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Especialista em SEO em Londrina e como contratar este serviço

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Publicado em: 31 de outubro de 2022
Joaquim Bontorin

Joaquim Bontorin

Tempo de Leitura : 22 minutos

O sonho de toda empresa, é estar nas primeiras posições nos mecanismos de busca, como o Google, Youtube e Bing, por exemplo. Porque afinal de contas, todo mundo faz uma pesquisa hoje!

Aparecer nas primeiras páginas da lista de pesquisa organicamente, é uma enorme vantagem. É nela que são apresentados os links mais bem qualificados pelos bots e algoritmos, além de ser a página onde a maioria dos cliques acontecem

Os resultados orgânicos acabam em muitos casos, sendo mais rentáveis e consistentes. Porque melhoram a visibilidade do seu site, geram leads e aumentam sua autoridade e popularidade na internet. Por isso neste artigo vamos adentrar mais fundo sobre as estratégias de SEO, explicar, exemplificar, dar dicas como aplicar no seu negócio, mas também mostrar a você sobre a importância de ter uma agência especialista em SEO.

O que é um especialista em SEO?

Um especialista em SEO é o responsável por planejar, implementar e monitorar estratégias para direcionar sites e blogs para as melhores posições em buscadores como o Google, por exemplo, e garantir cada vez mais tráfego orgânico para a marca, implicando diretamente no lucro e despesas da empresa, bem como na autoridade e popularidade da marca na internet. 

No entanto, é preciso saber aplicar as melhores práticas de SEO, para que um website seja um sucesso. Há diversas maneiras de se destacar. Os resultados têm se mostrado cada vez mais robustos, com respostas às perguntas mais buscadas e mostrando questões relacionadas, dando prioridade aos resultados locais, e incluindo vídeos para auxiliar na dúvida do usuário.  Um especialista em SEO utiliza de várias técnicas para que uma marca seja encontrada na internet. Apenas três letrinhas, mas com muito poder.

O que é SEO e por que é importante?

É a sigla para Search Engine Optimization, traduzindo para o português ela quer dizer Otimização para Mecanismos de Busca

SEO, de uma forma bem sucinta é um conjunto de ações que quando bem definidas, facilitam o aumento da autoridade e popularidade do seu site, melhorando o desempenho em tráfego orgânico, assim como a posição nas primeiras páginas de pesquisas de plataformas de busca, como o Google, Bing e YouTube por exemplo. 

A autoridade e a popularidade, são as bases para um bom serviço de SEO, porém há muito mais assuntos e métodos envolvidos, para que seu site seja um destaque nas pesquisas influenciando no seu posicionamento online e inclusive no faturamento da sua empresa. 

PageSpeed
Plataforma do Google PageSpeed apresentando um desempenho ruim para mobile

Essa estratégia de marketing digital é importante pois, quanto melhor classificação obter, menos gastos haverá para sua empresa ter uma presença online, assim consequentemente mais conhecido seu negócio será, mais clientes, vendas e lucro terá.

Vamos discorrer mais detalhadamente sobre tudo o que envolve esse assunto, para que você possa compreender melhor, e para que sirva de direcionamento para conquistar um bom posicionamento e economizar seu dinheiro!

Como funcionam os mecanismos de pesquisa?

Todo buscador é focado no usuário. É preciso equilibrar as ações, pensar se é benéfica para o usuário e para os mecanismos de pesquisa. Não basta pensar apenas na otimização pensando no buscador.

Os algoritmos das plataformas de pesquisa são complexos na hora de atuar na classificação e organização de algum conteúdo, pois há uma ampla ordem de fatores que o faz determinar o rankeamento da sua página.

Resumidamente, as plataformas fazem uma leitura de todo o conteúdo na rede e estruturam essas informações nos mecanismos de pesquisa. Tendo como objetivo satisfazer e entregar o melhor para o usuário conforme a busca que o mesmo levantou.  

Marketing Digital
Clique sobre a imagem

É por meio de palavras-chave ou keyword em seus conteúdos um termo utilizado para descrever palavra ou frase que seu público digita nos mecanismos de busca ao fazerem uma pesquisa   que fazem sentido para sua área de atuação e que também implicam na classificação do seu negócio. 

Dessa forma é importante também entender como seu público pensa, e realiza a pesquisa por algo de seu interesse.  Mas tenha em mente que apenas usar dessa estratégia não é o suficiente.

