As tendências do marketing global em 2021

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Publicado em: 15 de dezembro de 2020
Joaquim Bontorin

Joaquim Bontorin

Tempo de Leitura : 4 minutos

Buscando entender com maior precisão quais são as expectativas dos consumidores em relação as marcas depois de um 2020 conturbado e cheio de reviravoltas, a Delloite realizou a pesquisa 2021 Global Marketing Trends. Feita no próprio período de pandemia, o estudo nos proporcionou percepções e reflexões atualizadas sobre as novas visões e desejos para 2021.

Após a leitura, nós da JoB optamos pela criação de um artigo traduzido livremente e sintetizado das principais tendências do marketing global para o próximo ano. Você pode conferi-lo abaixo, ou pode acessar a pesquisa completa em inglês clicando aqui.

A pesquisa

Com uma pandemia onipresente, nós tivemos que encontrar novas maneiras de socializar em um mundo onde o distanciamento social rapidamente tornou-se a norma; trabalhos tiveram que ser redesenhados para que as pessoas pudessem fazer suas tarefas com segurança e produtividade; compras de supermercado, jantar fora, educação e tratamento médico mudaram fundamentalmente.

E, quase em paralelo, como uma avaliação do racismo sistêmico veio à tona, nós fomos forçados a reavaliar e refletir sobre nossos valores e o que significa ser humano. De pessoas e empresas a governos, todos precisavam encontrar novas maneiras de navegar neste novo mundo – e este relatório de tendências não foi diferente.

No segundo relatório anual, a Delloite combinou experiência no assunto, vozes do campo e duas pesquisas abrangentes – uma com base no consumidor e a outra voltada para executivos, separando os sinais de ruído da mudança. Porém, mesmo entre executivos, a pesquisa descobriu que estão sentindo a pressão de um futuro incerto.

Por exemplo, há 18 meses entrevistaram executivos sobre sua capacidade de influenciar seus pares e fazer um impacto estratégico. Quando repetiram aos 405 executivos as mesmas perguntas feitas em maio de 2020, viram a confiança dos altos executivos despencar no gráfico, como pode ser vista na imagem abaixo.

Como costuma acontecer quando não temos certeza de como responder, nossos instintos mais básicos entram em ação e nós priorizamos a sobrevivência sobre a conexão humana e crescimento.

Quando perguntado a esses executivos qual resultado eles esperavam alcançar em resposta à pandemia, a maioria priorizou a melhoria de eficiência e produtividade em relação a iniciativas mais centradas no homem, como fortalecer o cliente engajamento, retenção de talentos e aumento do impacto da empresa na sociedade. Nestes momentos de alto estresse e pouca certeza, quase ninguém estava pensando em aumentar as receitas.

Respondendo ao chamado de ajuda

Claro, isso não é um comportamento sem precedentes ou não esperado, mas quando nós coletamos os dados dos consumidores, eles nos mostraram que com o tempo ficando mais difícil, esperam mais das marcas que frequentam.

Considere as seguintes descobertas da sobrevivência dos clientes:

  • Quase quatro a cada cinco pessoas podem citar uma vez que uma marca respondeu positivamente à pandemia, e uma a cada cinco concordou firmemente que isso levou ao aumento da lealdade de sua parte;
  • Mutuamente, mais de 25% daqueles que perceberam as marcas agindo em prol de seus próprios interesses, pararam de consumi-la;
  • Mais de 70% concordou em valorizar soluções digitais que aprofundam sua conexão com outras pessoas, e 63% acredita que vai contar mais com as tecnologias digitais que no período anterior a pandemia, e irão continuar mesmo após;
  • 58% dos que responderam puderam lembrar pelo menos de uma marca que rapidamente pivotou para melhor responder a suas necessidades, e 82% disse que isso os levou a fazer mais negócios com a marca.

Quando analisadas essas descobertas em conjunto, vemos uma mensagem muito clara: Nesses tempos selvagens de incerteza, as pessoas estão procurando ajuda em marcas – e recompensando aquelas que conseguem atender ao máximo suas necessidades do momento. Nesse espírito, nós desenvolvemos sete tendências do marketing para ajudar executivos a ultrapassarem essa barreira de incerteza e agirem. 

Essas tendências podem permitir que que os líderes respondam às necessidades reveladas pelos clientes, pivotando os modelos de negócios para melhor um melhor alinhamento que envolva necessidades, e nutrindo a conexão humana que todos nós carecemos.

Rompendo com as sete tendências do marketing

Cada uma das nossas tendências do marketing global para 2021 compartilham o tema de romper nossas mentalidades frequentemente defensivas para mais historicamente – e autenticamente – encontrar as necessidades humanas. São elas:

Propósito: construído para florescer. Nós estabelecemos a base requerida para florescer até mesmo nos tempos mais turbulentos. Para fazer isso, as organizações devem estar profundamente em sintonia com o porquê de existirem e para quem foram feitos para servir. 

Agilidade: mudando o manual. Estruture-se melhor aproveitando ferramentas digitais relevantes e crie um roteiro organizacional para tornar o agile marketing uma realidade.

Experiência humana: conheça a si próprio. Escape da mentalidade de eficiência-em-primeiro-lugar e a direcione sobre o tempo de criação de produtos e serviços, considerando a eficiência e potencialização da conexão humana.

Confiança: as promessas que mantemos – ou não. Entenda os valores dos consumidores e garanta que compromissos e competência estejam sincronizados para entregar as necessidades dos consumidores.

Participação: uma via de mão dupla. Reforce sua estratégia de engajamento com base nas paixões do consumidor, através da inovação e defesa lideradas pelo cliente.

Fusão: o novo ecossistema. Crie soluções inteiramente novas através da fusão de novas parcerias, ideias de clientes e digital ecossistemas.

Talento: o marketing rompido. Evolua seus modelos de talentos com o marketing, ao mesmo tempo que a área se posiciona como um diferencial competitivo.

Conexão humana como tendência de marketing para 2021

O que achou dessas tendências do marketing?

Embora não pretendem prever o que futuro reserva, as tendências podem oferecer algo mais urgente: um caminho a seguir para ajudar seus clientes, forças de trabalho e a sociedade quando, coletivamente, nós mais precisamos. Vale ressaltar que o artigo trata-se de uma síntese da pesquisa Tendências do Marketing Global, feita pela Deloitte, e você pode acessá-la na íntegra aqui.

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