A sua agência de Marketing Digital combina mesmo com o seu modelo de negócio?

Assunto: |
Publicado em: 4 de março de 2020
Joaquim Bontorin

Joaquim Bontorin

Tempo de Leitura : 6 minutos

Escolher uma agência errada pode se tornar uma dor de cabeça, os materiais e planejamentos não saem como o esperado e te deixam refém de um conteúdo não satisfatório. Quando empresas ou gestores experienciam esse primeiro contato infeliz, a reação mais comum é tentar internalizar o processo, contratando um profissional da área ou um estagiário para ficar responsável por esse planejamento tão importante e, sem a estrutura ou experiência necessária, acaba não funcionando.  

Então, o que acontece quando nem a agência e nem o funcionário contratado dão conta do seu marketing? É a hora de rever e diagnosticar o que a sua empresa tem como falhas e objetivos, assim, em uma próxima tentativa, os trabalhos serão focados e direcionados de um jeito correto, que resulte na venda de seus produtos e serviços, e não somente para o embelezamento das redes sociais. Afinal, como falamos aqui na JoB, like não paga boleto. 

Como saber o que eu preciso do marketing?

A noção básica de onde você quer que o marketing chegue nem sempre é um mistério, mas você tem a clareza de quais são as melhores ferramentas ou “tipos” para o seu negócio? A KlickPages enumerou 21 Tipos de Marketing e como eles funcionam, e aqui nós escolhemos 9 dos mais comuns e efetivos, quando alinhados com os estilos de venda das empresas.

1. Marketing Direto

O principal objetivo do marketing direto, como o próprio nome sugere, é enviar uma mensagem diretamente aos consumidores, sem a necessidade de usar nenhum canal intermediário.

2. Marketing Indireto

Quando a abordagem é sutil, até mesmo subliminar e fora do contexto publicitário, aí está uma estratégia de marketing indireto. Não há mensagens diretas para conduzir a uma ação, mas um trabalho que objetiva manter uma marca viva na mente do cliente para que ele a escolha para suprir uma necessidade de consumo quando chegar a hora.

3. Marketing de relacionamentos

Engana-se quem pensa que, após vender um produto, você não precisa mais do cliente. O marketing de relacionamento foca em manter o vínculo com um cliente mesmo após a venda para manter esse consumidor leal.

4. Endomarketing

O endomarketing é um conjunto de estratégias voltadas para o ambiente organizacional interno, ou seja, os colaboradores são tratados como “clientes internos”. O objetivo é alinhar todos os aspectos de uma empresa para garantir um ambiente de trabalho saudável e, como consequência, fazer com que os próprios colaboradores acreditem na missão e nos valores da empresa. Inclusive a própria satisfação do cliente depende intrinsecamente do atendimento e desempenho dos colaboradores.

5. Outbound Marketing

Basicamente, o outbound marketing é o marketing tradicional com o qual estamos acostumados. As estratégias e ações de marketing para apresentar um produto ou serviço a alguém, muitas vezes, acabam alcançando uma grande parcela de pessoas que talvez não esteja procurando por aquela solução naquele momento.

Encontre a melhor solução para sua empresa

6. Inbound Marketing

Ao contrário do outbound, o inbound marketing, também conhecido como marketing de permissão, se concentra em ter sua empresa encontrada pelos clientes, ao invés de contatá-los diretamente. Vale lembrar que o processo de inbound começa com o desejo ou necessidade de comprar um produto e, então, faz uma busca para encontrar a solução ideal.

Nesse contexto, as técnicas de SEO são uma das principais estratégias, pois quando os clientes pesquisam por um produto em um mecanismo de busca, como o Google, são elas que ajudam seu site a aparecer na primeira página, aumentando suas chances de despertar o interesse no consumidor.

7. Marketing de Conteúdo

Entre 41% e 90% é o crescimento do tráfego orgânico atingido pelas empresas que adotam o marketing de conteúdo. Já dá pra notar a importância dessa estratégia, não é mesmo? Ao produzir conteúdo relevante sobre tópicos relacionados ao seu negócio, é mais provável que os clientes em potencial encontrem seu website ao usar os mecanismos de buscas.

Além de demonstrar experiência e autoridade no assunto, você também pode compartilhar o conteúdo nas mídias sociais para atrair novos clientes e aumentar conhecimento da sua marca. Lembre-se que ele não deve ser um argumento direto para o seu produto, pelo contrário, deve educar e fornecer valor para os clientes em potencial, para que eles fiquem familiarizados com a sua empresa.

8. Email Marketing

O e-mail é um dos canais de comunicação mais populares de marketing por ser extremamente flexível. Os anúncios podem ser bem simples ou bem chamativos, isso dependerá da empresa e da solução que ela oferece, o importante é que o conteúdo esteja otimizado para dispositivos móveis e altamente personalizado. Essa personalização humaniza o e-mail e serve para estreitar o relacionamento entre a empresa e o cliente.

9. Vídeo Marketing

Se uma imagem vale mais que mil palavras, imagine quanto valeria um vídeo? O vídeo marketing busca integrar conteúdo em vídeo de forma envolvente em suas campanhas. Pode – e deve – ser usado em várias situações, desde construir o relacionamento com o cliente até promover a sua marca, seus serviços ou seus produtos.

Além disso, o marketing de vídeo também pode servir como um meio para apresentar instruções (tutoriais), promover depoimentos de clientes, transmitir eventos ao vivo e fornecer conteúdo viral.