O SEO tem como objetivo ter uma alta classificação, e para isso, as plataformas (Google, YouTube e Bing, por exemplo) segue basicamente três processos que são eles:

  • Rastrear: são usados “bots” para buscar na web novas páginas ou páginas atualizadas. E para que sua página seja “selecionada”, ter links direcionado a ela é um ponto importante, pois quanto mais links tiver mais fácil será para a plataforma lhe achar. 

  • Indexar: há uma verificação nas URLs pelos algoritmos, onde avaliam se o conteúdo, imagens e demais mídias são relevantes para pesquisa conforme a palavra ou frase que o usuário está buscando. 

  • Exibir: só então, após esses processos, que é determinado quais páginas tem melhor confiabilidade e qualidade para aparecer ao usuário nas primeiras posições de busca. 
 

Por isso, é preciso ter uma estratégia bem definida em relação ao SEO do seu negócio, só assim e após aplicar as melhores práticas de otimização você vencerá sua concorrência

Quais são os fundamentos de uma ótima estratégia de SEO?

Esse tipo de estratégia consiste em aumentar sua visibilidade online, e para isso acontecer, há alguns princípios que precisam de atenção na hora de definir e aplicar algum plano de SEO. 

  • Propósito: para criar uma matéria é necessário conhecer e entender as dores do seu público e por isso, você deve questionar se seu conteúdo atende a maior parte das dúvidas dessas pessoas.

  • Relevância: o seu conteúdo deve ser simples, direto e relevante para a pesquisa que o usuário está fazendo. Os algoritmos têm a capacidade de analisar isso para classificá-los e indicar seu conteúdo conforme a intenção de busca do internauta.  

  • Qualidade: é quão bem escrito e organizado foi feito o conteúdo, não apenas os textos, mas também mídias, títulos por exemplo. Um importantíssimo fator de classificação considerado pelo algoritmo. 
 

Ter esses conceitos claros, é importante na hora de montar a estratégia, pois ajudará na escolha do melhor direcionamento para um conteúdo assertivo. O SEO, é o trabalho de driblar a concorrência e fazer com que os mecanismos das plataformas de buscas recomendem seu site, o indicando como o melhor, o mais confiável e relevante para a pesquisa.

O que são as diretrizes de pesquisa e como elas afetam você

As diretrizes são práticas recomendadas com base na autoridade e confiabilidade para ajudar seu site a aparecer em plataformas de pesquisa. Se não for seguido, pode resultar em uma página ou site sendo ignorado nos resultados, portanto, preciso ficar de olho

É essencial que sua agência de marketing digital saiba disso para aplicar em seu negócio, você pode conferi-las aqui

A autoridade e confiabilidade de um site é analisada a todo instante. O Google, por exemplo, uma das maiores e a principal plataforma de pesquisa do mundo, utiliza de dois acrônimos para verificar um site, sendo elas EAT e YMYL

EAT (Expertise, Authoritativeness e Trustworthiness) que significa Especialidade, Autoridade e Confiabilidade. O Google utiliza esses três adjetivos para avaliar os níveis da página, do autor, do site e claro do conteúdo, a fim de mostrar a melhor opção ao usuário. 

 YMYL (Your Money or Your Life – Seu Dinheiro ou Sua Vida) basicamente é a avaliação de páginas que afetam a felicidade, a saúde, a estabilidade financeira ou a segurança de uma pessoa, esse conceito é essencial na avaliação de qualidade. 

Por fim, o intuito é fornecer aos leitores o melhor conteúdo possível para que eles possam voltar ao seu site se tiverem outras dúvidas. Usar os conceitos de EAT e YMYL ao criar conteúdo pode ajudá-lo a se classificar melhor. 

Por que seu conteúdo não ranqueia tão bem quanto você gostaria?

Por que o conteúdo não ranqueia
Palestra RD SUMMIT 2022

Pode haver diversos motivos para que seu ranqueamento não esteja tão bem qualificado quanto gostaria.

Acontece uma varredura na internet a todo instante, onde bots coletam informações sobre as páginas, e ao analisar, classificam com base em diversos fatores. Determinando assim o seu posicionamento na SERP (chamada de Search Engine Results Page), que é a lista de resultados das pesquisas feitas na Internet. 

Na lista de resultados, para qualquer pesquisa que ocorra, é apresentado primeiramente os anúncios, que são resultados pagos e então os resultados orgânicos, que é um tráfego ligado à qualidade de cada página. 

Contudo, há algumas punições que as plataformas podem aplicar no momento da análise. O Google, por exemplo, pode afetar seu posicionamento, tais penalidades podem ser ocasionadas por conta de alguma atualização do algoritmo ou por uma má prática no uso do SEO, o que chamamos de black-hat.

