O Marketing em tempos de Coronavírus

Assunto: |
Publicado em: 6 de maio de 2020
Joaquim Bontorin

Joaquim Bontorin

Tempo de Leitura : 4 minutos

Fique por dentro das sugestões de como adaptar as estratégias de marketing do seu negócio para superar essa época tão desafiadora e garantir bons resultados. 

Pegando todos nós despreparados, o Coronavírus chegou trazendo várias mudanças no nosso dia a dia. As coisas já não estão mais como antes, os comércios devem permanecer fechados e abrem apenas os essenciais, como mercados e farmácias. Quem pode seguir as orientações da OMS e ficar em casa, começou a utilizar o home office, as aulas online e/ou lives em redes sociais de como se exercitar, tudo para não deixar de trabalhar, estudar e praticar atividade física mesmo em quarentena.

Assim como tudo mudou, as suas estratégias de marketing também devem mudar e se adaptar ao momento. Confira nesses posts algumas soluções que podem te ajudar a passar por essa crise 😉 

Invista na visibilidade da sua marca

Algumas empresas foram mais afetadas e outras menos, mas acabaram sofrendo de algum jeito. Na necessidade de cortar os gastos, é possível que haja a cogitação de redução total ou parcial dos investimentos em Marketing, “economia” que mais tarde acabará sendo prejudicial para o seu negócio. ⠀ 

Durante o período de quarentena, seja ele obrigatório ou voluntário, a internet se tornou o refúgio de todos, aumentando consideravelmente o consumo digital e se tornando sua principal aliada. Não adianta apenas lamentar as perdas, está na hora de agir. Empresas que investirem no Marketing agora terão uma recuperação melhor depois da crise. ⠀ 

Invista no marketing digital e apareça nos resultados de buscas

O orçamento para anúncios é fundamental, e o melhor jeito é investir em estratégias de baixo custo, mas que geram grandes retornos. Quem anuncia no Google Adwords tem percebido um custo menor das palavras-chaves e um aumento nos resultados das campanhas de ROI, cenário ideal para investir! Com a ferramenta, é possível garantir um bom posicionamento nas buscas online e definir o seu tipo de público a ser atingido. ⠀ 

Aparecendo durante as pesquisas certas cria-se uma familiaridade de marca, fator que será importante para o consumidor na hora de realizar a compra. As métricas também se tornam importantes, medir e analisar os dados obtidos, ver o que não está sendo vantajoso, cortar o gasto e focar onde está dando mais retorno é o melhor a se fazer. 

Qual é a sua estratégia de Marketing para o momento?

Em tempos difíceis como esse que estamos enfrentando, já tivemos e ainda teremos muitos desafios a serem superados e por isso é muito importante que haja solidariedade. É bom não apenas se posicionar a favor das medidas preventivas que evitam maior contágio do Coronavírus, mas também desenvolver uma ação que ajude a todos nós. ⠀ 

Saber se posicionar diante uma crise é fundamental. Grandes marcas já desenvolveram suas próprias estratégias de marketing para o momento, o Mercado Livre alterou a famosa logo das duas mãos se cumprimentando para o novo jeito recomendado pelos profissionais da saúde, que são os dois cotovelos se tocando, e também aconselhou a todos seus clientes a consumirem com responsabilidade e não comprarem além do necessário, pensando no coletivo.

Antiga e nova logo do Mercado Livre, respectivamente

Serviços de streaming ofereceram acessos gratuitos às suas plataformas como forma de distração, a cervejaria Ambev passou a produzir álcool em gel para hospitais públicos e o Instagram promoveu a hashtag #EmCasa. Cada um ajuda como pode. Na hora de decidir o que sua empresa pode fazer para contribuir nesse momento, a autenticidade é muito importante pois quando tudo estiver voltando ao normal, ela será essencial para que as pessoas lembrem da sua marca. 

Por fim, o foco dessa ação não deve ser vender a qualquer custo então não se deve confundir com oportunismo, todas as vantagens obtidas com a campanha escolhidas serão indiretas. 

