TikTok Marketing: como posicionar marcas e negócios nessa rede social

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Publicado em: 13 de outubro de 2020
Joaquim Bontorin

Joaquim Bontorin

Tempo de Leitura : 5 minutos

O fenômeno do TikTok, a rede social que vem conquistando as pessoas ao redor do mundo e que já ultrapassou 2 bilhões de downloads durante o período do Covid-19, crescimento tão frenético que nem Instagram e Facebook tiveram.

O TikTok

Operando na China desde 2017, mas com o nome de Douyin, a rede social começou almejando atingir meninas pré-adolescentes e adolescentes, apostando em vídeos rápidos e engraçados para conquistar o público.

O TikTok é uma plataforma extremamente fácil de usar, que possibilita que o próprio usuário grave, edite, coloque o filtro e a trilha sonora que desejar. A maioria dos vídeos tem uma média de 15 segundos e a qualidade da gravação não é priorizada pela audiência da mesma forma que no Instagram, por exemplo.

Os conteúdos que contribuíram para a popularização do aplicativo são os challenges de maquiagem, relatos de histórias engraçadas e dicas de diy (abreviação de “faça você mesmo”, em inglês). Contudo, com o crescimento do TikTok, os conteúdos também passaram a variar, e agora podemos encontrar vídeos sobre os mais diversos temas.

TikTok Marketing para marcas & profissionais

Simples, divertido e interativo, o TikTok é uma excelente oportunidade para se aproximar do seu público. Caso você tenha dúvidas de como gerar essa aproximação, fique tranquilo que a JoB te ajuda!

Por onde começar?

Antes de tudo, é preciso entender os usuários da rede social. A maioria dos profissionais de marketing com mais de 30 anos ainda não tiveram contato com a rede social, mas acabaram sendo atraídos devido aos altos níveis de engajamento, maiores que as outras redes.

A geração Z é maioria no TikTok e, por terem uma preferência por experiências imersivas, sentar no sofá e assistir TV já não é mais atraente, é uma atividade muito passiva para a necessidade envolvimento existente.

Mesmo tendo mais gente para consumir que produzir, de nada adiantará investir em algo não tenha sido desenvolvido especificamente para o TikTok, pois não terá o efeito desejado.

Como gerar oportunidades de negócios com o TikTok Marketing?

O TikTok Marketing trabalha com publicidade segmentada, para que o conteúdo mostrado seja de interesse real dos usuários. Então, investir em anúncios, apesar de ser uma forma de publicidade muito nova, é uma boa alternativa.

Você pode criar uma própria conta para interagir e compartilhar conteúdos relevantes com seu público. Ou quem sabe uma parceira com influencers? Procure por quem já tem um público que se encaixa com seu produto, assim as chances de sucesso serão maiores.

Que tipo de conteúdo fazer?

Se o público da sua empresa é composto por várias faixas etárias, trace estratégias para cada público, para que haja uma grande taxa de conversão devido a compatibilidade etária.

Não se esqueça de que o TikTok é uma plataforma de entretenimento, não puramente um canal publicitário, então reveja sua forma de fazer propaganda. Apostar em uma pegada mais informal é o melhor a se fazer, já que isso é o que os usuários estão habituados a encontrar na rede social. Vídeos mostrando o dia a dia da empresa ou funcionários fazendo alguma trend do momento, são opções.

TikTok for Business

O TikTok for Business é a nova plataforma do TikTok para marketing de negócios, e funciona como a base para atuais e futuras soluções de marketing disponibilizadas pela empresa. O site inclui acesso a todos os formatos de anúncio da rede que, de acordo com a Rockcontent, são:

  • Top view: o mais impactante e mais provável a prender a atenção do consumidor, aparece assim que o usuário acessa o aplicativo;
  • In-feed videos: como o próprio nome diz, são vídeos no próprio feed, e possuem uma duração máxima de 60 segundos;
  • Hashtag Challenges: permitem que as marcas participem da comunidade de usuários a partir do momento em que convidam os usuários do TikTok a criarem conteúdos sobre a hashtag escolhida;
  • Branded Effects: marcas são inseridas mais diretamente na experiência de criação de conteúdo, com efeitos em quem uma marca ou produto seja adicionado a um vídeo.

Cases

Guess

A Guess se juntou ao TikTok para uma parceria destinada aos millenials e geração Z. Ao abrir o aplicativo, os usuários eram direcionados ao #InMyDenim challenge e incentivados a posterem vídeos com a hashtag.

Essa parceria marcou a primeira hashtag challenge promovida no TikTok dos Estados Unidos, e o lançamento oficial do programa de parcerias com marcas do mesmo.

Universal Pictures

Com um novo filme de comédia fantasia para estrear, O Mistério do Relógio na Parede, a Universal Pictures viu a necessidade de engajar os usuários com o tema e estimular o interesse ao filme.

Como truques de mágica, pegadinhas e ilusões eram um conteúdo popular no TikTok na época, foi lançado uma Hashtag Challenge chamada #FindYourMagic (#AcheASuaMágica), permitindo que as pessoas interpretassem o tema do seu próprio jeito e mostrassem sua própria mágica.

Para encorajar mais fãs a engajarem no desafio, a Universal convidou 10 influencers para lançar histórias “mágicas”. Alguns postaram vídeos fazendo truques de mágica, outros empregaram técnicas de filmagem para criar ilusões, enquanto a música oficial do filme, um relógio tocando no fundo, era usada de trilha sonora.

Campanha da Universal Pictures no TikTok
Fonte: https://www.tiktok.com/business/en/inspiration/8

A mágica funcionou. O desafio foi capaz de atrair mais de 1.3 milhões de curtidas nos vídeos dos influencers e mais de 19 mil conteúdos gerados por outros usuários. A campanha ainda fez com que a conta oficial aumentasse 11 mil seguidores.

Haidilao

Localizado na China, um restaurante chamado Haidilao disponibilizou o prato “faça você mesmo” em seu menu, onde os clientes que selecionavam essa opção, filmavam as suas experiências de criar a própria refeição e depois compartilhavam no Douyin.

Depois de alguns clientes terem postado, não demorou muito para que outras pessoas também se sentissem tentadas a criar seu prato e gravar tudo. Em última análise, mais de 15.000 pessoas pediram pela opção “faça você mesmo”, 2.000 enviaram os vídeos de suas criações e 50 milhões de pessoas viram os vídeos.

Pratos “faça você mesmo” do restaurante Haidilao utilizando o TikTok Marketing
Fonte: https://technode.com/2018/05/28/douyin-marketing-campaigns-examples/

TikTok Marketing vs. Reels do Instagram

O crescimento do TikTok é tanto que o Instagram criou o Reels, antes chamado de Cenas, para tentar fazer com a plataforma a mesma coisa que fez com os Stories do Snapchat.

Como o antigo Cenas, os conteúdos feitos com a ferramenta não serão mais de exclusividade dos Stories, aparecerão em um novo espaço dentro do próprio aplicativo e também no perfil dos criadores, permanentemente.

O Reels traz uma série de novas ferramentas de edição de vídeo, como áudio, velocidade alterada, efeitos e temporizador e uma aba própria, que pode ser encontrada na página de buscas do Instagram.

Domine todos os recursos do TikTok Marketing

A plataforma que está em crescimento frenético é a oportunidade perfeita para aproximar-se de seu público. Agora que você já sabe como funciona, só precisa começar!

Construa uma comunidade engajada na rede social mais popular do momento. Nós da JoB estamos preparados para te ajudar nessa missão, conte conosco.

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