Semrush
Captura de tela dashboard de pesquisa orgânica da Semrush para analisar todo seu negócio

O black-hat SEO, é uma estratégia utilizada por pessoas da área do marketing que usam com objetivo de conquistar uma classificação melhor nas páginas de busca de forma rápida, porém de uma maneira antiética

Esses são alguns truques utilizados por uma agência com uma ética questionável e que não se deve fazer de forma alguma.

  1. Esquema de links como comprar ou vender links, publicar o mesmo artigo em vários sites com links para seu site, usar programas de criação automática de links;
  2. Texto e links ocultos, por exemplo, texto branco com o fundo branco, texto atrás de imagens, usar CSS para esconder um texto, configurar a fonte do texto com o tamanho zero;
  3. Excesso de palavras-chave no texto;
  4. Páginas de entrada, geralmente são grandes conjuntos de páginas de pouca qualidade em cada página é otimizada para uma palavra-chave ou frase específica.
  5. Ctrl+C – Ctrl+V. Jamais duplique conteúdo!
 

Entendendo isso, evitamos uma punição desses mecanismos de busca, pois os algoritmos são capazes de perceber quando algo não está certo. Por isso contratar uma agência especializada e de confiança é o melhor investimento! Só contamos isso para que saiba o que acontece com o SEO do seu negócio.

Otimização de Site

A otimização do site, refere-se a utilizar diversas técnicas de SEO a fim de colocar seu site nas melhores posições das páginas de pesquisa, envolvendo a arquitetura do site, ou seja, como sites e páginas estão organizadas, mas também está diretamente ligada à experiência do usuário e ao conteúdo

Quanto mais fácil for navegar por um site, e maior qualidade tiver o conteúdo, maior a chance de os usuários passarem mais tempo, ocasionando um maior engajamento para o site, influenciando assim no  rankeamento

Para entender melhor sobre, há diferentes áreas do SEO que é possível trabalhar e ter excelentes resultados na otimização, por isso, vamos discorrer brevemente a respeito delas a seguir.

Diferente áreas do SEO

Apesar de ser um assunto complexo, é indispensável conhecê-lo. Por isso, ao se tratar de SEO é preciso saber quais frentes melhor se encaixa nas suas necessidades e precisam de mais atenção, para isso, falaremos das principais, sendo elas:  

SEO Técnico

Ligado a estrutura do seu site e a usabilidade, é a otimização técnica a respeito do site, blog ou Landing Page. Fazendo com que o conteúdo seja encontrado facilmente pelas plataformas de busca e indexando corretamente.  

A prática de um bom SEO técnico envolve:

  • Velocidade da página: o quão rápido é o carregamento, isso é o principal ponto pois há uma identificação no tempo gasto ao carregar uma página o que consequentemente afeta na experiência do usuário. 

  • Mobile: ter um conteúdo responsivo também é importante. O Google por exemplo, tem preferido ultimamente apresentar primeiras páginas que tem sua otimização para mobile bem estruturadas.

  • Experiência do usuário: é necessário que seja proporcionado ao usuário a melhor experiência, tanto relacionado ao design quanto a usabilidade. A utilidade, a segurança e a acessibilidade são alguns princípios que as plataformas consideram ao analisar seu site. 

  • Dados e códigos: a forma como foi construído a página, todas as informações que façam ter uma comunicação com seu público. 
 

Contudo, além dessas práticas, é preciso ficar atento aos links quebrados, conteúdo duplicado, erros de redirecionamento e outros detalhes que afetarão o desempenho do site. Tudo isso tem como objetivo facilitar a compreensão do seu site e suas páginas para os buscadores.

SEO

SEO On Page

Basicamente tudo o que acontece dentro do seu site, é considerado uma otimização on-page, onde se trabalha conceitos relacionados ao conteúdo do seu site. Esse tipo de otimização ajuda os bots a entenderem melhor o conteúdo aumentando a autoridade e qualidade sobre o assunto abordado. 

Está vinculado a programação do site, como ele foi desenvolvido e como seu conteúdo foi construído, mas isso não quer dizer que quem criou o site seja o responsável pelo SEO, pois isso não é o papel do programador e sim de uma agência especializada no assunto.

É a estratégia mais comum trabalhada em SEO, onde usamos técnicas e aplicamos em textos, imagens e alguns códigos, por exemplo. 

Uma boa prática de SEO on-page envolve: 

  • Palavras-chave: As plataformas de busca tentam entender cada processo de busca de forma individual e tentam mostrar resultados orgânicos diferenciados. Por isso é preciso entender, pesquisar e estudar as melhores palavras-chave para o seu negócio a fim de utilizá-las em seus conteúdos, como títulos, textos e até em imagens. 

