Marketing para Médicos e o case do Dr. Sammyr Abrão

Marketing para Médicos e o case do Dr. Sammyr Abrão

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Publicado em: 26 de setembro de 2022
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Joaquim Bontorin

Tempo de Leitura : 12 minutos

Estratégia de Marketing Digital para médicos

Existe uma resistência quando falamos sobre a importância do marketing para médicos, ainda mais quando esse assunto é ter uma estratégia de marketing digital na área da medicina. 

A realidade é que, nos dias atuais, é essencial ter uma presença online em qualquer área de atuação

Com os acontecimentos dos últimos anos, vivenciamos a necessidade em ter qualquer negócio de forma online, isso ocasionou a aceleração assim como uma enorme importância em estarmos conectados. Estar presente e criar autoridade digital já não é uma tendência, e sim um fato

Mas não basta apenas estar ali, é necessário ter um plano estratégico.  É preciso saber como e qual a melhor maneira para se posicionar no mundo digital, saber quais são os canais de comunicação ideais para seu consultório, conhecer e entender o comportamento dos seus pacientes na internet, manter-se atualizados as novidades, aplicar e então acompanhar todas as métricas dessas ações e muito mais. 

Pode parecer complicado no início, mas iremos mostrar o quão relevante é esse tema, e ajudar você a entender a influência por trás do marketing digital para médicos. 

Marketing para médicos: A importância de estar conectado

Marketing Digital para médicos é um conjunto de ações com objetivo de promover sua área de atuação, na internet, pelos canais certos. Alcançar novos pacientes, e construir um relacionamento saudável,  humanizado e duradouro. Além de atribuir uma autoridade à sua identidade profissional

Hoje em dia, o marketing offline não é o suficiente para ter excelência em seus resultados. O mundo mudou, estar presente de forma online e estar atualizado, é algo importante para a saúde do seu negócio.

Google para médicos

As pessoas costumam recorrer ao Google quando buscam identificar a causa de algum incômodo envolvendo sua saúde. Assim como, costumam pesquisar médicos e consultórios atentando-se a avaliações e as melhores posições na primeira página de pesquisa, e até mesmo em redes sociais, são por meio desses mecanismos de busca que então a decisão de escolha é tomada. 

Uma pesquisa realizada pelo Google, apontou que 26% dos brasileiros recorrem aos seus canais de pesquisa, como sua plataforma de busca e YouTube, quando há um problema de saúde

Com base nesse cenário, é imprescindível a atuação do marketing digital em seu consultório médico. Estar bem-posicionado e ter uma comunicação — de forma objetiva e personalizada — para seu público, além das ações ditas no início, podem alavancar seu consultório a um nível maior de referência.

Ao buscarem as plataformas, para tomarem a melhor decisão, esses internautas se deparam com inúmeros assuntos e claro, seus concorrentes. Ao encontrar um médico ou consultório, há uma minuciosa análise, isso os levam a checar suas avaliações no Google, seu site, redes sociais e inclusive seu currículo profissional

Acontece que após todas as informações levantadas, eles têm a sua primeira impressão e só então ocorre um envolvimento e resolvem marcar uma consulta. Conseguiu entender a importância do marketing médico no mundo digital? 

Agora, para aplicá-lo em seu consultório, é necessário criar um planejamento estratégico que se conecte com seu público, saber como se posicionar e que seja consistente garantindo uma boa relação. A seguir, a JoB preparou algumas informações que é preciso ficar atento, confira! 

Dr. Sammyr Abrão
Dr. Sammyr Abrão, nutrólogo. Mais um case de sucesso da JoB, em marketing para médicos.

Como aplicar o Marketing na Medicina?

Quando se trata de marketing na medicina de modo geral, assim como ocorre em qualquer outra área, é preciso estudar, analisar, utilizar mecanismos e ferramentas digitais corretas, para então ter ações e atender os desejos de atuais e potenciais pacientes, para assim, solucionar problemas e suas dores. Como temos enfatizado, conectar- se com seu público é a chave para o sucesso, mas existem alguns caminhos a serem percorridos para atingir esse vínculo. 

