Você sabia que perde dinheiro toda vez que o site da sua empresa não aparece na primeira página do Google? O site não está bloqueado, nem foi punido e está devidamente indexado, mas mesmo assim não aparece na ferramenta de pesquisa? Calma, que a gente te dá a solução!
Primeiro de tudo, temos que entender como a plataforma funciona: o objetivo do Google é fornecer as melhores respostas para o que o usuário procura, de uma forma eficiente e objetiva. O usuário é o protagonista e um layout bonito não é o suficiente para agradá-lo, é preciso levar outros aspectos em consideração, como SEO e um conteúdo relevante. Pensando nisso, preparamos esse artigo para te ajudar a chegar nas primeiras posições do Google, continue lendo!
O posicionamento orgânico
O sonho de toda empresa é estar no topo da página de pesquisa, gerando um tráfego qualificado e consolidando a presença digital da marca, e isso pode ser feito através do chamado posicionamento orgânico. O posicionamento orgânico não exige nenhum valor adicional além do utilizado na produção de conteúdo, mas é necessário paciência para obtê-lo: investir no orgânico é investir no longo prazo.
Essa estratégia de marketing digital atrai usuários utilizando técnicas de SEO, sigla inglesa para Ferramenta de Otimização de Busca, gerando maior credibilidade e engajamento com a sua persona. Todos que tem como objetivo crescer em um mercado competitivo devem investir no posicionamento orgânico.
Mesmo que demore um certo tempo para obter um bom posicionamento orgânico no Google, os conteúdos não possuem um “prazo de validade”, continuarão presentes em seu site e em constante exibição. Como fica armazenado em um local onde você tenha total controle, o conteúdo deixa de ser refém de plataformas como o Orkut, que podem acabar em determinado momento e levar seus materiais com ela.
Estratégias para um melhor posicionamento orgânico no Google
O foco do SEO é o alcance que o leitor terá de forma orgânica, fruto de um conjunto de estratégias com o objetivo de posicionar a página de destino entre os melhores resultados exibidos após a pesquisa. Por aparecer organicamente, o usuário tende a depositar uma maior confiança, uma vez que não está necessariamente relacionado a interesses comerciais.
Trouxemos, então, dicas práticas de ações mais efetivas para que a sua empresa obtenha um bom posicionamento no Google:
1) Conheça a sua persona
Sua persona é uma representação do cliente ideal para o seu negócio. É baseada em diversos fatores, como idade, comportamento, preferências pessoais, preocupações, sexo e até estado civil. É ela quem irá guiar a produção de conteúdo e do marketing digital, portanto o contato direto com o público-alvo facilita a avaliação.
2) Selecione palavras-chaves eficientes
As palavras-chaves são o meio pelo qual os usuários podem encontrar seu site para considerar produtos e serviços, uma vez que são fundamentais para um bom posicionamento no Google. Para escolher corretamente a palavra-chave ideal para o conteúdo que venha ser produzido, é essencial saber sobre o que sua persona está procurando, quais são suas dores.
Existem inúmeras ferramentas que facilitam a busca pela palavra-chave perfeita, tanto gratuitas quanto pagas, basta digitar o tema que irão surgir as principais buscas feitas pelos usuários. Nós, da JoB, recomendamos o Google Trends e o UberSuggest.
3) Invista no Marketing de Conteúdo
Agora que você já identificou a persona e achou a palavra-chave perfeita e sabe o que seu público está pesquisando, hora da produção! Lembre-se que o propósito é atrair e engajar visitantes, portanto não apele tanto para o comercial. Os conteúdos podem ser feitos através de blog posts, Ebooks, podcasts… o que for atender melhor as necessidades da sua persona.
O importante é que seja original, ganhando a confiança do público e se destacando como autoridade no mercado de atuação.
4) Otimize o SEO
Não restrinja essas novas estratégias apenas para novos materiais, otimize também os já existentes! Os critérios para o ranqueamento orgânico de conteúdo não são exatamente claros, mas existem ações que podem ser feitas, como: meta-descrição de 120 a 150 caracteres, inserção de links relevantes, palavras-chaves no título e na tag alt das imagens e uma url sucinta.
Existem diversos cursos de SEO, pagos e gratuitos, disponíveis pela internet, para que você consiga compreender ainda mais essa complexa ferramenta.
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Links patrocinados
Como já foi dito anteriormente, o posicionamento orgânico demora um certo tempo. Caso sua empresa possua uma certa urgência em aparecer para os usuários, os links patrocinados são a solução. Existe a opção de aprender do zero a como utilizar a ferramenta, o que também demanda um período considerável, ou contratar um gestor de tráfego.
Depois de selecionar as palavras-chaves, elaborar copy de anúncio e disponibilizar verba, a campanha entrará no ar e os resultados começarão a aparecer de forma imediata!
Melhore o seu posicionamento no Google com a JoB
Seja pelo posicionamento orgânico ou pelo tráfego pago, o importante é não deixar de aparecer. Agora que você já descobriu o que faltava para aparecer na primeira página do Google, não perca mais tempo!
Nossos serviços de consultoria estratégica, inbound marketing, tráfego de anúncios e produção de conteúdo esperam por você. Seja qual for a necessidade da sua empresa no marketing digital, a JoB pode te ajudar! Seja visto e notado conosco, alavanque suas vendas e se torne parte dos nossos grandes cases de sucesso, vamos conversar?