  • Conteúdo: Com as palavras-chaves selecionadas, partimos para a criação de conteúdo, onde utilizamos delas para abordar e escrever sobre um assunto. Com intuito de sanar a dor do seu público, respondendo suas questões no momento de uma pesquisa. Porém não basta utilizar as palavras certas se o conteúdo não for de qualidade, os mecanismos de busca têm a capacidade de analisar tudo, como dissemos. 

  • Links internos: São links que de conteúdos já existentes em seu site ou blog que correlacionam entre os assuntos abordados. É importante linkar pois é visto como um voto de credibilidade, além de poder levar o usuário a visualizar outros conteúdos seus, criando ainda mais conexão com seu negócio. 
 

Por meio do SEO On-Page, realizamos toda a estratégia de pesquisa e distribuição de palavras-chave.  Além desses pontos, cuidar com a velocidade de carregamento e usabilidade também são importantes para uma boa classificação. 

SEO Off Page

A otimização acontece fora do seu site. Essa técnica ajuda a dar mais credibilidade e autoridade, relacionado a popularidade do seu site. A forma de fazer isso é a construção de um blog dentro do seu domínio

É através de link building, que é basicamente conseguir links de outros sites para suas páginas, no caso conseguir um redirecionamento do seu site → blog e vice-versa. 

Essa técnica de SEO off page ajudará também na produtividade de conteúdos, pois permitirá que acrescente as keyword por meio do conteúdo escrito conforme o rankeamento desejado, tendo assim um aumento de tráfego qualificado

A linkagem externa também é um ponto que afeta na classificação, então além dos links internos, linkar com sites e blogs de qualidade sobre determinado assunto ajuda, pois assim garantem uma maior veracidade aos seus argumentos.

Avaliação de clientes Limite na Hora
Limite na Hora, cliente e parceiro da JoB com mais de 600 avaliações no Google.

SEO Local

É a prioridade em relação à localização geográfica. A otimização para que seu site apareça para o usuário conforme  o local que pesquisou sobre determinado assunto, o famoso “perto de mim”. 

Por isso, manter o endereço, horário de atendimento e outros dados atualizados, ajudará na hora de determinar a distância a aquele usuário que realizou a pesquisa, porém, não acrescentou tantos detalhes. Além de selecionar corretamente a categoria e subcategorias que condiz com sua empresa.

Isso trará uma proeminência para o seu negócio, ou seja, a quantidade de informação on-line ajudará a ter um SEO local bem sucedido

Todas as informações da sua empresa são constatadas no rankeamento, isso favorece uma grande visibilidade na página de pesquisa. Clientes em potencial usam o perfil da empresa para consultar as principais informações e contato.  

Investir na otimização do site da sua empresa é investir na presença da sua marca, no relacionamento com o seu público e na experiência dele com a sua empresa. Quanto melhor a experiência, mais as plataformas de busca aprenderão sobre a relevância do seu site e melhor será para classificá-lo.

Página na web de qualidade?

Página da web é um único endereço na internet, apenas uma página contendo as principais informações que alguém quer passar.  Já um site é um conjunto de páginas que se conectam e navegam entre si, sob um único domínio. Ambos têm propósitos diferentes mas com um único objetivo que é informar os usuários sobre determinado assunto. 

Em ambos os casos é essencial colocar em prática as técnicas de SEO. Com uma boa configuração e estratégias bem definidas, as posições nas plataformas de busca são semelhantes. A escolha de qual comunicação usar com seu público deve ser avaliada conforme a necessidade do seu negócio. 

Segue uma lista para ajudá-lo a ter uma página da web de qualidade, utilizando dos principais fatores que resultam no rankeamento:

  • Autoridade da página: a autoridade da página é considerada um fator de classificação extremamente relevante;
  • Autoridade de domínio: páginas pertencentes a domínios com maior autoridade na internet têm maior probabilidade de classificação;
  • Relevância dos links: é muito melhor receber links de sites sobre o tema da sua área do que de outros sites que falam sobre um tema completamente diferente;
  • Conteúdo original e de qualidade: as plataformas de busca querem apresentar resultados de sites com conteúdo forte e original;
  • Tamanho do conteúdo: um conteúdo maior é considerado menos superficial ao tópico e geralmente têm maior probabilidade de aparecer no topo das buscas;
  • Palavras-chave do título: têm grande impacto na avaliação da página;
  • Palavras-chave no conteúdo: palavras-chave que aparecem nas primeiras 100 palavras e legendas mostram fortes sinais de serem relevantes para o Google;
  • Tempo na página: o Google se preocupa muito com a forma como as pessoas se comportam quando visitam os sites que oferece;
  • Velocidade de carregamento da página: quanto mais leve a página, melhor a classificação;
  • Design responsivo: o Google vem priorizando sites compatíveis com dispositivos móveis há algum tempo.

