JoB Marketing Estratégico - Agência de Marketing Digital

A importância da análise da concorrência nas estratégias de marketing digital

Assunto: |
Publicado em: 9 de março de 2023
Joaquim Bontorin

Joaquim Bontorin

Tempo de Leitura : 7 minutos

Da mesma forma que nenhum homem é uma ilha, nenhuma empresa vive isolada no mercado. Independentemente do seu segmento de atuação, seja mais nichado ou abrangente, com certeza disputa a atenção – e o bolso – de potenciais clientes com seus concorrentes.  

Por isso, é fundamental conhecer bem a concorrência quando elaborar sua estratégia de marketing digital.

E aqui vale um adendo: não encare como concorrente única e exclusivamente os negócios que vendem o mesmo produto ou oferecem o mesmo tipo de serviço que o seu. Enxergue com uma perspectiva mais ampla e considere como rival de negócios todo empreendimento que possa disputar seu cliente com você.

Analise competitiva de mercado

Vamos entender melhor.

A Cacau Show é uma marca de chocolates, certo? Se ela considerasse como concorrentes apenas outras marcas de chocolates e doces, estaria perdendo um mercado gigantesco. Isso porque a Cacau Show identificou que concorria também no mercado de presentes e lembranças. Portanto, no Natal, ela disputa espaço com lojas de roupa, acessórios, entre outras opções de presentes e não apenas entre chocolates. E ter essa noção a fez aumentar seu faturamento absurdamente.

Por isso, na hora de analisar a concorrência, é importante considerar seus concorrentes diretos, mas também os indiretos.

Mas por que devo analisar a concorrência?

Tal como uma batalha medieval ou a disputa pelo coração de alguém especial, conhecer e prever os movimentos do inimigo te dá vantagem e um passo mais próximo da conquista.

Em termos mais empresariais, a análise da concorrência te dá clareza do que o mercado está fazendo, te ajuda a identificar riscos e oportunidades, permitindo tomar decisões mais assertivas, encurtar caminhos e ter importantes percepções sobre o setor.

Simplesmente ignorar o que os concorrentes fazem é um tiro no pé. Afinal, como você pode ser o melhor do seu segmento se você não sabe o que o mercado está fazendo?

O que você deve analisar e dicas de ferramentas

Não existe um script fechado para análise da concorrência. Podem ser analisados diversos fatores, como atendimento, política de preços, estratégia comercial, estratégias de marketing digital, posicionamento de marca, faturamento, market share, entre outros. Cada empresa deve definir quais pontos são os mais importantes de serem analisados.

Mas como o foco deste artigo é falar da importância da concorrência na estratégia de marketing digital, vamos apontar os principais pontos que devem ser analisados na concorrência nesta perspectiva.

1. Redes Sociais

Estudo dos concorrentes

Investigue em quais canais seu concorrente está presente: Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, Pinterest, Twitter, entre outros.

Analise também qual a periodicidade das publicações em cada canal, se há alguma linha editorial de temas bem definida e como é a qualidade dos conteúdos publicados.

Outro ponto interessante é identificar se a marca fez ou faz parceria com algum influencer e qual o perfil desse influenciador.

Algumas ferramentas que podem ajudar na pesquisa da concorrência e de tendências nas redes sociais são: Hootsuite, Mention e Fanpage Karma.

2. Site e Blog

Se seu concorrente tiver um site, verifique quais dados são disponibilizados e se estão atualizados, e se há informações de contato em destaque, como um botão para WhatsApp ou chat.

Se possuir blog, analise a periodicidade das publicações, os temas, a qualidade dos conteúdos e se disponibilizam materiais ricos para download.

Do ponto de vista técnico, é importante verificar a velocidade do site com o Page Speed Insights e se é mobile friendly.

Caso seja um e-commerce, é possível analisar os preços praticados, política de entregas e a apresentação do produto.

Analise competitiva

Veja agora algumas ferramentas interessantes. O site SimilarWeb permite identificar o volume de tráfego do site dos concorrentes, indicando o percentual de tráfego pago e orgânico, taxa de rejeição, origem de tráfego, entre outros dados.

Já o BuzzSumo é interessante para quem trabalha com Marketing de Conteúdo e quer analisar o desempenho dos conteúdos do blog do concorrente.

Se você deseja aprender a fazer um planejamento estratégico para as redes sociais, nós da JOB preparamos um e-book para te ajudar a alavancar a presença digital do seu negócio.

3. SEO

Como seu concorrente está posicionado no Google? Ele possui uma conta no Google Meu Negócio? Aparece na primeira página, quando é inserida uma palavra-chave importante do seu segmento?

Essas são algumas perguntas que você pode responder sozinho, mas fazer a análise de SEO sem ferramentas é uma tarefa praticamente impossível.

A ferramenta mais completa do mercado é o SemRush, mas a Ubersuggest, que é gratuita, pode ser uma alternativa para quem está começando.

Outro site muito interessante é o Meet Link Explorer, que traz informações de backlinks, autoridade de domínio, entre outros.

4. Anúncios

Você sabia que é possível espiar os anúncios ativos dos concorrentes e analisar sua copy, imagem e canais usados?

No Facebook Ads (responsável por anúncios no Facebook e Instagram) basta acessar a Biblioteca de Anúncios e pesquisar por palavra-chave ou anunciante. O TikTok Ads também disponibiliza uma ferramenta de busca de anúncios.

Já o Google Ads (responsável por anúncios na rede de pesquisa do Google, YouTube e em sites parceiros), não disponibiliza diretamente uma biblioteca, mas há uma forma de inspecionar seus anúncios.

Digite algumas palavras-chave relevantes na pesquisa do Google e YouTube e veja se aparece algum anúncio concorrente.

