Inbound Marketing para Escolas gera matrículas o ano todo para o IEIJ

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Publicado em: 6 de maio de 2022
Joaquim Bontorin

Joaquim Bontorin

Tempo de Leitura : 7 minutos

Neste conteúdo iremos compartilhar um case de sucesso com inbound marketing para escolas, que foi mais um êxito na Campanha de Matrículas da Escola IEIJ. Trata-se de um case muito especial para nós, porque além de ser a primeira instituição de ensino que atendemos, não possuía um processo digital. 

Se você já conferiu o resultado da nossa primeira parceria Como ajudamos a Escola IEIJ a ter uma campanha de matrícula de sucesso?, vai compreender com excelência os assuntos tratados a seguir. Mas, sem mais delongas, confira como repetimos a dose de sucesso com a diferença de que agora temos dados para orientarem as ações dentro do marketing:

Matrículas o ano todo com inbound marketing

Matrículas o ano todo é o sonho de qualquer escola, mas poucas delas sabem que isso é possível. Matrículas não efetivamente fechadas, mas que possuem grande potencial de fechamento que as escolas acabam não trabalhando o relacionamento no decorrer do ano.

Pensar que se deve voltar atenção às matrículas somente nos períodos de maior procura é um equívoco, até porque a concorrência fica muito mais alta. Os pais estão em um ritmo frenético de mudanças e tal decisão é feita com base em muitas análises e perspectivas. 

Por isso é tão importante que a escola esteja no imaginário dessa família desde muito antes, compartilhando todas as inovações e transformações que a metodologia adotada proporcionou aos alunos ao longo do ano, mesmo que os filhos dessa família frequentem outra instituição de educação.

O que é inbound marketing para escolas?

Traduzindo para a linguagem que provavelmente está na direção, essa palavra complicada nada mais é que criar conteúdos relevantes nos meios digitais com o intuito de atrair o público e gerar tráfego para os canais da escola, que no futuro pode resultar em novas matrículas! 

Quando aplicada ao contexto educacional, o inbound marketing está em total alinhamento com o comportamento do consumidor, que por sua vez está majoritariamente na internet. Dessa forma, você aparece continuamente para o público, ressaltando todas as qualidades da instituição, e permanece no imaginário da família. Que, como mencionado anteriormente, com certeza será de grande influência na hora do consumidor tomar uma decisão.

Inbound marketing para escolas
Aluna IEIJ

O IEIJ resolveu ir além!

Anteriormente, já atendíamos a escola na frente de Gestão de Tráfego e também na Consultoria Estratégica, que unificou todas as frentes de comunicação (marketing, vendas e pedagógico) e propôs uma estratégia integrada.

Somado aos demais serviços, tivemos a grata parceria da Idee Design que é responsável por todos branding e foi à elas que recorremos nas solicitações de demandas criativas.

Nas conversas com a equipe do IEIJ, sempre enfatizamos a importância de conversar com os pais o ano todo para conquistarmos as matrículas que ainda estiverem pendentes. De acordo com nossas informações, 97% das famílias que chegam nas plataformas da instituição ainda não estão necessariamente decididas ou preparadas.

Existem muitas objeções que podem ser trabalhadas através do inbound marketing, uma delas seria o caso de pais que dizem que o preço não cabe no orçamento, mesmo cabendo. O problema é que eles não enxergam esse valor monetário na escola, e ao longo do ano é possível mudar essa visão. 

Mas, o que fazer para fechar a matrícula e não deixar essa oportunidade de negócio escapar? Continue lendo! 

O que é feito com todas as visitas que são realizadas?

A sua escola hoje trabalha com os leads? Existe um acompanhamento que é feito de verdade? No IEIJ, nós criamos automações que iam do primeiro contato com a escola até quando a família realiza a visita à estrutura, entregando um atendimento personalizado e constante.

Se, mesmo com todos esses elementos, a matrícula não for efetivada, os contatos não são desperdiçados ou deixados de lado. Junto da equipe do Comercial, identificamos e segmentamos esses pais, colocando-os em novas automações que estejam diagnosticadas nas objeções apresentadas, além das próprias observações inseridas no sistema de vendas.

Nós compreendemos que é muito difícil para uma única pessoa atender a todos os contatos, gerando o retorno no tempo correto.

Grupos de WhatsApp ou E-mails?

Se você já se perguntou “Como deve ser a comunicação digital com as famílias: WhatsApp ou Email?” nós trazemos a resposta: podem ser os dois! 

Mas vale considerar que em meio a tantas atividades e compromissos para resolver, nem sempre os pais conseguem olhar o grupo de WhatsApp da escola e, caso consigam, podem não dedicar muito tempo a isso.

Logo, o teor de complexidade das informações passadas deve ser baixo. Mensagens simples e objetivas são o indicado. É uma estratégia que pode fazer parte do processo de atendimento, mas não a mais efetiva.

No caso dos e-mails, a densidade pode ser maior e a família escolhe o melhor momento para acessar aquela comunicação. Entendemos que não há “competição” em tempo real, como acontece no WhatsApp, onde as chances da informação passar despercebida, podem ser maiores. 