Qual é a diferença entre conteúdo de alta qualidade e de baixa qualidade

Um conteúdo de alta qualidade é aquele pensado para a sua persona, onde explica de uma forma simples, alguma dúvida que a tenha. Quando bem estruturado, após a varredura do algoritmo é ele quem aparecerá no tráfego orgânico, pois é o melhor conteúdo sobre determinado assunto. 

Já o conteúdo de baixa qualidade, podemos dizer que são conteúdos irrelevantes, que não ajudam a sanar os problemas do seu público-alvo. Pode ser um tema ou design ruim, uma cópia, uma abordagem que não condiz com a linguagem do seu público, um título que não ajuda e que causa uma falta de engajamento. Esses são alguns aspectos que podem tornar um conteúdo de baixa qualidade. 

Como criar conteúdo relevante

Como criar conteúdo relevante

Um conteúdo de qualidade ajuda em diversos aspectos no posicionamento do seu negócio online. É preciso muita pesquisa, dedicação e um olhar atento, mas também técnico para criar um conteúdo, observando se o conteúdo escolhido é relevante para seu público. 

Realizar uma pesquisa de palavras-chaves que são de fato relevantes para seu conteúdo, é a base de um conteúdo de qualidade.

Para começar a escrever sobre algo, é preciso ter em mente o que deseja abordar, qual o tema falar conforme a área do seu negócio. Utilizar das keywords adequadas nesse primeiro momento é essencial, elas que irão contribuir para que desde o início seja um conteúdo rico e relevante.

Avaliar o próprio site, também é um caminho. Verificar se há algo que atende a ideia do conteúdo em mente, é necessário, para que o assunto não seja duplicado, mas também uma oportunidade de o melhorar.

Às vezes, ocorrem alguns bloqueios criativos, por isso, usar das plataformas de buscas ao seu favor é interessante, então, fazer pesquisas a respeito do assunto, observar perguntas que estão sendo feitas e até buscar por plataformas de ideias, pode ajudar. O Google Trends é uma ferramenta que mostra termos mais buscados, e pode lhe ajudar a ter novas ideias de conteúdos, quando houver um bloqueio. 

Ver como os concorrentes estão abordando aquele assunto, atentando-se a diversos detalhes, como título, imagens e link, por exemplo, também ajudará na construção do texto ou artigo.

O papel do SEO, é fazer com que sua empresa seja a vencedora se posicionando no melhor lugar das listas de pesquisas, superando seus concorrentes, por isso, conhecer o desempenho do outro sobre o tema pode ser também interessante, a fim de inspirar para criar um conteúdo ainda melhor.

Já com a ideia escolhida, montar um brainstorming sobre tudo o que pesquisou, contendo tudo que for relevante, ajuda a ver mais claramente o assunto em questão. Coloque as palavras-chaves, imagens relacionadas, citações interessantes, links e títulos que chamam atenção e etc. Criar uma tempestade de ideias em um arquivo ou em um papel, irá conduzir a filtrar o tema para que o conteúdo seja mais assertivo.

Escrevendo, estruturando e publicando conteúdo de alta qualidade

Como escrever um conteúdo relevante

Com o estudo feito, chegou a hora de escrever.  Após filtrar, analisar, levantar dados e informações, ficará mais fácil de escrever. Contudo, é preciso lembrar que as palavras-chaves são fundamentais em todo trabalho de SEO.

Utilizar palavras-chaves primárias e secundárias, a fim de abranger mais assuntos correlacionados, no decorrer do texto e títulos e até mesmo nas legendas e descrições de imagens ajudará no rankeamento, mas é preciso utilizar na medida certa

Há poucos segundos para chamar a atenção do internauta, por isso um título e uma descrição que atraia a atenção são importantes. Cuidado com a legibilidade do conteúdo, ser claro e objetivo, um texto bem escrito com parágrafos curtos, com imagens ilustrando o conteúdo é uma forma bem sucinta para criar um conteúdo de qualidade

Tráfego orgânico

Na hora de postar, é preciso atentar-se a URL, descrição do seu conteúdo, a otimização para imagem e principalmente título, pois são pontos que aparecerão nos resultados da pesquisa.   

