JoB Marketing Estratégico - Agência de Marketing Digital

Estratégias do Marketing Digital no novo cenário econômico

Assunto: |
Publicado em: 22 de agosto de 2022
Joaquim Bontorin

Joaquim Bontorin

Tempo de Leitura : 4 minutos

O mundo passou por eventos traumáticos recentes, como a pandemia e o conflito da Rússia com a Ucrânia, que modificaram a ordem econômica. Diversos produtos estão mais caros, países que sempre tiveram histórico de baixa inflação com altas taxas, queda nas bolsas e uma incerteza econômica globalizada.

E diante desse novo cenário, surge a necessidade de adotarmos novas estratégias de marketing e vendas. O que funcionava há alguns anos, já não funciona mais. O mundo mudou e as empresas que querem se manter no mercado precisam se adaptar.

Confira agora as principais mudanças desse novo cenário econômico, os impactos no marketing e vendas da sua empresa e as mudanças que seu negócio deve adotar. 

O novo cenário econômico mundial

Estamos em um momento de incertezas econômicas globais e investidores com pés no chão. Os Estados Unidos, que historicamente sempre mantiveram a inflação sob controle, tiveram uma disparada na inflação e importante desvalorização do dólar. E, por terem a moeda que regula o mercado, quando a inflação dispara por lá, o mundo todo sente.

Aqui no Brasil, apesar de ainda não estarmos sentido o impacto tão pesado da recessão, como outros Países, também lidamos com a alta da inflação, queda na bolsa de valores e aumento da taxa Selic que impacta todos os segmentos de negócios.

Todos os mecanismos usados para conter a inflação modificaram o modelo de negócio das empresas. Não dá mais para contar com a expectativa de lucro futuro, injetando dinheiro hoje esperando receber amanhã. O mercado mudou, e você deve se atentar a isso.

E qual é o impacto disso?

Se há alguns meses o mundo do marketing digital e vendas estava decolando, com poucos players e muitas possibilidades de negócios, a pandemia mudou o jogo, forçando muitas empresas a entrarem no digital, aumentando a concorrência em praticamente todos os mercados.

Hoje, o que vemos são leads mais caros, maior concorrência em leilões de palavras-chave no Google e conversões mais caras. Em resumo: está mais caro anunciar sua empresa e converter leads em clientes.

Além disso, há uma mudança no próprio consumidor que, em momentos de incertezas econômicas e juros altos, acabam puxando o freio no consumo e passam a pensar melhor onde – e se – irão investir seu dinheiro.

Alguns segmentos, principalmente os que são regulados pelos juros, como financiamentos, por exemplo, sofrem ainda mais com essas mudanças e se não fizerem mudanças significativas logo, sofrerão rapidamente o impacto da nova economia.

O mercado foi impactado e a mudança de mentalidade de empresas e consumidores nos impulsiona a pensar em estratégias que tragam retornos mais imediatos e menos promessas de ganhos futuros. É um desafio, mas também uma oportunidade de se reinventar, sair à frente da concorrência e se destacar.

Equipe JoB Marketing Digital
Equipe JoB

Como aumentar os resultados da sua empresa

O primeiro passo você já está dando, que é buscar se manter informado e consciente das mudanças no mercado. Agora, é preciso arregaçar as mangas e pensar em mudanças nos seus processos.

Busque aumentar a produtividade

Produtividade é fazer mais com os mesmos recursos, ou fazer o mesmo, com menos recursos. Analise quais gorduras do seu negócio podem ser cortadas, quais processos podem ser otimizados, como manter sua operação efetiva, mas enxuta.

Falando especificamente de Marketing e Vendas, discuta com sua equipe formas de melhorar os resultados, sem impactos nos custos. Talvez o investimento em um software traga mais inteligência para o time de vendas focar em leads mais qualificados, por exemplo, ou quem sabe seja interessante investir em uma agência especialista em tráfego pago, que conseguirá otimizar suas campanhas e trazer melhores resultados com o mesmo investimento.  