1. Conheça tudo sobre seu público-alvo

É importante conhecer muito bem seu público. Para uma boa ação de marketing na medicina, tenha em mente quem são seus atuais, assim como seus potenciais pacientes, não basta conhecer seu negócio é preciso identificar e mirar no seu público-alvo

Criar uma Persona pode ajudar a conhecer seu público. No Marketing Digital, Persona basicamente é um perfil fictício de um cliente ideal para seu negócio, com base em dados reais do seu público. 

É preciso atentar-se às informações que seus pacientes lhe oferecem, conscientemente ou não, para assim construir e reconhecer quem são. Alguns dados são importantes e são a base para você entender melhor sobre isso, como por exemplo: qual o tipo de comportamento, quais as características demográficas, quais as histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e até mesmo suas preocupações.

Dessa forma você conseguirá um público com consistência e saberá a maneira certa, de como se comunicar e conectá-los ao seu trabalho.

2. Potencialize seu marketing digital na medicina. Tenha um site, blog e redes sociais e cuide como se fossem seus pacientes!

Para uma boa ação de marketing na medicina, é essencial você estar no ambiente virtual. É óbvio o que acabei de dizer, eu sei, mas esse é o próximo passo após a análise do seu público-alvo. Já os conhecemos melhor e agora sabemos seus comportamentos e tem uma ideia por onde navegam na internet, a partir daí, iremos decidir sua comunicação

Esteja nas redes sociais, porém nas plataformas digitais que seu público costuma estar, só assim conseguirá transformar esses canais em um meio de comunicação consistente, poderá criar uma comunidade e estreitar relacionamentos. Além de compartilhar informações, ampliar o conhecimentos para seus pacientes e fazer com que esses canais propaguem suas mensagens. 

Isso te trará uma conexão importante, pois as redes sociais são a maneira mais rápida em ter um contato com seus clientes. 

A princípio criar uma estratégia para redes sociais sozinho parece desafiador, por necessitar de um esforço e tempo, mas não é impossível. Uma solução é recorrer a uma agência de marketing digital especializada e de confiança, essa é outra dica/investimento que fará total diferença, afinal entendemos que seu tempo é precioso. 

Além disso, ter um site e um blog, são outros pontos fundamentais para se posicionar no ambiente digital. 

Você tem um site, mas ele está desatualizado? Isso não pode de forma alguma, é muito grave isso ocorrer. 

Assim como seu paciente, estar no ambiente virtual, seja redes sociais, site ou blog é necessário de uma atenção especial. De nada adianta ser um excelente profissional se seu público não conseguir chegar até você.

É por meio do seu site, que sua reputação também será construída.  O site é uma ferramenta essencial numa estratégia de marketing para médicos.

Por isso tenha um site que transmita credibilidade e informações de forma objetiva e simples na comunicação, assim como na facilidade de navegação, tanto pelo desktop quanto mobile. É ele seu cartão de visita!

O website é um canal ideal para divulgar artigos e novas informações relacionadas a sua área de atuação, como seu endereço, eventos, horários de funcionamento e convênios que atende, por exemplo e muito mais. 

Tais exemplos farão com que seu site obtenha uma posição melhor em buscadores como o Google. Permitindo que seja visto pelos atuais e potenciais pacientes logo nos primeiros resultados, potencializando sua marca com maior facilidade. 

Por isso, é preciso ter um site e blog que realizem uma comunicação com qualidade.

3. Compartilhe conhecimento médico com Marketing de Conteúdo

Falamos acima sobre a importância em ter um site e blog bem estruturado e com qualidade, mas também é preciso ter uma produção de conteúdo que vá engajar e conectar e solucionar as dores do seu público.

Marketing de conteúdo, é a produção de conteúdo rico, com qualidade e que transmita de forma educacional informações, com objetivo de atrair novos pacientes além de informar e fidelizar atuais clientes, postando em seu blog.

Como disse lá no início desse artigo, os internautas estão sempre atentos ao que acontece, e as buscam quando o assunto é saúde, são grandes. Por isso, é importante criar conteúdo de qualidade. 