É importante definir boas técnicas na hora de escrever um conteúdo. Quanto melhor o conteúdo for, melhor será sua posição na SERP, por isso vamos pontuar os principais. 

  • Tag H1, H2, H3..: é uma das técnicas utilizadas para definir a hierarquia do assunto, mostrar as plataformas de busca o que é relevante no conteúdo. H1 é normalmente o título onde vem a palavra-chave principal, já as H2, e H3 por exemplo, é utilizado para as palavras-chaves secundárias.
 
  • Meta title: o título do seu conteúdo, contendo a palavra-chave primária, sendo o título de forma clara e objetiva sobre do que se trata aquele assunto. 
 
  • Meta description: é a discrição que aparecerá do conteúdo ao usuário realizar a pesquisa, nele também é importante conter as keywords selecionadas. Deve ser o assunto abordado de maneira resumida e que chame a atenção para o internauta clicar e realizar a leitura.
 
  • Escrita: escrever frases curtas, ter tópicos dividindo assuntos que sejam relevantes ao tema, ser objetivo, com uma linguagem simples e direcionada ao seu público-alvo, ajuda os internautas a seguirem com uma leitura agradável. 
 
  • Mídias: colocar vídeos e imagens até mesmo áudios nos conteúdos são importantes, porém as plataformas não conseguem ler esse tipo de mídia. Por isso, ao incluir esses formatos, é importante usar tags, ou legendas e descrições que irão auxiliar os algoritmos e pessoas com deficiência visual a entender sobre o que são tais mídias. 
 
  • Links de saída: são aqueles links que redirecionam o usuário para outras páginas e sites. Ter esses links no conteúdo, ajudam a dar mais credibilidade em determinado assunto.
 
  • Autoria: o conteúdo deve sempre identificar o autor. A credibilidade do artigo escrito, por exemplo, aumenta se quem escreveu o conteúdo for alguém com conhecimento e autoridade no assunto.
 

Esses são apenas uma base na hora de escrever um conteúdo de qualidade, que pode servir como guia básico para aplicar as técnicas de SEO.

Diferentes tipos de conteúdos

Tipos de conteúdo

Existem diversas formas de se comunicar com seu público. Deve-se partir do princípio sobre o que quer falar e quem irá receber.

Há uma variedade de usuários que necessitam conteúdos diferentes, para cada estágio do funil de um negócio. Por isso é importante analisar o conteúdo a ser abordado e qual parte do funil a comunicação será direcionada. Para que uma estratégia seja um sucesso, além de conhecer profundamente cada ponto, é importante utilizar uma mistura de formatos. Segue alguns exemplos: 

  • Ebooks: são ótimos para aprofundar o conteúdo que é muito longo. Eles são livros digitais que são disponibilizados para download gratuitamente. Além disso, ele pode ser usado para coletar informações sobre seu público a partir de formulários;
 
  • Imagens: podem ser fotos ou ilustrações. As imagens quando usadas da forma certa, podem gerar tráfego a partir da pesquisa de imagens do Google por exemplo;
 
  • Vídeos: o Google está cada vez mais incluindo vídeos em seus resultados de pesquisa, especialmente vídeos que ensinam como fazer as coisas. Saiba que o YouTube é o segundo site mais acessado do mundo;
 
  • Guias: funcionam mais, pois podem ajudar seu público a se aprofundar em um tópico específico ou mais amplo. Eles são ótimos para fazer um “passo a passo” sobre algum tema;
 
  • Podcasts: são conteúdos produzidos por áudios e disponibilizados em  streaming/ internet que podem ser ouvidos a qualquer momento;
 
  • Infográficos: são imagens que contêm dados. Eles são ótimos conteúdos para compartilhar nas redes sociais para aumentar o engajamento. Eles também são uma ótima maneira de construir links;
 
  • Listas: são palavras, frases colocadas uma abaixo da outra, elas são fáceis de ler e engajar o público.

Algumas ferramentas de SEO

Planejador de palavra-chave
Página do planejador de palavra-chave do Google Ads

É uma ferramenta do Google, muito completa e super utilizada não apenas para anúncios, mas também para analisar e acompanhar a performance do site. Nele é possível planejar palavras-chaves e descobrir o volume de pesquisas e previsões das palavras escolhidas. Além de possibilitar a pesquisa dessas palavras por cidade, estado e país.

