JoB Marketing Estratégico - Agência de Marketing Digital

5 dicas de como fazer um anúncio de qualidade para o Facebook e Instagram

Assunto: |
Publicado em: 16 de setembro de 2022
Joaquim Bontorin

Joaquim Bontorin

Tempo de Leitura : 6 minutos

Para ajudar você a ter melhores resultados em seus anúncios de marketing digital, daremos dicas e informações importantes de como melhorar a definição da sua audiência e criativos e outros quesitos relevantes para ter um anúncio de sucesso! 

A audiência de anúncios, basicamente é o usuário que recebe o anúncio enquanto navega pelas redes sociais, mas há alguns pontos para cuidar ao criar sua campanha, lhe daremos mais detalhes a seguir. 

Quando falamos de criativo, queremos dizer que é um conjunto de elementos que são essenciais em anúncios, eles podem ser imagens, vídeos, áudios entre outras formas que serão exibidas aos usuários. 

Esse universo dos anúncios pode ser complicado num primeiro momento, mas esse é o nosso “JoB” (entendeu o trocadilho? rs) descomplicar e desmistificar esse canal, para que sua tratativa com a sua agência seja a melhor.

Nós da JoB, juntamos as melhores informações sobre como definir a audiência e criativos para anúncios, na hora de configurá-lo nas plataformas da Meta (Facebook e Instagram), com base no conteúdo da Meta Empower, e compartilharemos contigo, para seus anúncios serem o vencedor e aparecer para os leads certos. Confira!

Melhores práticas para definição de audiência e criativos

Audiência

tipos de audiência para anúncios

Em resumo há 2 tipos, segmentação ampla e segmentação específica.

Geralmente a segmentação ampla é dada por segmentações demográficas e a partir de interesses dentro da plataforma, ela é mais recomendada para quase todo e qualquer tipo de campanha porque tem muitas ações amplas. Elas dão muita informação para os algoritmos, de acordo com o objetivo que você escolher.

A segmentação específica, é um grupo específico dentro da estratégia que pretende falar e passar uma mensagem, um público mais personalizado como idade, gênero e etc. 

Entre escolher uma segmentação muito específica e uma segmentação mais ampla, sempre escolha a mais ampla que geralmente você vai ter melhores resultados, na hora de configurar sua campanha na Meta.

Criativos

adaptação de criativos para anúncio

Eles são quem mandam geralmente no resultado da campanha. Hoje, o algoritmo trabalha baseado nas reações das pessoas em relação àquela mensagem. 

Bom, você tem um vídeo quadrado e não quer tê-lo no stories, por exemplo, porque é um formato verticalizado, como resolver isso? Existe a opção de adaptação de criativas automáticas, onde são colocados uma imagem e o texto, então a própria plataforma se adapta entre os meios

Há uma segunda opção que é um pouco melhor em termos da mensagem ideal para o formato ideal, que é a adaptação de criativos personalizados, onde no mesmo anúncio, você consegue mudar a mensagem criativa e o adaptada da melhor maneira possível de acordo com cada um dos posicionamentos. Se há um vídeo vertical, pode escolher rodar em stories e o quadrado rodar no feed, ou seja, adaptá-lo sem precisar quebrar em múltiplos anúncios.

Outro ponto importante, é trabalhar com múltiplas mensagens dentro do mesmo conjunto de anúncios, para quê? Para você deixar que a pessoa escolha a mensagem que ela mais gosta e interagir.

Por exemplo, João gosta de fast food, filmes e esportes, porém gosta mais de filmes, dessas 3 opções, se vier algum anúncio relacionado com esportes, ele achará legal, só que vai gastar mais tempo vendo o anúncio que envolva filmes. O algoritmo entende isso e entrega mais anúncios relacionados.

adaptação de criativos para anúncio

Otimização

tipo de otimização para anúncio

O tipo de otimização é um caso que precisa prestar muita atenção.

Em uma campanha de tráfego, por exemplo, em termos de resultados, você pode ter um tráfego amplo, trazer muitas pessoas para o seu site ou para o seu aplicativo, trazer pessoas de todos os tipos, até pessoas de interesse, pessoas que não tem tanto interesse na sua marca, isso é uma parte do tráfego e o tráfego específico, você pode focar em trazer menos pessoas, mas pessoas que tenham maior interesse na sua marca, então é um tráfego mais qualificado. 

Existem otimizadores diferentes para diferentes objetivos, por exemplo: otimizadores para evento de compra, de visualização, de carrinho e etc., depende da sua estratégia.

Pensando nesse tipo de campanha, temos basicamente dois tipos de estratégia: 

1 – Tráfego amplo: geralmente é mais barato só que a taxa de conversão dele é um pouco menor. 

2 – Tráfego específico: como o nome diz, mais específico, mais inteligente, mais qualificado, ele é mais caro, porém, a taxa de conversão é maior. 

Então, como determinar isso dentro de uma campanha, dentro de um conjunto de anúncios? Escolhemos o objetivo de tráfego como exemplo e dentro do tráfego tem conversões e visualizações de páginas de destino como utilizadores.

a – Conversão, é onde irá qualificar o tráfego e trazer pessoas que tendem a consumir realmente o produto ou serviço, então ao trazer menos pessoas, elas estarão mais qualificadas.

b – Visualizações de página de destino, traz muita gente que tem a tendência somente a visitar a página. Não seriamente eles irão comprar, porém ocorre um volume maior.

É preciso analisar a campanha, pois ambas têm dores diferentes para cada um dos objetivos.

