O seu site é Mobile Friendly?

Assunto: |
Publicado em: 10 de dezembro de 2020
Joaquim Bontorin

Joaquim Bontorin

Tempo de Leitura : 3 minutos

Entenda a importância de ter um site Mobile Friendly para um marketing digital ainda mais proveitoso e quais são os critérios a serem seguidos.

O site da sua empresa é Mobile Friendly? Você entende o que o termo significa? Caso a resposta seja negativa, saiba que está desperdiçando um grande potencial que pode impactar diretamente seus resultados e taxas de conversões. 

As pessoas estão cada vez mais utilizando dispositivos móveis para acessar a internet e, se sua organização não está adaptada para ser acessada da melhor maneira por esses meios, temos muito o que conversar.

Cenários diferentes

Ao contrário do computador, quando o acesso é feito pelo celular, uma página com muitas imagens não apenas demora mais para carregar, mas também consome muitos dados da conexão móvel. Portanto, é essencial considerar essa e outras diferenças. 

Mobile Friendly é quando essas considerações são otimizadas na página para funcionar melhor em dispositivos móveis. Talvez você já tenha ouvido falar em site responsivo e possa achar que ambos são a mesma coisa, apenas com outro nome, mas não.

A realidade é que ser Mobile Friendly não significa ser um site responsivo, e esses dois tratam de coisas bem diferentes.

Mobile Friendly x Site Responsivo

Como dito anteriormente, os dois termos não são sinônimos, embora umas partes de suas definições possam se cruzar em determinados momentos.

Um site responsivo é aquele que vai se adaptar independente das dimensões da tela ou do navegador do usuário, de maneira que não comprometa a sua experiência. Já um site Mobile Friendly é uma página que utiliza um conjunto de medidas que proporcionam uma versão exclusiva para aparelhos móveis, seja o acesso por tablets ou celulares.

Portanto, para ser Mobile Friendly, o site não pode ser unicamente adaptável aos formatos de tela. Essa é apenas uma das medidas utilizadas. 

Requisitos para ser Mobile Friendly

Basicamente existem quatro critérios para seu site ser considerado Mobile Friendly, eles são: 

Facilidade ao navegar

Site bem estruturado para que o usuário encontre facilmente o que procura.

Rápido carregamento

Quanto mais o carregamento demorar, mais provável o usuário abandonar a página.

Bom funcionamento para telas pequenas

Compreender que as telas grandes dos computadores e as telas menores dos aparelhos móveis possuem funcionamentos diferentes, desde homepage até layout.

Usar o controle por toque

Essencial durante a navegação em dispositivos móveis.

Qual é a importância de ser Mobile Friendly?

Caso você ainda esteja procurando motivos para tornar seu site ou blog Mobile Friendly, enumeramos algumas razões para te ajudar nessa decisão:

Influencia no rankeamento

O primeiro motivo é o próprio Google! Em 2015, a rede de busca atualizou seu algoritmo para favorecer sites otimizados para dispositivos móveis. 

O motivo é claro: com o aumento do uso de aparelhos móveis para buscas na internet, os sites que não são otimizados acabam prejudicando a experiência do usuário e consequentemente o Google também.

Não basta otimizar uma única página, pois o rastreamento é feito página por página. Portanto, se seu site ainda não é Mobile Friendly, está sofrendo no rankeamento de buscas móveis. 

Melhor experiência aos usuários

Como dito anteriormente, as pessoas tendem a sair de um site até mesmo se o carregamento de uma imagem estiver muito demorado. Seu site otimizado para os dispositivos móveis faz com que a experiência seja agradável.

Maiores taxas de conversão

Você sabia que a maioria da população faz compras online pelos dispositivos móveis? Se ela gostar da experiência oferecida pelo seu site, maiores são as chances de consumir seu produto, podendo levar até a uma futura fidelização do cliente.

Como se transformar em Mobile Friendly?

Está convencido da importância de ser otimizado para dispositivos móveis mas não sabe por onde começar, calma que a JoB te ajuda. Confira os primeiros passos:

  • Teste seu site no Google para descobrir se é, ou não, Mobile Friendly;
  • Use um layout responsivo;
  • Aproveite os Pop-ups. Se utilizados corretamente se tornam ferramentas eficientes para conversões;
  • Contrate profissionais competentes, assim você e a sua empresa vão chegar ao melhor resultado.

Agora que você já sabe da importância e quais são os requisitos da otimização para dispositivos móveis, não perca mais tempo. Se você quiser ir além e melhorar o seu Marketing Digital por completo, conte com a JoB para te ajudar nesse processo! Vamos conversar?

Mais sobre:

Gostou? Compartilhe.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest

Veja mais conteúdos que podem te interessar

Compartilhamos toda nossa expertise sem enrolação

13 de janeiro de 2021
A AGCO, empresa líder global em soluções agrícolas, buscou a JoB para auxiliar no lançamento de um programa de parametrização de informações e dados.
12 de julho de 2020
Perdendo cada vez mais espaço e visibilidade no meio org}anico, pensar em uma nova estratégia para novos negócios é o melhor a se fazer.
6 de fevereiro de 2020
Você já se preparou para os desafios de 2020? Planejar o ano financeiro de sua empresa é uma tarefa recorrente e que sempre deve estar em dia. Mas o que você vai fazer para bater as metas tão sonhadas, ou até mesmo extrapolá-las.
13 de julho de 2020
Em tempos de ficar em casa, profissionais da pintura e varejistas precisam explorar novos meios para atrair clientes. Pensando nisso, criamos vídeos com dicas práticas e estratégicas para ajudá-los a passar por esse "novo normal" que nos encontramos.
31 de agosto de 2021
Entenda o que é email marketing e sua finalidade enquanto apresentamos o nosso case de sucesso com o grupo de networking BNI Confiance!
7 de abril de 2022
Agora não basta apenas ter uma presença digital, é preciso atuar de forma estratégica para que sua empresa seja vista, lembrada e escolhida.
5 de janeiro de 2021
Pesquisas do Google de 2020 dizem muito sobre como o marketing digital deve atuar em 2021.
19 de outubro de 2020
A Value Group, empresa de consultoria empresarial, uniu-se à JoB para melhorar seu posicionamento digital e aumentar a prospecção de clientes.
13 de outubro de 2020
O fenômeno do TikTok, a rede social que vem conquistando as pessoas ao redor do mundo e que já ultrapassou 2 bilhões de downloads durante o período do Covid-19, crescimento tão frenético que nem Instagram e Facebook tiveram.
9 de março de 2021
O mundo imobiliário, com destaque para os imóveis de alto padrão, passou por um grande ‘boom’ durante a pandemia em decorrência do isolamento social.

Empresas que decidiram
ir
mais longe!