Aluna IEIJ

Atração: tráfego pago e materiais chamativos

Investir em tráfego pago fora do período de matrículas é algo que as escolas parecem não achar atraente, por se tratar de um “período ruim”. Mas a realidade é outra: por ser uma época com menos anunciantes, tanto a concorrência quanto os custos são menores! Felizmente, conseguimos mudar essa perspectiva no IEIJ.

Nossos indicadores foram um sucesso: no Google Ads, comparado ao primeiro case, tivemos um aumento de impressões e cliques de mais de 25% e um aumento de oportunidades de 30%.

Na parte de conteúdos, também não deixamos a desejar. Foram elaborados diversos projetos durante a pandemia, como webséries onde foram trabalhadas temáticas que vão desde o novo processo de aprendizagem através das aulas virtuais até a reeducação alimentar dos filhos.

Também foram feitos cursos onlines e interativos de culinária para que professores e famílias cozinhassem juntos, mas cada um em sua casa. A média de conversões de leads das ações é excelente, sendo cerca de 24,36%!

Confira o teaser da Websérie Aprendizagem no Novo Normal: os detalhes que estão passando despercebidos ministrado pela Dona Zizi, uma das funcionárias mais antigas do IEIJ!

Nutrição: relacionamento por e-mail que engaje

Uma coisa é fato: para que haja engajamento, os e-mails não podem ser desinteressantes. É preciso trabalhar uma didática que provoque, que instigue e gere interesse. Algo que deve ser considerado desde o título, pois de nada adianta preparar um conteúdo incrível se o título não desperta interesse, já que o email não será aberto e o conteúdo não será lido.

Taxas de abertura dos emails de nutrição
Emails com títulos envolventes aumentm a taxa de abertura

Automação: para ganhar na escala de atendimento

Não apenas o processo de captação e nutrição de leads, mas também nos preocupamos muito com o processo de automação. A gestão do relacionamento pais e escola não tinha cunho comercial, mas de apoio e compartilhamento de informações de relevância. 

Logo, chegamos à seguinte questão: quantas coisas podem ser automatizadas para que se ganhe escala e os colaboradores possam focar em atividades que são mais necessárias para o bom andamento da escola? Será que automatizar perderá a humanização do contato?

Bom, não no nosso caso. Temos automações completamente preparadas para cada situação: pais visitantes, pais que agendam visitas, pais que consomem os conteúdos preparados pela instituição… e por aí vai! Trabalhamos e muuuito o acompanhamento dos leads por meio do CRM. 

Vendas: alinhamento entre comercial e marketing

Nossa primeira ação foi implementar o CRM que, caso você não saiba o que é, trata-se de uma ferramenta de gestão 360º de marketing, atendimento, vendas e todos os outros pontos de contato. Incrível, não?

Uma vez implantada a ferramenta, com o sistema de marketing totalmente integrado ao sistema de vendas, foi possível observar os estágios do funil de vendas e elaborar ações para fechar as matrículas. Também mapeamos o exato dos motivos de perda de oportunidades para saber como poderíamos trabalhar tais objeções nos materiais de marketing.

Além dessa integração virtual, também tivemos a integração presencial:  definimos reuniões periódicas entre o marketing e o comercial para que a linha de trabalho fosse sempre sinérgica e efetiva.

Fidelização com Inbound Marketing para escolas

Para além das iniciativas de Inbound Marketing com matrículas todos os dias, também desenvolvemos o processo de fidelização e retenção desses próprios pais, segmentados por turmas dos eventos que foram acontecendo. A fidelização é um trabalho feito com as novas famílias, mas especialmente com as já pertencentes à família IEIJ, reforçando todo o belíssimo trabalho realizado pelo pedagógico.

Inclusive, fomos ponto de apoio no processo. Auxiliamos no copywriting das mensagens utilizadas e trabalhadas comercialmente nesses fluxos de automação. 

Aluno IEIJ
Aluno IEIJ

Retomada com recorde de alunos

Como estivemos semanalmente com os pais, compartilhando tudo que acontecia dentro da escola, demonstrando que o IEIJ estava ativo, deixamos de ser estranhos ou pouco familiares. Pelo contrário, levamos a escola para dentro da casa dessas famílias. 

Logo, o resultado das estratégias de inbound marketing para escola não podia ser outro além do sucesso. Atingimos uma marca próxima ao número de alunos dos primórdios do IEIJ, com crescimento percentual de 27,95%.

A consequência direta foi que a Diretoria de Pais e Administrativa que compõem o IEIJ confirmou a importância do nosso trabalho, renovando por mais tempo nossa parceria. Não vemos a hora de voltarmos a escrever mais um case de sucesso para essa escola que tanto amamos! 

Inbound marketing para escolas é com a JoB

Agora que você já comprovou a efetividade de uma boa estratégia de inbound marketing para escolas, quando gerenciada por uma agência dedicada e comprometida, é a vez da sua escola crescer!

O que a sua instituição de ensino está esperando para ter oportunidades de matrículas geradas o ano todo? Atraia novas famílias, mantenha contato e vire um case de sucesso! Vamos conversar?

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