Além de compartilhar informações que atenderão as necessidades do seu público, com o decorrer do tempo e conforme os acessos em seus conteúdos, isso contribuirá para reforçar sua imagem em sua área de atuação, pois quanto mais acesso tiver, melhor a sua classificação no Google garantido credibilidade e visibilidade

Podemos criar conteúdo de vários formatos, como artigos em blog, e-mail marketing, ebooks, posts nas redes sociais e vídeos, por exemplo. Basta usar a criatividade.

4. Inbound Marketing para médicos

Inbound marketing, é sistematizar um processo para gerar oportunidades a potenciais clientes e atrair mais e melhores! Para realizar um bom inbound marketing para seu consultório, assim como em qualquer outra área, há 5 estratégias, que se forem bem estruturadas, você obterá sucesso! 

São elas: Atração, Conversão, Relacionamento, Vendas e Análise.

É preciso atrair e há diversas maneiras de ser notado. Ter uma boa estratégia de SEO utilizando otimização por meio de palavras chaves, assim como ter um bom plano para Tráfego Pago, irá contribuir para que você seja visto e lembrado, tendo um alcance maior e resultados mais rápidos

Mais de 90% das pessoas, dizem algumas pesquisas, não estão prontas para realizar uma compra imediatamente, ou no seu caso, marcar uma consulta. Por isso, converter esses visitantes em possíveis clientes, mantendo-os num banco de dados é importante. Assim conseguirá com o tempo, ter um contato e se relacionar com esses possíveis pacientes que demonstraram interesse, criando laços, através do Marketing de Conteúdo, como explicamos anteriormente.  

Só após a conexão realizada, você conseguirá então definir e trabalhar com o público certo para realizar a venda, escolher quem está pronto para marcar um horário com você, quais as melhores oportunidades e fazer uma abordagem comercial. 

Por fim, analisar, retroalimenta todas as outras etapas. Isso exige uma constância, para que ocorra crescimento e superação dos seus objetivos e resultados

5. CFM e normativas para ações de marketing: restrições

O Conselho Federal de Medicina (CFM) aponta algumas restrições a respeito do marketing para médicos, é preciso ficar atento e devem ser respeitadas.  Aqui estão alguns pontos para orientá-lo:

  • Não pode garantir, prometer ou insinuar bons resultados de tratamento sem comprovação científica;
  • Não pode expor o paciente, exibir fotos nem mesmo do antes e depois de tratamentos ou cirurgias;
  • Não pode usar termos e linguagem sensacionalista e de autopromoção;
  • É proibido anunciar especialidade que você não possui;
  • Não pode anunciar equipamentos e preços com o objetivo de atrair novos pacientes;
  • Não pode divulgar ou envolver seu nome em propaganda enganosa;
  • É proibido compartilhar informações sensacionalistas, que vão causar alarde na sociedade;
  • É proibido realizar qualquer consulta, diagnóstico ou prescrição de medicamentos a pacientes por redes sociais.

É preciso antes, de suma importância, verificar o manual de publicidade do CFM, assim você conseguirá de forma tranquila, dentro da legislação, então realizar as estratégias certas. Pois isso envolve o crescimento e reconhecimento da sua carreira. 

A seguir vamos te contar um dos nossos cases de sucesso, na área da medicina, o Dr. Sammyr Abrão. 

Quem é o Dr Sammyr Abrão?

Dr. Sammyr Abrão
Dr. Sammyr Abrão nutrólogo em Londrina

Desde muito jovem, Dr. Sammyr Abrão procura levar uma rotina saudável e praticar atividades físicas regularmente, fatores que o levaram a encontrar na nutrologia uma forma de perpetuar estes hábitos. 

Com objetivo de proporcionar este bem-estar a seus pacientes, realizou-se na nutrologia, área da medicina em que coloca em prática aquilo em que acredita: a mudança no estilo de vida. Dr. Sammyr é um médico especializado em nutrologia pelo Hospital Albert Einstein, em São Paulo/SP. 

