Como posicionamos a Value Group no digital e ultrapassamos a meta de oportunidades para consultoria empresarial

Assunto: |
Publicado em: 19 de outubro de 2020
Joaquim Bontorin

Joaquim Bontorin

Tempo de Leitura : 7 minutos

A Value Group, empresa de consultoria empresarial, uniu-se à JoB para melhorar seu posicionamento digital e aumentar a prospecção de clientes. Uma parceria que, após muito planejamento e ação, trouxe resultados positivos para ambas as partes.

Sobre a Value Group – Consultoria Empresarial

A Value Group é composta por quatro empresas: Value Advisory, Value Audit, Value Consult e Value Risk, que juntas têm como objetivo gerar prosperidade do cliente englobando diversas áreas da gestão, aumentando a produtividade, encontrando novas oportunidades e alcançando resultados sustentáveis e de longa duração através da consultoria empresarial.

A Value entrou em contato com a JoB na metade do segundo semestre de 2019, após sentir a necessidade de rever seu posicionamento digital e, principalmente, começar a aproveitar mais as oportunidades de prospecção de clientes provenientes do fluxo digital, pois até então se encontravam dependente de indicações.

Objetivos

Nossas metas eram transferir a autoridade já existente mas agora para o âmbito online, divulgar os serviços do grupo, aumentar o tráfego do site, aquecer e segmentar os relacionamentos com a base de contatos e criar mais oportunidades de negócio. Depois de definir as metas, traçamos as estratégias que as fariam tornarem realidade.

gravação para consultoria empresarial
Processo de uma gravação feita no Lidere 2019

O que fizemos para gerar procura por consultoria empresarial?

Primeiramente, com o objetivo de gerar mais vendas para a consultoria empresarial, definimos as personas, fizemos a listagem de palavras-chave mais prováveis a atingir essas personas, definimos o mercado-alvo e analisamos os dados dos concorrentes, e então projetamos o funil de vendas ideal. Assim, alteramos a identidade visual, divulgamos a estrutura das empresas e as novas logos e também trabalhamos na comunicação com o mercado pelo Facebook e LinkedIn.

Campanhas Quadrimestrais

Desde já estipulamos posts semanais e, além das campanhas regulares, também realizamos campanhas quadrimestrais, com a ideia de entender o contexto vigente ou o objetivo que a empresa almejava. A do início do ano foi a Sucesso do Cliente, seguida pela Gestão da Crise. Assimilamos o conceito da campanha e criamos identidade visual e textos para spots, que posteriormente foram gravador e postos no ar através da CBN Londrina. 

Spots na Rádio CBN

Um dos spots gravado para a campanha Sucesso do Cliente, que tinha como objetivo associar o sucesso nos negócios ao trabalho desenvolvido pela consultoria empresarial do Grupo Value

Redes Sociais para consultoria empresarial

Inicialmente, a mídia paga do Facebook e Instagram Ads visou estabelecer presença online através da criação de audiência conforme o conteúdo veiculado. Em suma, essa etapa do branding é de extrema importância e é uma ótima iniciativa antes começar com as campanhas de conversão no site.

Conforme já estaríamos trabalhando com anúncios, incluímos o planejamento das redes sociais, para termos materiais a serem visualizados e explorados pelo usuário. Portanto, definimos as pautas de produção de texto, uma linha de pensamento para uma média de dois meses de postagens, encomendamos as artes e produzimos os textos de acordo com as propostas da campanha. Dessa forma também assessoramos todo o processo das produções audiovisuais usadas.

grade do instagram para consultoria empresarial
Grade do Instagram do Grupo Value
capa do linkedin para consultoria empresarial
Capa do LinkedIn do Grupo Value para a nova campanha com o escrito “Prontos para novas possibilidades”


As campanhas segmentadas feitas também apresentaram bons resultados, como podemos reparar nas ilustrações a seguir:

A análise de CTR é fundamental ao avaliar uma campanha, um número alto de cliques indica que o anúncio está bem segmentado e atraente para o público-alvo, aumentando as taxas de conversão.

De acordo com o Google, uma boa taxa de CTR tem uma porcentagem de 3 a 5%. E nós conseguimos atingir 5,7% sem precisar de uma verba exorbitante!

google ads para consultoria empresarial
Resultados das campanhas para google ads

Reformulação do Site para consultoria empresarial

O site, por sua vez, era institucional e tinha um painel próprio, que possuía muitas restrições em relação a layout e dificultava muito a experiência do usuário, já que modelar o site de uma maneira visual era complicado. Portanto, chegou um momento em que percebemos que para fazer com que os clientes enxergassem valor no serviço da consultoria empresarial da Value, era necessário um site que tivesse esse alto nível agregado também.

Imediatamente fizemos um briefing do que tinha no site, do que precisava ter no site e como precisava acontecer. A partir disso, chegamos a conclusão de que a utilização de outra plataforma era necessário para termos melhor liberdade de modificação. Por fim, o site foi completamente reformulado, juntamente com a Oxi, e estruturado de modo que aumentasse as taxas de engajamentos existentes.