Monitoramento de posiçã
Painel de monitoramento de posição da Semrush

Uma plataforma que oferece diversas opções para aplicar e medir as estratégias de SEO. É possível ver seu desempenho comparado aos concorrentes, pesquisar palavras-chaves, realizar auditoria do site ou blog, e muito mais. É uma das ferramentas mais completas

Estensão SEOquake
Extensão para navegador SEOquake

Uma extensão gratuita do navegador Google Chrome que ajuda muito a aplicar as técnicas de SEO, ele lhe oferece métricas fundamentais, juntamente com outras ferramentas.

Built With
Página de análise do Built With

Ele analisa um site e mostra como foi construído. Assim você consegue analisar seus concorrentes sem dificuldade e se inspirar ou fazer algo melhor no seu site. 

PageSpeed
Página do PageSpeed

Uma ótima ferramenta para avaliar a velocidade de carregamento de uma página, para que assim você possa analisar e arrumar sua página caso seja necessário. 

Neil Patel - Ubersuggest
Painel de palavra-chave do Neil Patel - Ubersuggest

Outra ferramenta ótima para pesquisar palavras-chave. A plataforma pertence ao Neil Patel, uma das referências do Marketing Digital. Nela é possível não só pesquisar novas palavras, mas também ver o volume de pesquisa e ainda o site dá sugestões de temas para criar novos conteúdos com base na palavra pesquisada.

Com a palavra já escolhida, ao pesquisar neste site, ele lhe oferece ideias de conteúdosprincipais frases e perguntas úteis que estão fazendo em torno da palavra-chave e ajudarão  para que você possa atingir seu público com eficiência.

Consultoria SEO

Consultoria de SEO se trata de um serviço com diagnóstico aprofundado das estratégias que influenciam e impactam diretamente seu negócio, com direcionamentos claros e específicos para sua empresa.  

Com objetivo de converter Leads em oportunidade e posteriormente em vendas.  Envolvendo toda a otimização da sua marca no mundo digital, para que os mecanismos de busca apresentem sua empresa a um público qualificado. Gerando autoridade e popularidade de forma orgânica, tendo um aumentando na performance para colher bons frutos.

O SEO é resultado de um conjunto de ações com foco na experiência do usuário e nas plataformas de buscas. Em uma boa consultoria se faz:

  • Análise de Mercado e Concorrentes
  • Análise e Auditoria Técnica
  • Análise de Performance
  • Planejamento Estratégico
  • Implementação de Melhorias Técnicas
  • Criação de Conteúdo
  • Link Building
  • Gestão de Performance & Business Intelligence
  • User Experience
 

É preciso ficar atento com a escolha da agência parceira para que esse investimento seja bem sucedido. Pois a otimização do seu site e conteúdo afeta diretamente seu negócio. Em Londrina e região, nós da JoB, somos especialistas na área. Prestamos uma consultoria de SEO em Londrina conforme os objetivos da sua empresa.

Consultoria SEO Londrina

Consultoria de SEO em Londrina

A JoB é uma agência que presta consultoria de SEO em Londrina, dentre outros serviços de marketing digital. A consultoria realizada por nós — especialista em SEO em Londrina — parte do diagnóstico aprofundado da sua empresa até o acompanhamento da sua classificação, com um plano de ação para atingir os melhores resultados passando por todas as etapas necessárias para um resultado eficiente e atingir os seus objetivos

Verificamos se há e como está sendo aplicada a otimização de SEO em seu site, orientamos, aconselhamos e aplicamos as melhores táticas. Com o propósito de alavancar seu negócio, com direcionamentos claros e específicos para a sua empresa, por meio das ferramentas mais adequadas. Com intuito de otimizar seu site, blog e conteúdo nas principais plataformas de pesquisa existentes, gerando um ranqueamento orgânico, aplicando as melhores estratégias de otimização. 

Há muitas dúvidas por parte dos gestores sobre como funciona uma consultoria em SEO, e se realmente funciona a otimização de site utilizando o Search Engine Optimization (SEO), porém, são diversas as vantagens que a otimização feita da forma correta e eficiente, traz.  Por isso, fique tranquilo pois a JoB está aqui pronta para provar com diversos cases, com excelentes resultados, como nossa consultoria de SEO em Londrina obteve sucesso. Logo, vamos mostrar a você a importância das técnicas de SEO, e como isso ajuda no tráfego não-pago (tráfego orgânico). Confira!

Cases de Sucesso em SEO

  • Alumipac: Camarins para Eventos
Alumipac
Pesquisa orgânica da palavra camarins para eventos

 Alumipac, é uma indústria de alumínio com mais de 20 anos de experiência que oferece soluções criativas, inovadoras e personalizadas para cada tipo de projeto. Os Camarins são de alumínio e TS,  e possibilitam a montagem de diversos layouts, utilizando um moderno sistema modular. 

