Marketing para Arquitetura e Iluminação: Case das Telas Tensionadas Alumiframe

Assunto: |
Publicado em: 1 de abril de 2021
Joaquim Bontorin

Joaquim Bontorin

Tempo de Leitura : 5 minutos

Saiba como decolamos as vendas da Alumiframe e reforçamos a autoridade da marca nas redes sociais através do marketing para arquitetura.

A empresa Alumiframe

A Alumiframe oferece um produto inovador no mercado: telas tensionadas sob medida que são capazes de transformar ambientes. A tela tensionada trata-se de uma material de extrema versatilidade, que permite a projeção de diferentes cenários justamente por trabalhar com uma infinidade de possibilidades.

São fáceis de serem montadas, permitindo uma economia de tempo e instalação própria. Sua substituição de mídia é feita de forma rápida e prática, assim como sua limpeza, além de não precisar necessariamente de imagens ou algo do tipo, as utilizando somente como iluminação, gerando um efeito de luz e conferindo uniformidade ao ambiente.

Tela Tensionada em Escritório
Sala de reuniões do Arquiteto Lorí Crízel

O que o cliente esperava de nós?

A Alumiframe esperava tornar as telas tensionadas amplamente conhecidas e se estabelecer como uma marca autoridade no segmento de iluminação e arquitetura. 

Buscava também um atendimento mais próximo, que ilustrasse com mais clareza as métricas de evolução e resultados trazidos pelo marketing. Além disso, havia a necessidade de uma mentoria precisa, orientada por dados e que trouxessem insights para o time de vendas, pensando em abordagens assertivas. 

Marketing para arquitetura: desafios de mercado

Um dos desafios encontrados no marketing para arquitetura foi um público extremamente elitizado, exigente e que dá prioridade a uma estética impecável. Os concorrentes já estavam no mercado há mais tempo e os clientes ainda possuíam muitas dúvidas técnicas em relação às possibilidades do produto.

Além dessas dificuldades, o ciclo de vendas ainda era longo. Portanto, precisavam reduzir esse ciclo e estabelecer novos pontos de revenda. 

O que fizemos?

Revisão de personas

  • Anteriormente, o público-alvo eram apenas empresas de comunicação visual, mesmo que as maiores solicitações não estivessem sendo exclusivamente desse perfil;
  • Mapeamos as vendas, identificamos as duas principais personas e entendemos que os projetos com maiores especificações de telas tensionadas vinham de arquitetos e lojas de iluminação, logo o marketing para arquitetura era a solução;
  • Nos reunimos com diversas pessoas que se encaixavam nesse perfil para saber, com detalhes, como enxergavam o produto. Como e quando especificam em projetos, se já conheciam as telas tensionadas e para quais tipos de projetos deveriam ser recomendadas.  

Marketing para arquitetura: Parcerias Estratégicas

Fechamos parcerias com influenciadores conceituados no meio da iluminação e arquitetura, como Lorí Crízel, neuroarquiteto e Waldir Junior, lighting designer. Além de influenciadores, estabelecemos parcerias com lojas renomadas de iluminação e gravamos lives com professores, buscando atingir o público acadêmico.

A live Práticas estratégicas para requalificação dos espaços teve Catharina Macedo, vencedora do prêmio GREEN WORLD AWARD em 2016; Lorí Crízel, Membro da Academy of Neuroscience for Architecture; e Míriam Runge, membro do comitê de Arquitetura da NeuroBusiness Society – SP. Já a Tendências de Arquitetura & Iluminação para residências, foi ministrada por Glaucus Cianciardi, mestre na área da Arquitetura e com 20 anos de atuação em feiras e eventos. Com essas parcerias de respeito, nossa estratégia de marketing para arquitetura foi um sucesso.

Presença mais forte nas redes socias

No instagram, reparamos no tipo de publicação e conteúdo que davam mais engajamento, como nossos seguidores reagiam com as postagens e adotamos um novo estilo. Também criamos divisões nos destaques, separando por assuntos.

Destaque para stories
Destaques personalizados para stories.

Buscando nos aventurar com maior profundidade no marketing para arquitetura, criamos um perfil na rede social do momento, o Tiktok. Também alimentamos com mais consistência o queridinho das inspirações dos arquitetos e light designers, o Pinterest.

Gestão de Tráfego: Anúncios em Google e Instagram, este por se tratar da principal plataforma do público desejado. O trabalho, em conjunto com a busca orgânica, barateou a palavra-chave. Portanto, o investimento foi constantemente otimizado, com o custo por compra a valores bem abaixo do leilão, em comparação ao início do nosso serviço.

Nova identidade visual

Sentindo a necessidade de uma nova identidade visual, a Alumiframe agora está de cara nova. Ao darmos um novo significado à marca, as cores padrões foram preservadas e mantidas, inclusive no desenvolvimento do cartão de visitas e do envelopamento de veículo. Veja como ficou!

Logo Alumiframe
Nova identidade visual
Logo Alumiframe
O significado de cada elemento

Marketing para arquitetura: Resultados

As redes sociais decolaram!

Instagram: começamos em agosto/20 e saltou de 2mil seguidores para 9.592, além de muitas oportunidades de negócio levantadas.

Instagram Alumiframe
Perfil Alumiframe no Instagram.

Pinterest: Devido a uma constante segmentação e e atualização de conteúdo, o perfil da Alumiframe obteve 200 seguidores e um pouco mais de 60 mil visualizações mensais.

Pinterest Alumiframe
Perfil Alumiframe no Pinterest.

Tiktok: Um dos vídeos com maior repercussão foi justamente como realizar a aplicação de uma tela tensionada, que obteve 2558 visualizações.

TikTok Alumiframe
Perfil Alumiframe no Tiktok.

Primeiras posições no Google: Obtivemos um ranqueamento orgânico nos principais termos relacionados a marca, como a primeira posição na busca por “tela tensionada”.

Resultados Google para "Tela Tensionada"
Blogpost ranqueado em primeira posição no Google.

Campanhas otimizadas e leads qualificados

As campanhas de video views sempre com taxas altíssimas de visualização, o custo por lead reduziu 56%, o custo por clique reduziu em 46,4% e as campanhas de Google com uma otimização de verba de aproximadamente 30%. Os leads obtidos através do tráfego tráfego também mudaram, deixaram de ser apenas por especulação e se tornaram mais qualificados, considerando os criativos utilizados.

Grupo de Revendedores

Com o intuito de estabelecer uma rede de revendedores das telas tensionadas no Brasil e ampliar o braço de atuação da Alumiframe como uma das estratégias do marketing para arquitetura, o Grupo de Revendedores foi criado. Anteriormente, já era atendido em âmbito nacional, mas com o intuito de poupar a força de atendimento, optamos por haver representantes em regiões estratégicas do país, pulverizando as ideias em lojas de iluminação e demais arquitetos.

Todos possuem um suporte por parte da Alumiframe, seja em termos de vendas, materiais, alinhamento e entre outros. O Inbound marketing feito através das automações de marketing é usado exatamente para esse princípio, assim as retenções e fidelizações acontecem e existe a provocação dos revendedores para atuar em todos os âmbitos, inclusive na área da saúde.

Decole com a JoB!

Percebeu como um marketing de arquitetura bem elaborado leva a resultados incríveis? Conte conosco para o seu sucesso! Nossa equipe está preparada para alavancar suas vendas e reforçar sua autoridade com um planejamento elaborado especialmente para você.

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