Quantas dessas soluções você já tentou?

Sabe quais delas fazem sentido para o seu negócio ou para sua persona? Às vezes você está fazendo um grande investimento em uma mídia ou veículo que não é aquele que o seu cliente mais consome. 

Por exemplo, uma empresa que vende produtos de moda de alto padrão, será que faz sentido ela apostar nos jornais impressos? A persona dela prefere ser contatada diretamente pela oferta (marketing direto) ou ela tem o estilo de ser conquistada pela loja e suas qualidades (marketing indireto)? Será que vale a pena ela investir na fidelização (marketing de relacionamento)? E se sim, por quais meios(e-mail marketing, panfletos, newsletters, webinars,….)? Cada negócio tem suas particularidades, e nem sempre um marketing genérico pode dar conta de atender o que o seu negócio realmente precisa.

O que esperar de uma agência de marketing digital?

Direcionar o marketing e delimitar, junto com você, os meios e ferramentas a serem utilizados, são tarefas essenciais que devem ser desempenhadas pela agência escolhida. Esse trabalho começa entendendo o seu modo de fazer negócio, desenhando a(s) sua(s) persona(s) e seu(s) comportamento(s) e entregando um planejamento tático, com datas, e que realmente atinja o seu público e promova a sua empresa.

Importante falar que um bom trabalho não deve ser aquele que te deixa ainda mais confuso, dar clareza do planejamento com os objetivos da sua empresa é uma tarefa pertinente às agências, e que deve ser acompanhada de perto pelos gestores responsáveis. Confiar nos profissionais escolhidos é essencial, sem essa confiança as mudanças necessárias não ocorrerão com a fluidez e intensidade que seu negócio precisa.  Por essa razão, escolha uma que combine com você e que tenha profissionais dispostos e disponíveis a sanarem todas as suas dúvidas, é o caminho do seu sucesso.

Escolha bem sua agência e confie nos profissionais

Você já ajustou as suas expectativas?

O pensamento mais comum com os primeiros resultados é “Como isso aconteceu? Eu quero mais!”, e depois dessa parte vem o que é mais difícil de entender: marketing não é mágica. A falta de compreensão dos primeiros resultados como um produto de um trabalho complexo e responsivo do público, em sua grande parte instável, pode ocasionar uma enorme quebra de expectativas quando o resultado da próxima campanha ou ação não é o mesmo.  

Como dito anteriormente, a confiança e a comunicação no profissional é o mais importante. Aqui na Job, por exemplo, temos sempre o cuidado de explicar para os nossos clientes quando os nossos planejamentos estão em fase de teste ou não, e deixamos clara a necessidade de testar mais caminhos pois, por mais que já recebemos um resultado positivo de uma forma, outras podem esconder resultados ainda melhores, que só teremos certeza ao testar. 

A melhoria constante e o ajuste do planejamento, demandado pelos resultados são práticas que devem guiar os profissionais e agências. Encontrar uma que combine com o seu modelo de negócio é uma saga que quase todas as empresas enfrentam, mas tenha certeza que quando encontrar, irá se tornar seu aliado mais forte. 

Se você ainda tem dúvidas de como uma agência pode te ajudar ou quer saber como fazer o diagnóstico da sua empresa, pode entrar em contato com a JoB! Estamos à sua disposição, é só mandar uma mensagem ou marcar uma conversa!

Mais sobre:

Gostou? Compartilhe.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest

Veja mais conteúdos que podem te interessar

Compartilhamos toda nossa expertise sem enrolação

13 de outubro de 2020
O fenômeno do TikTok, a rede social que vem conquistando as pessoas ao redor do mundo e que já ultrapassou 2 bilhões de downloads durante o período do Covid-19, crescimento tão frenético que nem Instagram e Facebook tiveram.
23 de julho de 2020
Com uma proposta pedagógica diferenciada, a IEIJ encontrava algumas dificuldades para se apresentar ao mercado. Em parceria com a JoB,
19 de outubro de 2020
A Value Group, empresa de consultoria empresarial, uniu-se à JoB para melhorar seu posicionamento digital e aumentar a prospecção de clientes.
3 de junho de 2021
Tropical Derm ® Tattoo Aftercare é, como o próprio produto se descreve, a solução de tratamento pós tatuagem utilizada na fase inicial da cicatrização, funcionando como uma “segunda pele”.
30 de junho de 2021
Procurando maneiras do seu negócio ter resultados com o Inbound Marketing? Explicamos nesse artigo como funciona uma das ferramentas mais famosas no mercado do inbound,
9 de março de 2021
O mundo imobiliário, com destaque para os imóveis de alto padrão, passou por um grande ‘boom’ durante a pandemia em decorrência do isolamento social.
3 de junho de 2021
Tropical Derm ® Tattoo Aftercare é, como o próprio produto se descreve, a solução de tratamento pós tatuagem utilizada na fase inicial da cicatrização, funcionando como uma “segunda pele”.
5 de janeiro de 2021
Pesquisas do Google de 2020 dizem muito sobre como o marketing digital deve atuar em 2021.
23 de novembro de 2021
Você já ouviu falar sobre a automação de marketing? Se ainda é novidade para você ou ainda tem dúvidas quanto a efetividade do processo, continue lendo!
5 de outubro de 2021
O marketing humanizado vem ganhando cada vez mais espaço, uma vez que as relações mecânicas não estão mais atrativas aos clientes.

Empresas que decidiram
ir
mais longe!