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O Marketing em tempos de Coronavírus

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Publicado em: 6 de maio de 2020
Joaquim Bontorin

Joaquim Bontorin

Tempo de Leitura : 4 minutos

Fique por dentro das sugestões de como adaptar as estratégias de marketing do seu negócio para superar essa época tão desafiadora e garantir bons resultados. 

Pegando todos nós despreparados, o Coronavírus chegou trazendo várias mudanças no nosso dia a dia. As coisas já não estão mais como antes, os comércios devem permanecer fechados e abrem apenas os essenciais, como mercados e farmácias. Quem pode seguir as orientações da OMS e ficar em casa, começou a utilizar o home office, as aulas online e/ou lives em redes sociais de como se exercitar, tudo para não deixar de trabalhar, estudar e praticar atividade física mesmo em quarentena.

Assim como tudo mudou, as suas estratégias de marketing também devem mudar e se adaptar ao momento. Confira nesses posts algumas soluções que podem te ajudar a passar por essa crise 😉 

Invista na visibilidade da sua marca

Algumas empresas foram mais afetadas e outras menos, mas acabaram sofrendo de algum jeito. Na necessidade de cortar os gastos, é possível que haja a cogitação de redução total ou parcial dos investimentos em Marketing, “economia” que mais tarde acabará sendo prejudicial para o seu negócio. ⠀ 

Durante o período de quarentena, seja ele obrigatório ou voluntário, a internet se tornou o refúgio de todos, aumentando consideravelmente o consumo digital e se tornando sua principal aliada. Não adianta apenas lamentar as perdas, está na hora de agir. Empresas que investirem no Marketing agora terão uma recuperação melhor depois da crise. ⠀ 

Invista no marketing digital e apareça nos resultados de buscas

O orçamento para anúncios é fundamental, e o melhor jeito é investir em estratégias de baixo custo, mas que geram grandes retornos. Quem anuncia no Google Adwords tem percebido um custo menor das palavras-chaves e um aumento nos resultados das campanhas de ROI, cenário ideal para investir! Com a ferramenta, é possível garantir um bom posicionamento nas buscas online e definir o seu tipo de público a ser atingido. ⠀ 

Aparecendo durante as pesquisas certas cria-se uma familiaridade de marca, fator que será importante para o consumidor na hora de realizar a compra. As métricas também se tornam importantes, medir e analisar os dados obtidos, ver o que não está sendo vantajoso, cortar o gasto e focar onde está dando mais retorno é o melhor a se fazer. 

Qual é a sua estratégia de Marketing para o momento?

Em tempos difíceis como esse que estamos enfrentando, já tivemos e ainda teremos muitos desafios a serem superados e por isso é muito importante que haja solidariedade. É bom não apenas se posicionar a favor das medidas preventivas que evitam maior contágio do Coronavírus, mas também desenvolver uma ação que ajude a todos nós. ⠀ 

Saber se posicionar diante uma crise é fundamental. Grandes marcas já desenvolveram suas próprias estratégias de marketing para o momento, o Mercado Livre alterou a famosa logo das duas mãos se cumprimentando para o novo jeito recomendado pelos profissionais da saúde, que são os dois cotovelos se tocando, e também aconselhou a todos seus clientes a consumirem com responsabilidade e não comprarem além do necessário, pensando no coletivo.

Antiga e nova logo do Mercado Livre, respectivamente

Serviços de streaming ofereceram acessos gratuitos às suas plataformas como forma de distração, a cervejaria Ambev passou a produzir álcool em gel para hospitais públicos e o Instagram promoveu a hashtag #EmCasa. Cada um ajuda como pode. Na hora de decidir o que sua empresa pode fazer para contribuir nesse momento, a autenticidade é muito importante pois quando tudo estiver voltando ao normal, ela será essencial para que as pessoas lembrem da sua marca. 

Por fim, o foco dessa ação não deve ser vender a qualquer custo então não se deve confundir com oportunismo, todas as vantagens obtidas com a campanha escolhidas serão indiretas. 

Explore novas possibilidades

Agora é a hora de reinventar, pensar em algo novo para gerar novas conversões vendas. O que a sua empresa pode oferecer de diferencial? Adentrar um novo setor, opções de entrega, cupons de desconto ou oferecer um novo serviço podem ser a solução que você precisa!  

Um exemplo é a empresa TempoTem, que une prestadores de serviços como chaveiros, eletricistas e encanadores, e pessoas que buscam esses serviços no mesmo lugar, viu uma oportunidade em meio a pandemia, entrou em contato com uma empresa de dedetização e agora oferece um novo serviço de limpeza de ambientes com produtos capazes de matar o coronavírus. 

Desinfecção de superfícies

Como já recomendado anteriormente, invista na visibilidade do seu negócio. Quem é visto, é lembrado! Também é o momento de mostrar resultados. Com a crise, as pessoas tendem a investir no que é mais seguro, no que dá resultado. Que tal dar uma atualizada no seu blog com seus cases de sucesso? Assim você mostra que é a escolha certa e que vale a pena investir 😉 

Cursos online

Uma outra alternativa para contornar a crise que estamos enfrentando é o oferecer cursos educativos, isso porque o Coronavírus ampliou a oferta de cursos online como uma forma das pessoas se distraírem com tudo o que está acontecendo.  

O que você pode ensinar as pessoas? Qualquer coisa vale, existem cursos das mais diversas áreas, que vão desde ensinamento de leitura de tarot a como aprender a usar o Photoshop, por exemplo. Depois é só hospedar nas plataformas como a Apollo e a Udemy, que te permitem vender o conteúdo produzido! 

E então, o que você pode fazer pelo seu negócio? A visibilidade da marca é muito importante, mas também é preciso adaptar suas estratégias de Marketing para o momento. Mantenha a mente aberta e explore novas formas de inovar! Juntos superaremos essa crise.

Nós da Job estamos sempre prontos para te ajudar, clique aqui e confira nossos serviços!

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