Análise da concorrência

Se aparecer, você pode clicar na setinha ou “i” que aparece ao lado e escolher a opção “ver mais anúncios mostrados por esse anunciante usando o Google”. Então irá aparecer todos os anúncios daquela empresa (essa lógica é a mesma para o YouTube e para anúncios de Display).

Mas, dependendo das configurações, mesmo que seu concorrente anuncie no Google, o anúncio pode não ser mostrado para você. Neste caso, será necessário recorrer a ferramentas, como o SemRush, que já mencionamos, o SpyFu ou o iSionage, por exemplo.

Se você já faz anúncios no Google, é possível ter também vários insights dos concorrentes fazendo análises do próprio leilão.

De quanto em quanto tempo devo analisar os concorrentes?

Um erro muito comum é fazer a análise de concorrentes uma única vez, durante o planejamento de marketing e nunca mais voltar a olhar para esses dados.

O marketing digital está em constante mudança e assim como sua empresa precisa se adequar e fazer ajustes constantemente, é necessário manter a atenção no mercado, acompanhar o que os concorrentes estão fazendo, de forma contínua.

Minha recomendação é estipular um prazo, por exemplo, uma vez por mês, para analisar de forma mais sistemática os concorrentes, sempre fazendo anotações e observações para que haja um registro formal e não fique só na cabeça de quem faz a análise.

Uma orientação geral ao fazer a análise da concorrência é: tente identificar quais estratégias seu concorrente utiliza por meio de algumas pistas.

Ele disponibiliza e-book ou materiais para download no blog? Talvez ele utilize a estratégia de Inbound Marketing e automação de marketing.

Produz muito conteúdo no blog e redes sociais? Pode ser que adote o Marketing de Conteúdo.

Utiliza anúncios? Pode saber que ele use Tráfego Pago e Outbound Marketing.

Mais importante do que entender as ações isoladas é perceber a estratégia global do seu concorrente, pois isso trará mais inteligência de mercado para seu negócio.

A importância de ter uma boa estratégia para não se perder no caminho

Outra falha que observo nos empresários que começam a analisar com mais frequência os concorrentes, é tirar o olho do próprio negócio.

A prática da análise da concorrência é muito importante e efetiva, mas deve ser feita com “um olho no peixe e outro no gato”. Ou seja, devemos estar atentos ao que os outros estão fazendo, mas sem perder de vista quais são os objetivos, metas e estratégias traçadas para a sua empresa.

É claro que os insights obtidos durante as análises podem trazer novas ideias e atualizações para o planejamento de marketing, e é bom que isso aconteça, o que não podemos é “perder a mão” e passar a simplesmente a copiar o que o concorrente está fazendo, sem nenhum critério ou análise.

Por isso é muito importante ter um Planejamento de Marketing bem estruturado e constantemente atualizado, pois é ele que irá nortear as decisões da sua empresa e não o que os concorrentes estão fazendo.

Faça seu Planejamento de Marketing com especialistas no digital

Se você precisa de ajuda para elaborar o Planejamento de Marketing Digital da sua empresa, fazer a análise dos seus concorrentes ou até executar as ações de marketing do seu negócio, conte com a melhor agência digital de Londrina ao seu lado.

A JOB Marketing Estratégico é mais do que uma agência, somos parceiros do seu negócio e nossa missão é buscar as melhores soluções para, juntos, trazermos resultados de excelência para sua empresa.

Entre em contato conosco e veja como podemos te ajudar.  

Mais sobre:

Gostou? Compartilhe.

Veja mais conteúdos que podem te interessar

Compartilhamos toda nossa expertise sem enrolação

19 de agosto de 2020
O WhatsApp Marketing é um excelente recurso que, se usado corretamente, te ajuda a manter contato direto com seus cliente e aumentar suas vendas.
23 de fevereiro de 2023
O marketing industrial, assim como as indústrias, é um campo em constante evolução, com isso, as estratégias de marketing precisam se adaptar para obter os melhores resultados. E é exatamente isso que será explorado neste case da JoB.
7 de dezembro de 2021
Com o propósito de controlar a disseminação do vírus e facilitar a vida cotidiana, os controles de acesso vieram para ficar.
13 de abril de 2023
Entenda melhor o que é a prática de otimização de sites, como aderir às suas estratégias, garanta grandes benefícios e alcance metas muito mais rápido.
13 de dezembro de 2019
Com 15 anos de história, a EliteSoft é pioneira no ramo de softwares para provedores de internet e ao longo desse tempo, construiu uma sólida experiência para atender de maneira completa empresas de telecomunicações.
13 de julho de 2020
Em tempos de ficar em casa, profissionais da pintura e varejistas precisam explorar novos meios para atrair clientes. Pensando nisso, criamos vídeos com dicas práticas e estratégicas para ajudá-los a passar por esse "novo normal" que nos encontramos.
1 de abril de 2022
Entenda como orquestramos um crescimento digital, geramos vendas e posicionamos a marca Alquimeria - Flores & Aromas
22 de fevereiro de 2024
Aos empresários que buscam uma mudança significativa em suas estratégias de marketing. A JoB oferece diagnósticos de marketing personalizados baseados em dados, adaptados ao mercado atual, garantindo resultados tangíveis e duradouros para você!
21 de dezembro de 2023
Descubra o poder do marketing conversacional e aprenda como as interações personalizadas e em tempo real com os clientes podem impulsionar sua estratégia de marketing, aumentando o engajamento e construindo relacionamentos duradouros.
9 de março de 2023
Não existe um script fechado para análise da concorrência, mas é fundamental conhecer bem a concorrência quando elaborar sua estratégia de marketing digital.

Empresas que decidiram
ir
mais longe!