Explore novas possibilidades

Agora é a hora de reinventar, pensar em algo novo para gerar novas conversões vendas. O que a sua empresa pode oferecer de diferencial? Adentrar um novo setor, opções de entrega, cupons de desconto ou oferecer um novo serviço podem ser a solução que você precisa!  

Um exemplo é a empresa TempoTem, que une prestadores de serviços como chaveiros, eletricistas e encanadores, e pessoas que buscam esses serviços no mesmo lugar, viu uma oportunidade em meio a pandemia, entrou em contato com uma empresa de dedetização e agora oferece um novo serviço de limpeza de ambientes com produtos capazes de matar o coronavírus. 

Desinfecção de superfícies

Como já recomendado anteriormente, invista na visibilidade do seu negócio. Quem é visto, é lembrado! Também é o momento de mostrar resultados. Com a crise, as pessoas tendem a investir no que é mais seguro, no que dá resultado. Que tal dar uma atualizada no seu blog com seus cases de sucesso? Assim você mostra que é a escolha certa e que vale a pena investir 😉 

Cursos online

Uma outra alternativa para contornar a crise que estamos enfrentando é o oferecer cursos educativos, isso porque o Coronavírus ampliou a oferta de cursos online como uma forma das pessoas se distraírem com tudo o que está acontecendo.  

O que você pode ensinar as pessoas? Qualquer coisa vale, existem cursos das mais diversas áreas, que vão desde ensinamento de leitura de tarot a como aprender a usar o Photoshop, por exemplo. Depois é só hospedar nas plataformas como a Apollo e a Udemy, que te permitem vender o conteúdo produzido! 

E então, o que você pode fazer pelo seu negócio? A visibilidade da marca é muito importante, mas também é preciso adaptar suas estratégias de Marketing para o momento. Mantenha a mente aberta e explore novas formas de inovar! Juntos superaremos essa crise.

Nós da Job estamos sempre prontos para te ajudar, clique aqui e confira nossos serviços!

Mais sobre:

Gostou? Compartilhe.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest

Veja mais conteúdos que podem te interessar

Compartilhamos toda nossa expertise sem enrolação

15 de dezembro de 2020
Buscando entender com maior precisão quais são as expectativas dos consumidores em relação as marcas depois de um 2020 conturbado e cheio de reviravoltas,
19 de agosto de 2020
O WhatsApp Marketing é um excelente recurso que, se usado corretamente, te ajuda a manter contato direto com seus cliente e aumentar suas vendas.
1 de abril de 2021
Saiba como decolamos as vendas da Alumiframe e reforçamos a autoridade da marca nas redes sociais através do marketing para arquitetura.
10 de dezembro de 2020
Entenda a importância de ter um site Mobile Friendly para um marketing digital ainda mais proveitoso.
13 de janeiro de 2021
A AGCO, empresa líder global em soluções agrícolas, buscou a JoB para auxiliar no lançamento de um programa de parametrização de informações e dados.
13 de outubro de 2020
O fenômeno do TikTok, a rede social que vem conquistando as pessoas ao redor do mundo e que já ultrapassou 2 bilhões de downloads durante o período do Covid-19, crescimento tão frenético que nem Instagram e Facebook tiveram.
30 de junho de 2021
Procurando maneiras do seu negócio ter resultados com o Inbound Marketing? Explicamos nesse artigo como funciona uma das ferramentas mais famosas no mercado do inbound,
16 de agosto de 2021
Procurando um especialista em tráfego pago em Londrina para alavancar suas vendas? Encontrou! Os anúncios patrocinados são uma das estratégias essenciais para obter maior visibilidade,
13 de julho de 2020
Em tempos de ficar em casa, profissionais da pintura e varejistas precisam explorar novos meios para atrair clientes. Pensando nisso, criamos vídeos com dicas práticas e estratégicas para ajudá-los a passar por esse "novo normal" que nos encontramos.
6 de fevereiro de 2020
Você já se preparou para os desafios de 2020? Planejar o ano financeiro de sua empresa é uma tarefa recorrente e que sempre deve estar em dia. Mas o que você vai fazer para bater as metas tão sonhadas, ou até mesmo extrapolá-las.

Empresas que decidiram
ir
mais longe!