Os focos de seu trabalho são, principalmente, o emagrecimento, o desenvolvimento e o aumento da performance física, estética e fisiológica de homens e mulheres. Mais do que tratar doenças, sua missão profissional é promover saúde.

Na nutrologia, concluiu diversas outras formações complementares, como o Aprimoramento em Síndrome Metabólica pela Universidade de Harvard (Estados Unidos), Nutrição e Estilo de Vida pela Universidade de Stanford (Estados Unidos), além de cursos focados em emagrecimento, avaliação hormonal e performance. Atualmente, é também mestrando e docente no curso de medicina da PUC/PR.

Por que ele nos procurou?

A sua principal dor era a questão de não estar inserido no ambiente virtual de forma estratégica, tendo um marketing digital de qualidade para alcançar seu público-alvo e se tornar autoridade em nutrologia na cidade de Londrina e região

Dr. Sammyr trouxe algumas demandas para a JoB, como por exemplo, o posicionamento de suas redes sociais de forma a conversar com seu público criando um vínculo e uma conexão humanizada, especialmente no Instagram onde maior parte do seu público está inserido, mas também no YouTube e TikTok

Havia também a questão de geração de conteúdo. Por parte da JoB, não necessariamente a produção de conteúdo propriamente dito, mas sim para que os assuntos fossem revisados para que os assuntos abordados não fossem antiéticos e respeitassem as normas do CFM.

Além dessas necessidades, Copywriting foi outro trabalho realizado pela JoB para o Dr. Samyr, sendo estruturado os roteiros de vídeos informativos que eram elaborados. Ele teve nosso direcionamento criativo até mesmo para a produção de lifestyle e fotos que foram realizadas.

Como a JoB trabalhou com o marketing médico para o Dr. Sammyr

Diagnosticamos seus objetivos de negócio, planejamos ações e propomos estratégias de Marketing Digital, envolvendo ativamente os responsáveis por compartilhar tais informações, e então colocamos a mão na massa

Mídia

Nas redes sociais, site e blog, definimos uma padronização e organização que condiz com seus clientes e geramos conteúdos conforme as dores do seu público-alvo. Trabalhamos com vídeos para humanizar os perfis e conectar os seguidores com o Dr. Sammyr, com a rotina e bastidores do seu dia a dia. 

Articulamos com outros profissionais a escolha da linha estética do médico, para que tudo tenha uma única linguagem, e que a comunicação pudesse ser homogênea e integrada. Para os vídeos informativos, recorremos ao Felipe Lourenço para elaborá-los, também ao Kelvin Montes para fazer vídeos de lifestyle, e as fotografias foram variadas, mas principalmente realizadas por Rafael FontanaAssim juntos trabalhamos e direcionamos essas frentes

Quando os pacientes chegavam até lá, eles precisavam encontrar a rotina do dia a dia. Marketing Médico é sobre também esse aspecto, o consultório demonstrado no dia a dia, os stories são o acompanhamento do processo, as rotinas, tudo o que está sendo feito, é trabalhar a imagem do médico para que ele seja entendido não apenas como profissional que vive e exclusivamente de tratar daqueles assuntos, mas também que ele tem uma vida, uma família, um estilo de vida que precisa refletir a competência do trabalho dele

É isso que a gente faz aqui dentro da JoB, pensando na experiência do usuário nós tivemos que refazer uma reformulação para que ele conversasse com sua persona

Tráfego Pago

Para alcançar um maior alcance com rapidez, trabalhamos com tráfego pago, utilizando o Google Ads e Instagram Ads. Pesquisamos e identificamos as melhores keywords para o trabalho do Dr., assim como criamos criativos e copys para seus anúncios

Com a roteirização e direcionamento dado para os stories, no caso do Dr. Sammy Abrão, conseguimos gerar um volume altíssimo de visitas até o perfil, todos os conteúdos que foram inseridos na parte de tráfego pago, eles tiveram uma qualificação máxima considerada pela plataforma como acima da média, e isso representou um número de acessos expressivos no perfil.

Outra demanda realizada, foi ampliar todo conteúdo para que chegasse ao maior número de pessoas e para as pessoas certas, e para isso usamos o recurso de tráfego pago, tanto do Google quanto na parte do Instagram para que essa visibilidade seja ampliada e a conversão e Leads seja mais alta.

