As duas primeiras plataformas são mantidas diretamente do próprio Google, portanto suas informações são de enorme qualidade. O UbberSuggest, por sua vez, possui um limite de três pesquisas gratuitas por dia, oferecendo a versão paga para pesquisas ilimitadas.

Portanto, caso você não tenha uma keyword definida, pode buscar nessas ferramentas os termos mais procurados e criar um material a partir disso. Mas, caso já tenha uma palavra-chave escolhida, use-

Nossos cases de sucesso

Quando o assunto é SEO e posicionamento orgânico, grandes empresas escolheram confiar na JoB para um trabalho bem feito e, claro, se tornaram um dos nossos cases de sucesso. A Value Group, empresa de consultoria empresarial, que transferiu a sua autoridade já presente no meio das indicações para as plataformas digitais (confira o case) e a Alumiframe, que decolamos as vendas e reforçamos a autoridade da marca nas redes sociais (confira).

Mas também como aplicamos as habilidades de SEO em nós mesmos, ocupando as primeiras posições do Google para “BNI Londrina” (confira o artigo) e para “Especialista em tráfego pago Londrina” (leia aqui), que nos gera contatos diários de potenciais clientes. 

SEO BNI Londrina
Ocupamos a primeira posição de forma orgânica com a palavra-chave "BNI Londrina"

Junte-se você também ao nosso time de cases de sucesso! A JoB também oferece serviços de tráfego pago, inbound marketing e consultoria estratégica, perfeito para sua empresa decolar! Vamos conversar?

Mais sobre:

Gostou? Compartilhe.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest

Veja mais conteúdos que podem te interessar

Compartilhamos toda nossa expertise sem enrolação

7 de abril de 2022
Agora não basta apenas ter uma presença digital, é preciso atuar de forma estratégica para que sua empresa seja vista, lembrada e escolhida.
6 de fevereiro de 2020
Você já se preparou para os desafios de 2020? Planejar o ano financeiro de sua empresa é uma tarefa recorrente e que sempre deve estar em dia. Mas o que você vai fazer para bater as metas tão sonhadas, ou até mesmo extrapolá-las.
30 de junho de 2021
Procurando maneiras do seu negócio ter resultados com o Inbound Marketing? Explicamos nesse artigo como funciona uma das ferramentas mais famosas no mercado do inbound,
23 de fevereiro de 2022
Saiba como realizar a seleção de palavras-chaves e cresça no mercado competitivo.
5 de janeiro de 2021
Pesquisas do Google de 2020 dizem muito sobre como o marketing digital deve atuar em 2021.
23 de dezembro de 2021
Você sabia que perde dinheiro toda vez que o site da sua empresa não aparece na primeira página do Google?
3 de junho de 2021
Tropical Derm ® Tattoo Aftercare é, como o próprio produto se descreve, a solução de tratamento pós tatuagem utilizada na fase inicial da cicatrização, funcionando como uma “segunda pele”.
12 de julho de 2020
Perdendo cada vez mais espaço e visibilidade no meio org}anico, pensar em uma nova estratégia para novos negócios é o melhor a se fazer.
17 de julho de 2020
Durante a crise causada pela pandemia, é importante focar em ações que deem resultados a curto prazo, como é o caso dos anúncios pagos. Buscando reduzir custos, o setor de marketing é o que mais sofre perdas, pois poucos sabem que quando utilizado de maneira correta, é o que pode ser o diferencial pra o seu sucesso. 
6 de fevereiro de 2020
Você já se preparou para os desafios de 2020? Planejar o ano financeiro de sua empresa é uma tarefa recorrente e que sempre deve estar em dia. Mas o que você vai fazer para bater as metas tão sonhadas, ou até mesmo extrapolá-las.

Empresas que decidiram
ir
mais longe!