Página inicial anterior
Página inicial atual, após a reformulação total focado no valor no serviço da consultoria empresarial do Grupo Value

Em seguida, sentindo falta de um relacionamento um pouco mais próximo com uma base de contatos, criamos diversas Landing Pages para a captura de Leads e também entramos em contato com as bases que já conheciam o trabalho da Value e que futuramente podiam se tornar clientes.

Google

Ranqueamento nas Buscas (SEO) para consultoria empresarial

As palavras de SEO antes estabelecidas, alcançaram o público desejado e, mesmo no meio da crise causada pelo Covid-19, o número de acessos ao site cresceu em 200%. Além de conseguirmos trazê-los para a primeira posição  da busca orgânica de consultoria empresarial e financeira na região de Londrina.

visualizações consultoria empresarial
Visualizações da página

Ao analisar os dados de tráfego após as mudanças realizadas no site, foi possível constatar que o usuário, de fato, sentiu-se mais atraído com o novo formato das páginas. Como resultado, o nível de rejeição caiu numerosamente, uma vez que passaram a ter mais vontade de explorar pelo site. Grande parte dessa otimização foi devido ao sistema de SEO inserido.

Automação: Sequência de E-mails para consultoria empresarial

Assim, graças ao Inbound Marketing, o relacionamento com a base teve taxas de engajamento muito boas: taxas de abertura de e-mails, cliques, interações e respostas muito satisfatórias.

Acima de tudo, os relacionamentos com os leads, que antes eram inexistentes, agora se tornaram aquecidos. Do mesmo modo, os fluxos de automação também muito bem pensados garantiram taxas de aberturas muito boas e diversas interações e respostas.

Por fim, também foram criados uma série de materiais, como o Guia do Planejamento Financeiro Empresarial, o Kit de Ferramentas de Análise da Saúde Financeira e o Valuation Report. Para esses materiais, foram desenvolvidas automações com e-mails de divulgação, agradecimento e acesso ao conteúdo.

Guia do planejamento financeiro consultoria empresarial
Guia do Planejamento Financeiro Empresarial

Atração: Mídias Sociais para consultoria empresarial

Mais seguidores, mais conversões, mais alcance e tudo isso de forma assertiva, direcionada às personas construídas no início das estratégias.

A seguir, fotos dos indicadores no início de 2020, mostrando a segmentação efetiva de públicos, aumento de seguidores, impressões e alcances nas redes sociais do Grupo Value:

público consultoria empresarial
instagram business para consultoria empresarial
Alcance Instagram
impressões mídias sociais para consultoria empresarial
Alcance LinkedIn

Conversão: Materiais Ricos para consultoria empresarial

Visando a captação de leads qualificados, foram produzidos diversos materiais ricos, como a Gestão dos 4F’s, o Kit de Ferramentas de Análise da Saúde Financeira e o Infográfico Trimestral da Economia Brasileira.

No início deste ano tivemos um sucesso exponencial com o Report de Recomendações para o Coronavírus. Entretanto, enquanto outras empresas estavam disponibilizando materiais em formatos de pdf, nós optamos pelo formato digital, visando um maior controle e a atração de tráfego para o site.

O resultado você pode conferir na imagem abaixo:

Taxa de visitantes consultoria empresarial
Visitantes site

Com a palavra, nosso cliente de consultoria empresarial:

E, por fim, mesmo diante a crise, nossas ações trouxeram oportunidades comerciais super qualificadas, segundo o time de vendas. Mesmo durante esse cenário difícil que estamos passando, não apenas cumprimos com a meta estabelecida, como também a triplicamos.

Tivemos uma das melhores reuniões de entrega de trabalhos da área de marketing dos últimos anos. Parabéns a toda equipe da JoB, tenho sentimento que de fato agora temos um marketing coerente com nossa empresa.

Moacir Vieira, Sócio-fundador do Grupo Value

Atingimos a meta do ano em apenas 6 meses!

E o resultado de todo o esforço nos rendeu a comemoração de alcançar a meta planejada para o ano, em apenas 6 meses de trabalho. Portanto, na metade do caminho já havíamos atingido o desejado, o que nos permitiu pensar ainda mais alto.

Todo o sucesso obtido apenas foi possível graças ao pensamento da Value em entender o marketing como uma ferramenta estratégica, nos convidando inclusive para as diversas reuniões da empresa, para que pudéssemos emergir cada vez mais no ambiente e desenvolvêssemos campanhas ainda mais coerentes.

Também deseja um posicionamento de sucesso?

Seja qual for sua área de atuação, da mesma forma nós queremos estruturar estratégias de crescimento juntos. Clientes de diversos ramos tiveram a oportunidade de crescer conosco, e agora é a sua vez! Confira outros Cases de Sucesso.

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