O presente parece incerto. Como nós podemos saber o que nos aguarda amanhã? Vamos perguntas aos que já estão moldando o futuro: A Geração Z.
Em setembro, o Facebook lançou um Report de uma pesquisa própria realizada com pessoas da Geração Z, guiando os profissionais do Marketing nos desafios que os aguardam no futuro. Esse texto é uma tradução livre do artigo também publicado pela plataforma, com uma síntese do conteúdo contido previamente no Report. Você pode acessar o artigo em inglês clicando aqui.
Em 2020, pessoas abaixo de 25 anos correspondem a 41% da população mundial. Isso significa que a Geração Z não é apenas muito grande para ser ignorada – eles são literalmente o futuro. Para essa geração, a pandemia do Covid-19 atingiu um momento particularmente formativo, rompeu jornadas educacionais, oportunidades de carreira e mais. Ainda assim, muitos Gen Zs parecem estar resistindo de uma maneira que os deixa transformados, mais fortes – energizados sobre quem são, o que acreditam e o que os motivam.
Tenha os insights!
A Geração Z talvez seja a geração mais transformada pela pandemia. Focando primariamente nos Gen Zs dos 18 aos 24 anos, nós vamos explorar sua evolução contínua pelas lentes de identidade, advocacia, comunidade, comercio e resiliência – para ver como eles estão ativamente moldando o futuro para todos nós.
1. Identidade é um call to action
Quando perguntamos aos Gen Zs na Europa como eles se veem, talvez a descoberta mais surpreendente foi que eles são 2.4 vezes mais prováveis a se descreverem como introvertidos a extrovertidos.
Mas não se engane, – só porque a Geração Z prefere se comunicar através de seus smartphones em vez de pessoalmente, não significa que eles não estão no meio de uma mudança global.
O que significa ser a primeira geração de nativos digitais – ter crescido com seu dispositivo móvel como sua janela para o mundo? Os Gen Zs reconhecem o poder que vem com o acesso a tanta informação. Às vezes acham opressor, mas a maior parte do tempo apreciam o fato de que com um grande poder, vem uma grande responsabilidade. Isso se traduz em uma motivação para aprender constantemente – e uma obrigação de transformar o que se aprende em uma ação significativa.
A grande maioria da Geração Z globalmente acredita que é importante desenvolver novas habilidades ao longo da vida (79%) e manter-se bem informado sobre as coisas (77%). Esse ano, o Coronavírus fechou muitas salas de aula presenciais, nós vimos seus os desejos de aprender mudar ainda mais para o digital, com um mercado crescente de educação on-line pelo mundo.
2. O ativismo aceita a todos
Muitos Gen Zs compartilhar a poderosa crença de que eles podem e vão mudar o mundo para melhor – quer isso signifique comprometer-se à justiça social, sustentabilidade ou outra causa.
Nós vimos anteriormente que a Geração Z aceitam suas individualidades e complexidades, enxergando suas individualidades como uma qualidade que deveria ser refletida na mídia em volta. De fato, 71% dessa geração pesquisada globalmente gostaria de ver mais diversidade em propagandas.
Nós também sabemos que a pandemia tem aumentado a paixão da Geração Z pela sustentabilidade: Globalmente, eles são 1,2 vezes mais prováveis que a maioria a dizer que tornou-se ainda mais importante reduzir o impacto ambiental. Na Europa, 61% da Gen Z diz ter se tornado mais interessado em ativismo e causas sociais desde o início da pandemia.
Através do Facebook e do Instagram, nós assistimos, desde Janeiro, pessoas de todas as idades ao redor do mundo arrecadar cerca de 100 milhões de dólares para fundos relacionados ao Coronavírus. Mas, pesquisando globalmente, a Geração Z foi mais provável a fazer suas primeiras doações quando comparada às outras gerações.
Porém, é importante notar que a Geração Z não planeja melhorar o mundo sozinha: Eles esperam que as marcas façam sua parte também. Dentre os Gen Zs pesquisados na Europa – até 69% no Reino Unido – esperam que as marcas deem publicidade às suas posições sobre questões sociais e políticas. E isso é mundialmente concordado, com 79% sendo que esta se tornando mais importante para as empresas a se comportarem sustentavelmente.
