Por que meu site não aparece no Google?

Assunto: |
Publicado em: 23 de dezembro de 2021
Joaquim Bontorin

Joaquim Bontorin

Tempo de Leitura : 4 minutos

Você sabia que perde dinheiro toda vez que o site da sua empresa não aparece na primeira página do Google? O site não está bloqueado, nem foi punido e está devidamente indexado, mas mesmo assim não aparece na ferramenta de pesquisa? Calma, que a gente te dá a solução!

Primeiro de tudo, temos que entender como a plataforma funciona: o objetivo do Google é fornecer as melhores respostas para o que o usuário procura, de uma forma eficiente e objetiva. O usuário é o protagonista e um layout bonito não é o suficiente para agradá-lo, é preciso levar outros aspectos em consideração, como SEO e um conteúdo relevante. Pensando nisso, preparamos esse artigo para te ajudar a chegar nas primeiras posições do Google, continue lendo!

Melhore o seu posicionamento no Google

O posicionamento orgânico

O sonho de toda empresa é estar no topo da página de pesquisa, gerando um tráfego qualificado e consolidando a presença digital da marca, e isso pode ser feito através do chamado posicionamento orgânico. O posicionamento orgânico não exige nenhum valor adicional além do utilizado na produção de conteúdo, mas é necessário paciência para obtê-lo: investir no orgânico é investir no longo prazo.

Essa estratégia de marketing digital atrai usuários utilizando técnicas de SEO, sigla inglesa para Ferramenta de Otimização de Busca, gerando maior credibilidade e engajamento com a sua persona. Todos que tem como objetivo crescer em um mercado competitivo devem investir  no posicionamento orgânico. 

Mesmo que demore um certo tempo para obter um bom posicionamento orgânico no Google, os conteúdos não possuem um “prazo de validade”, continuarão presentes em seu site e em constante exibição. Como fica armazenado em um local onde você tenha total controle, o conteúdo deixa de ser refém de plataformas como o Orkut, que podem acabar em determinado momento e levar seus materiais com ela.

>> Saiba Como posicionamos a Value Group no digital e ultrapassamos a meta de oportunidades para consultoria empresarial

Estratégias para um melhor posicionamento orgânico no Google

O foco do SEO é o alcance que o leitor terá de forma orgânica, fruto de um conjunto de estratégias com o objetivo de posicionar a página de destino entre os melhores resultados exibidos após a pesquisa. Por aparecer organicamente, o usuário tende a depositar uma maior confiança, uma vez que não está necessariamente relacionado a interesses comerciais. 

Trouxemos, então, dicas práticas de ações mais efetivas para que a sua empresa obtenha um bom posicionamento no Google: 

1) Conheça a sua persona

Sua persona é uma representação do cliente ideal para o seu negócio. É baseada em diversos fatores, como idade, comportamento, preferências pessoais, preocupações, sexo e até estado civil. É ela quem irá guiar a produção de conteúdo e do marketing digital, portanto o contato direto com o público-alvo facilita a avaliação.

2) Selecione palavras-chaves eficientes

As palavras-chaves são o meio pelo qual os usuários podem encontrar seu site para considerar produtos e serviços, uma vez que são fundamentais para um bom posicionamento no Google. Para escolher corretamente a palavra-chave ideal para o conteúdo que venha ser produzido, é essencial saber sobre o que sua persona está procurando, quais são suas dores. 

Existem inúmeras ferramentas que facilitam a busca pela palavra-chave perfeita, tanto gratuitas quanto pagas, basta digitar o tema que irão surgir as principais buscas feitas pelos usuários. Nós, da JoB, recomendamos o Google Trends e o UberSuggest.

3) Invista no Marketing de Conteúdo

Agora que você já identificou a persona e achou a palavra-chave perfeita e sabe o que seu público está pesquisando, hora da produção! Lembre-se que o propósito é atrair e engajar visitantes, portanto não apele tanto para o comercial. Os conteúdos podem ser feitos através de blog posts, Ebooks, podcasts… o que for atender melhor as necessidades da sua persona.