Após analisar, planejar e aplicar as técnicas de SEO, ao pesquisar Camarins para eventos, este produto se tornou referência nas plataformas de pesquisa, se posicionando nas primeiras colocações. 

  • Alumiframe: Tela Tensionada

Resultado de uma ótima estratégia em SEO para Alumiframe

Alumiframe pertence a Alumipac. As Telas Tensionadas é uma tela feita de alumínio com um tecido em poliéster tensionado, podendo ser iluminada ou não, com ou sem impressão. Geralmente empregada em projetos luminotécnicos, ela promove luz homogênea ou difusa, em diferentes temperaturas e cores.

Ela nos procurou em busca de tornar as telas conhecidas e construir uma marca com autoridade nesse segmento na área de iluminação e arquitetura. Após rever seu público-alvo, analisar as vendas e identificar a persona ideal para esse produto, a JoB aplicou diversas estratégias de marketing digital. Incluindo a técnica de SEO, o que resultou em primeira posição no ranqueamento orgânico a respeito deste produto. 

  • FAED: Aquecedor de Biomassa

FAED
Mais um exemplo de excelência em SEO

A FAED Aquecedores Industriais é pioneira no mercado de aquecedores de água,  sendo uma empresa especialista no desenvolvimento de soluções e tecnologias para aquecimento de água. Desenvolvendo projetos personalizados de máquinas e equipamentos para aquecimento de água em hotéis, resorts, motéis, academias, indústrias, condomínios e residências.

Aquecedor de Biomassa é um aquecedor auto-sustentável, ecologicamente correto e gera uma economia de até 85% em relação a outros combustíveis. Este é outro case de sucesso da JoB onde colocou a empresa nas primeiras posições após um trabalho de SEO bem definido.

  •  Grupo Value: Consultoria Londrina

Grupo Value
Exemplo de tráfego orgânico do Grupo Value

A Value Group é composta por quatro empresas que juntas têm como objetivo gerar prosperidade do cliente englobando diversas áreas da gestão, aumentando a produtividade, encontrando novas oportunidades e alcançando resultados sustentáveis e de longa duração através da consultoria empresarial.

Com objetivos de transferir a autoridade já existente para o âmbito online, divulgar os serviços do grupo, aumentar o tráfego do site, aquecer e segmentar os relacionamentos com a base de contatos e criar mais oportunidades de negócio. O Grupo Value se tornou referência nas pesquisas por Consultoria Londrina, sendo assim mais um case de sucesso da JoB.

  •  Limite na Hora: Emprestimo cartão crédito

Limite na Hora
Primeira posição natural após o anúncio pago é da Limite na Hora

Limite na Hora é uma empresa que utiliza uma modalidade de empréstimo atrelada ao seu cartão de crédito. 

Com um plano estratégico de SEO bem estruturado feito pela JoB, a palavra-chave “emprestimo cartão crédito” colocou a Limite na Hora na primeira colocação obtendo um tráfego orgânico de sucesso.

  • RA Engenharia: Prevenção combate a incêndio londrina

RA Engenharia Elétrica
Exemplo de SEO aplicado em conteúdo para blog

A RA Engenharia é referência no Norte do Paraná em sistemas de alarme de incêndio e instalações elétricas.

O conteúdo criado pela JoB para a RA Engenharia, se tornou muito bem qualificado após aplicarmos as técnicas de SEO em todo o artigo. 

Esses são apenas alguns dos cases de sucesso. A JoB é especialista em SEO em Londrina, mas também em outras áreas do Marketing Digital. Contratar uma agência especializada no assunto, faz total diferença em seu negócio. Essa técnica tem muito poder, e quando bem aplicada faz seu negócio decolar.

Contrate o melhor especialista em SEO

Consultoria SEO Londrina
JoB agência de marketing especialista em SEO em Londrina

A responsabilidade de um especialista em SEO, além de estudar, planejar, botar a mão na massa e verificar todas as métricas, é pensar no público qualificado com intuito de dar a sua marca maior autoridade e popularidade

Ao falarmos sobre autoridade, é entender como seu site trata um conteúdo, o quão bem está escrito e estruturado de forma estratégica, utilizando palavras-chave e técnicas que o torna um conteúdo rico e de alta qualidade

Já a popularidade, assim como a definição da palavra diz, significa o quanto famoso é seu site. Isso não consiste apenas na quantidade de visitas que recebe, mas também, quanto ele, ou seu conteúdo, recebem referências de outros domínios, quanto mais referências recebe mais famoso o site fica

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