3. Comunidade é um sentimento
Assim como a Geração Z está voltada para o comportamento de marcas, ela está também estão dando uma nova cara à comunidade. As próprias palavras dessa geração revelam que comunidade parece com casa, como aceitação e pertencimento. Mas não procure por essa casa no mapa – para muitos, comunidade está cada vez mais digital e dispersa.
O relacionamento da Geração Z com a comunidade pode, de primeira, parecer paradoxal. Caso em questão: 45% diz gostar de se destacar na multidão – com quase igual 41% dizendo que eles são influenciados pela opinião dos outros. Talvez a explicação seja que, enquanto a Gen Z possuem sua individualidade, também acreditam que são melhores juntos.
Com o começo da pandemia do COVID-19, a corrida para conectar-se online foi acelerada. De fato, 1 a cada 4 Gen Zs pesquisados na Europa diz que, desde o começo da pandemia, eles têm usado grupos e comunidades em mídias sociais com maior frequência para conectar-se aos outros. E nós podemos ver que comunidades online atendem a uma variedade de necessidades da Geração Z, tanto profissional quando pessoal.
Gen Zs estão continuamente mudando o futuro da comunidade, construindo em novos meios: participando de grupos online, seguindo hashtags, trocando mensagens e compartilhando histórias. Esses todos são métodos que nos contaram se sentirem mais conectados.
4. Comércio demanda descoberta
O que importa à Geração Z na decisão de onde e qual marca comprar?
A geração que vê o consumo como uma expressão de seus valores se importa de comprar de uma marca que possam se orgulhar, mas também prezam a eficiência e conveniência. De fato, esperam que marcas apareçam onde estão, e gostam de que os produtos certos os encontrem.
O custo não é a única preocupação durante a compra, por exemplo, os Gen Zs do Reino Unido são menos prováveis a focar no preço e 1,4 vezes mais prováveis a dizer que pagariam a mais para um produto sustentável.
O desafio que essa primeira geração digital encontra é ter muitas opções, com 67% dos Gen Zs mundiais dizendo que existem opções demais online. A chave para abordar isso talvez seja facilitar a descoberta com personalização, se conectando através da personalização e emergindo valores de marca autênticos, profissionais de marketing podem efetivamente atrair a Geração Z e construir uma lealdade duradoura.
5. Resiliência requer adaptação
Muitos Gen Zs estão querendo fazer do mundo um lugar melhor – e frequentemente estão começando com suas próprias saúdes físicas e mentais. Trabalhando duramente quanto joga duramente, muitos da Geração Z também trazem autoconsciência, compaixão e momentos de cuidado próprio para suas jornadas de bem-estar. Para uns, isso pode significar experimentar atividades como meditação. Para outros, pode simplesmente significar dar a si próprios um chocolate ou vela.
Essa geração participa de uma larga gama de atividades para fazer seu tempo livre contar – desde cerebral até astucioso, de físico até o lúdico.
A capacidade de adaptação da Geração Z está sendo útil durante a pandemia do COVID-19, induzindo novas formas de conectar-se e novos interesses. Muitas dessas mudanças são capazes de durar. Globalmente, essa geração é mais provável que outras a dizer que vê a si mesmas aderindo a muitas das atividades que começou durante a pandemia, como por exemplo:
O que isso significa aos profissionais do marketing?
Represente a riqueza da Geração Z
Enquanto muitos Gen-Zs são unidos pelos valores compartilhados, eles também são a geração mais diversa. Para ressoar com essa próxima geração de consumidores, defenda essa diversidade em suas palavras, imagens, parcerias e outras ações de marca. Tudo comunica.
Emita conexões com significado
Tanto quanto prezam sua individualidade, a Geração Z também quer se sentir compreendida e que pertencem à comunidades. Construa essa comunidade a encontrando onde está – por exemplo, em mensagens, stories ou grupos.
Conecte-se autenticamente
Um desafio considerável para os profissionais de Marketing é que os Gen-Zs fazem suas decisões de compra baseadas em mais que apenas o valor e conveniência. Marcas que claramente defendem causas e autenticamente conectam-se a eles através de seus valores tendem a ressoar com maior poder.
Parcerias para o sucesso
Reflita a visão de mundo colaborativa da Geração Z ao desencadear o poder de parcerias você mesmo – com uma organização respeitada por essa geração ou que a compõe, os colocando para votar em um story no Instagram patrocinado a projetando juntos uma nova linha de produtos.
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