Identidade, formato e mídia

identidade, formato e mídia

A identidade, é determinar a plataforma, o Facebook ou Instagram. Nelas há 3 grandes formatos, o carrossel, coleção e a imagem ou vídeo único.

O carrossel serve tanto para colocar imagens quanto vídeos, pode ser acrescentado ambos num mesmo carrossel. 

A coleção são quadradinhos que você pode determinar uma experiência instantânea, que é como se fosse um microsite, se você tiver um catálogo você pode jogar para os produtos do seu catálogo.

A mídia é o vídeo ou imagem, cada um desses formatos terá um propósito diferente. No guia de anúncios, e a tabela de recomendações de proporções por posicionamento, é um recurso útil para todos os tipos de criativo, tem todos os tipos de informações, depois você vai determinar os textos e os links. 

Texto e links

texto e links dicas para anúncio

É bom que ele seja direto ao ponto. No seu anúncio, você coloca as informações principais, é ele que vai aparecer no posicionamento, já as demais informações devem reforçá-las na parte criativa, num vídeo, na imagem. Você pode usar @ para marcar perfis, ou páginas do Facebook, recomenda-se 125 caracteres ou menos

A URL do site sempre deve dar uma atenção especial. A página de destino deve possuir funcionalidade, ou poderá ser a razão para seu anúncio ser reprovado.  E o CTA, o famoso “botãozinho” de chamado para ação, (“Veja mais“; “Aprenda mais“; “Baixe o aplicativo“; por exemplo) também é importante ter um cuidado, isso ajuda muito. 

Dica bônus!

Posicionamento automático

posicionamento automático configuração de anúncio

A respeito dos posicionamentos automáticos, são basicamente uma automatização da entrega do seu anúncio entre as plataformas e os posicionamentos. A campanha está distribuindo o orçamento entre os conjuntos de anúncios diferentes e dentro de cada conjunto de anúncios ele distribui a entrega dentro das plataformas que fazem mais sentido

Por exemplo, o João tem um comportamento em fazer compras online à noite. Ao fazer compras geralmente no Instagram e não no Facebook o algoritmo vai aprendendo que ele  não precisa mostrar muitos anúncios de interesse do João no Facebook, porque ele usa esporadicamente o Facebook.

O algoritmo aprendeu que o João não compra no Facebook, pois usa-o pouco mas  tem contato intenso no Instagram e é por lá que a compra acontece

Com isso, o algoritmo deixa de gastar dinheiro com João no Facebook, durante o dia, e começa a gastar mais dinheiro com ele no Instagram durante a noite, então ele entende o seu comportamento, a navegação entre plataformas e qual é a melhor escolha possível para cada pessoa nessa configuração.

Qualifique seus anúncios conosco!

Por fim, ao ter boas estratégias de marketing digital, é indispensável uma atenção especial à audiência conforme seus objetivos e aos criativos, eles são essenciais para sua empresa se você busca alavancar os resultados de anúncios e conversões.

Esperamos que tenha aproveitado a leitura. A JoB é Especialista de Tráfego Pago em Londrina , fale conosco para saber mais como ter melhores resultados em seu negócio, e torne-se mais um dos nossos cases de sucesso!

Confira também nosso e-book de Planejamento Estratégico de Redes Sociais e aumente ainda mais a presença online do seu negócio. 

Mais sobre:

Gostou? Compartilhe.

Veja mais conteúdos que podem te interessar

Compartilhamos toda nossa expertise sem enrolação

13 de abril de 2023
Entenda melhor o que é a prática de otimização de sites, como aderir às suas estratégias, garanta grandes benefícios e alcance metas muito mais rápido.
17 de julho de 2020
Durante a crise causada pela pandemia, é importante focar em ações que deem resultados a curto prazo, como é o caso dos anúncios pagos. Buscando reduzir custos, o setor de marketing é o que mais sofre perdas, pois poucos sabem que quando utilizado de maneira correta, é o que pode ser o diferencial pra o seu sucesso. 
5 de janeiro de 2021
Pesquisas do Google de 2020 dizem muito sobre como o marketing digital deve atuar em 2021.
13 de dezembro de 2019
Com 15 anos de história, a EliteSoft é pioneira no ramo de softwares para provedores de internet e ao longo desse tempo, construiu uma sólida experiência para atender de maneira completa empresas de telecomunicações.
16 de junho de 2021
A Giro Semijoias está há 22 anos atuando no mercado de revenda de semijoias no atacado e estava em busca de aumentar seu volume de contatos.
31 de agosto de 2021
Entenda o que é email marketing e sua finalidade enquanto apresentamos o nosso case de sucesso com o grupo de networking BNI Confiance!
9 de março de 2021
O mundo imobiliário, com destaque para os imóveis de alto padrão, passou por um grande ‘boom’ durante a pandemia em decorrência do isolamento social.
6 de julho de 2021
Conheça como o marketing para a Clínica de Estética Dra. Marina Valotto trouxe leads todos os dias e fez a empresa crescer além do meio digital.
1 de fevereiro de 2024
Descubra o conceito, as funções e por que ter estratégias de marketing de serviços é essencial, saiba também, como se difere do marketing de produto e como aplicá-lo para conquistar mais clientes através de uma prestação de serviços lucrativa.
26 de setembro de 2022
Iremos mostrar o quão relevante é este assunto, e ajudar você a entender a influência por trás do marketing digital para médicos.

Empresas que decidiram
ir
mais longe!