O importante é que seja original, ganhando a confiança do público e se destacando como autoridade no mercado de atuação.

4) Otimize o SEO

Não restrinja essas novas estratégias apenas para novos materiais, otimize também os já existentes! Os critérios para o ranqueamento orgânico de conteúdo não são exatamente claros, mas existem ações que podem ser feitas, como: meta-descrição de 120 a 150 caracteres, inserção de links relevantes, palavras-chaves no título e na tag alt das imagens e uma url sucinta. 

Existem diversos cursos de SEO, pagos e gratuitos, disponíveis pela internet, para que você consiga compreender ainda mais essa complexa ferramenta.

>> Leia também: Conheça o Marketing Humanizado

Links patrocinados

Como já foi dito anteriormente, o posicionamento orgânico demora um certo tempo. Caso sua empresa possua uma certa urgência em aparecer para os usuários, os links patrocinados são a solução. Existe a opção de aprender do zero a como utilizar a ferramenta, o que também demanda um período considerável, ou contratar um gestor de tráfego. 

Depois de selecionar as palavras-chaves, elaborar copy de anúncio e disponibilizar verba, a campanha entrará no ar e os resultados começarão a aparecer de forma imediata!

Melhore o seu posicionamento no Google com a JoB

Seja pelo posicionamento orgânico ou pelo tráfego pago, o importante é não deixar de aparecer. Agora que você já descobriu o que faltava para aparecer na primeira página do Google, não perca mais tempo!

Nossos serviços de consultoria estratégica, inbound marketing, tráfego de anúncios e produção de conteúdo esperam por você. Seja qual for a necessidade da sua empresa no marketing digital, a JoB pode te ajudar! Seja visto e notado conosco, alavanque suas vendas e se torne parte dos nossos grandes cases de sucesso, vamos conversar? 

Mais sobre:

Gostou? Compartilhe.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest

Veja mais conteúdos que podem te interessar

Compartilhamos toda nossa expertise sem enrolação

1 de abril de 2021
Saiba como decolamos as vendas da Alumiframe e reforçamos a autoridade da marca nas redes sociais através do marketing para arquitetura.
16 de junho de 2020
O Portal Gestão da crise é uma iniciativa de diversos profissionais e empresas que se uniram para apoiar empresários a gerir e superar crises.
5 de janeiro de 2021
Pesquisas do Google de 2020 dizem muito sobre como o marketing digital deve atuar em 2021.
13 de outubro de 2020
O fenômeno do TikTok, a rede social que vem conquistando as pessoas ao redor do mundo e que já ultrapassou 2 bilhões de downloads durante o período do Covid-19, crescimento tão frenético que nem Instagram e Facebook tiveram.
17 de julho de 2020
Durante a crise causada pela pandemia, é importante focar em ações que deem resultados a curto prazo, como é o caso dos anúncios pagos. Buscando reduzir custos, o setor de marketing é o que mais sofre perdas, pois poucos sabem que quando utilizado de maneira correta, é o que pode ser o diferencial pra o seu sucesso. 
9 de março de 2021
O mundo imobiliário, com destaque para os imóveis de alto padrão, passou por um grande ‘boom’ durante a pandemia em decorrência do isolamento social.
23 de dezembro de 2021
Você sabia que perde dinheiro toda vez que o site da sua empresa não aparece na primeira página do Google?
17 de junho de 2020
O marketing é a chave para você impulsionar seu negócio, mas na maioria dos casos ele ainda é muito pouco explorado. É possível ir além de fazer propaganda, de entregar panfleto e de ter um site bem feito. Ele é o principal aliado das empresas que possuem visão a longo prazo. 
5 de janeiro de 2021
Pesquisas do Google de 2020 dizem muito sobre como o marketing digital deve atuar em 2021.
1 de abril de 2021
Saiba como decolamos as vendas da Alumiframe e reforçamos a autoridade da marca nas redes sociais através do marketing para arquitetura.

Empresas que decidiram
ir
mais longe!