Como nutrólogo, ele não atende por planos, então havia mais esse desafio, como conseguir captar um cliente que não seja por plano e como fazer com que as campanhas estejam segmentadas corretamente para que esse público desqualificado não chegue até ele.

Métricas

Outra profissional que é fundamental nesse processo, que faz a geração de contatos para acompanhar esse número de conversões é a secretária

Fotos bonitas, vídeos bem-feitos e conteúdos bem estruturados, mas na ponta do atendimento se isso não acontece temos um grande problema. Nesse momento o marketing médico precisa pensar na sua ponta de atendimento se quer um público de alto padrão, deve questionar quais abordagens adotar para que esse trabalho tenha sua efetividade. 

Temos muito contato não apenas com o Dr. mas também com a secretária para que ela nos dê um respaldo, nos dê esses números para que eles possam nos guiar.

O marketing para médico também é guiado por métricas sobretudo por elas, porque assim como existe o diagnóstico médico, o marketing também faz diagnósticos constantes. Assim como o nutrólogo vai acompanhando a composição corporal do seu cliente, nós acompanhamos a composição comportamental e avaliamos a cada ciclo de como chegar em um bom resultado.

Tais pautas foram alinhadas quinzenalmente com o Dr., com linhas editoriais específicas dentro da nutrologia. 

Agenda cheia Dr. Sammyr Abrão

Agenda cheia, com pacientes todos os dias!

Esses são os principais objetivos dos médicos quanto querem um marketing que seja efetivo, e a JoB conclui com orgulho ter atingido esses objetivos, tendo o Dr. Sammyr Abrão, como mais um case de sucesso!

Resultados com o marketing médico

Site mais amigável

– Revisão do Site: Melhorar a experiência do usuário, antecipar o consultório. 

Vídeos que engajam

– Roteirização dos Vídeos: Sejam os informativos, seja as buscas por referências no lifestyle ou mesmo os reels.

Consultório digital

– Com a organização das redes, nós montamos o consultório digital e proporcionamos aos pacientes essa experiência prévia.

SEO para médico

Ranqueamento orgânico, ajudamos ele a estar nas primeiras posições.

SEO pra médicos

Médico feliz, é com a JoB Marketing!

 – Feedbacks do Dr Sammyr

feedback do cliente

Marketing para médicos é processo!

Essa parceria, não foi apenas um aprendizado para a JoB, mas também para o médico, pois no marketing médico, ele se coloca numa condição de aprendiz em termos de marketing, pois o produto é ele.

Marketing para médicos

Por fim, marketing médico é sobre processo, nenhum paciente tem seu tratamento concluído da noite pro dia e o marketing funciona dessa mesma maneira.  Quando pensar no seu posicionamento digital, se você parte do princípio de que os resultados acontecem de hoje para amanhã, é pouco provável que uma agência consiga isso. 

Agora, quando você procura profissionais especializados para esse tipo de assunto é preciso entender que há uma curva de aprendizagem que esses profissionais vão ter que passar.  

Assim como você teve uma graduação de 5 anos e uma série de especializações que precisam estar sintetizadas numa forma de aprendizagem às vezes, de dois e três meses, é impossível chegar nesse conhecimento todo. Nosso papel, é traduzir isso para sua audiência a fim de que ela entenda o que você faz da melhor forma possível.

Precisando de uma agência de marketing para médicos? Estamos aqui!

Como pode ver, estar presente online e ter um bom marketing digital para seu consultório, é fundamental. Pontuamos o porquê de estar não apenas offline, compartilhamos algumas dicas para que possa aplicar em seu negócio e mais um case de sucesso da JoB. 

Entendemos as necessidades, e quão trabalhoso tudo possa aparecer, mas como dissemos, nada é impossível. De qualquer forma, a JoB pode ajudar você a também ser um case de sucesso. Por isso, sinta à vontade em marcar um café conosco sem compromisso. Esperamos que tenha gostado da leitura. Abraços! 

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