Outro ponto importante é a integração das equipes de Marketing e Vendas, pois atuando em sinergia os resultados são muito melhores.

Tudo que for possível fazer para aumentar a produtividade deve ser implementado nesse momento. 

Otimize sua estrutura de gestão de marketing

Como sua empresa tem feito a gestão de resultados em marketing? Você tem uma pessoa interna ou agência de marketing capacitada para isso? Seu modelo de gestão de marketing e vendas é eficiente? Você acompanha de perto os processos, para poder apontar melhorias?

Não adianta fazer esforços para melhorar a produtividade, se não há uma gestão eficiente, que acompanhe os números e resultados.

Um bom modelo de gestão de marketing precisa ter objetivos e metas claros e te dar uma noção geral da sua operação de marketing. Além disso, precisa sinalizar de maneira clara e eficiente onde estão os problemas e gargalos, te permitindo atuar na otimização desses processos. Se a gestão de marketing uma dificuldade na sua empresa, a consultoria estratégica da Job pode te ajudar a mudar essa realidade.

Aposte em parceiros estratégicos e eficientes

Se a palavra de ordem é produtividade, buscar parceiros qualificados que conseguirão otimizar seus resultados é uma decisão estratégica e inteligente.

A Job Marketing Estratégico é especializada em Marketing Digital e tem seu foco totalmente direcionado a resultados, com cases de sucesso em diversos segmentos.

Juntos, vamos mapear o cenário do seu segmento, e definir as melhores estratégias de marketing digital para atrair, converter e fidelizar seus clientes, mesmo diante de todos os problemas que o novo cenário econômico global traz.

É possível crescer agora de forma inteligente e estratégica, contando com a ajuda da Job. Fale conosco agora mesmo, e seja referência no seu mercado.

Mais sobre:

Gostou? Compartilhe.

Veja mais conteúdos que podem te interessar

Compartilhamos toda nossa expertise sem enrolação

13 de outubro de 2020
O fenômeno do TikTok, a rede social que vem conquistando as pessoas ao redor do mundo e que já ultrapassou 2 bilhões de downloads durante o período do Covid-19, crescimento tão frenético que nem Instagram e Facebook tiveram.
10 de dezembro de 2020
Entenda a importância de ter um site Mobile Friendly para um marketing digital ainda mais proveitoso.
7 de dezembro de 2021
Com o propósito de controlar a disseminação do vírus e facilitar a vida cotidiana, os controles de acesso vieram para ficar.
25 de junho de 2023
Descubra como a RA Engenharia revolucionou sua estratégia, utilizando estratégias de marketing para conquistar novos clientes e impulsionar seu crescimento. Obtenha insights valiosos para alcançar o sucesso também no mercado B2B.
7 de dezembro de 2021
Com o propósito de controlar a disseminação do vírus e facilitar a vida cotidiana, os controles de acesso vieram para ficar.
14 de setembro de 2023
Empresas buscam visibilidade através de estratégias como sites e blogs com SEO. Dicas incluem títulos atrativos, conteúdo relevante, imagens e links. A JoB Marketing Estratégico oferece auxílio em crescimento e geração de leads. Contate nossa consultoria para saber mais.
6 de julho de 2021
Conheça como o marketing para a Clínica de Estética Dra. Marina Valotto trouxe leads todos os dias e fez a empresa crescer além do meio digital.
17 de junho de 2020
O marketing é a chave para você impulsionar seu negócio, mas na maioria dos casos ele ainda é muito pouco explorado. É possível ir além de fazer propaganda, de entregar panfleto e de ter um site bem feito. Ele é o principal aliado das empresas que possuem visão a longo prazo. 
28 de abril de 2021
Em 3 meses aumentamos o número de leads da unidade de Londrina! Confira o trabalho feito pela JoB para triplicamos oportunidades de negócio.
31 de outubro de 2022
Um especialista em SEO tem diversas responsabilidades, e utiliza de várias técnicas para que uma marca seja encontrada na internet. Apenas três letrinhas, mas com muito poder.

Empresas que decidiram
ir
mais longe!