Como as pesquisas do Google em 2020 te farão repensar seu marketing digital para 2021

Como as pesquisas do Google em 2020 te farão repensar seu marketing digital para 2021

Assunto: |
Publicado em: 5 de janeiro de 2021
Picture of Joaquim Bontorin

Joaquim Bontorin

Tempo de Leitura : 4 minutos

Revolta. Apoio. Mudança. O que isso diz sobre o ano que se passou? E, ainda mais importante, como isso pode determinar novos comportamentos para o marketing digital?

O Google divulgou uma lista das pesquisas do ano 2020 e, sem delongas, nos apontou para o futuro da comunicação humana… um caminho cada vez mais certo.

Saber “como” e “por que”

Nossos instintos nos trouxeram até aqui pois temos a necessidade de encontrar a razão e motivo de algo.

De acordo com os dados obtidos pela plataforma Google Trends, nunca se procurou entender tanto sobre “como” e o “porquê” das coisas. As pesquisas vão de “como cortar o próprio cabelo” a “por que a democracia é importante”.

Google Brasil (disponível em: https://youtu.be/EeLO2gFDYqA)

Em tempos de incerteza e instabilidade, as pessoas precisam se apegar ao que é real. Muito além disso, é importante que se tenha esperança. Ela é tão necessária, que a palavra bateu o recorde de pesquisas no Brasil.

Dentre as pesquisas mais feitas em 2020 estão:

A obtenção de conhecimento para se manifestar e protestar

Cada vez mais as pessoas tomam consciência de situações desiguais na sociedade.

Por exemplo, o assassinato de George Floyd nos Estados Unidos promoveu revolta em meio a pandemia, levando milhares às ruas em todo mundo pelo movimento Black Lives Matter. 

George Floyd foi o “George” mais pesquisado em 2020 e, com isso, a busca por informações sobre racismo estrutural e como combatê-lo também fazem parte da lista.

Em razão disso, entendemos que nunca foi tão necessário que as marcas se posicionem e manifestem sua posição em relação a esses eventos.

A busca por maneiras de doar, apoiar e se aliar

Nunca se falou tanto em empatia e apoio ao próximo. Durante o isolamento social, as pessoas desenvolveram a tendência de reparar mais no mundo que as cerca. 

Dessa forma, a sensibilidade por causas sociais foi aflorada e elas passaram a buscar por formas de prestar ajuda e apoio aos locais. O termo “como ajudar” nunca foi tão pesquisado ao redor do mundo. 

No Brasil, a tendência serviu para que as pessoas procurassem comprar de negócios locais. A procura foi tão grande que o Instagram criou a aba “Apoie as pequenas empresas” para que o trabalho desses comerciantes fosse melhor divulgado. 

Por isso, é cada vez mais valioso que marcas e empresas se aliem a esse tipo de produção e deixem de focar apenas na sua influência dentro do marketing digital.

Soluções inovadoras para novas formas de se relacionar

De acordo com o Google Trends, o termo “como mudar o mundo” foi duas vezes mais pesquisado que o termo “como voltar ao normal”. 

Após uma pandemia global, é de se esperar que as pessoas estejam dispostas a desenvolver novas formas de se relacionar com a natureza, com os indivíduos e também com o que consomem. 

Portanto, é importante que as empresas estejam preparadas para lidar com situações reais e deixem de ser vistas como fornecedores para serem vistas como parceiras.

Como sua empresa ou marca precisa agir para ganhar espaço no marketing digital 

1. Usar memes

Imagens que têm som…

Reprodução

Esse é o caso do meme da dança do caixão, que viralizou por todas as redes sociais e foi o mais pesquisado de 2020.

Não é à toa que os memes fazem tanto sucesso. Sua fácil dispersão e o forte apelo por um humor descomplicado podem ser materiais ricos para seus conteúdos. 

2. Acompanhar hashtags e challenges

Nunca nos cansamos de falar que de nada adianta um bom conteúdo se ele não for bem direcionado e para o público certo. 

Desse modo, estar atento nas hashtags e nos challenges (desafios) que surgem nas redes é um ótimo caminho para engajar e ganhar espaço no mercado.

E quer saber qual foi a tendência mais procurada no Google em 2020? As camisetas tie dyes.

YouTube/Reprodução

3. Utilizar a linguagem de emojis

Você consegue adivinhar qual foi o emoji mais utilizado em 2020? Dica: provavelmente você tem uma bem próxima a você, isso se você não estiver usando… 

O emoji de máscara foi mais pesquisado no Google! E não é de hoje que os emojis têm um impacto direto no mundo digital. 

Dessa forma, fazer o uso da linguagem de emojis gera proximidade e facilita a leitura do seu conteúdo. Mas cuidado: saiba distribuí-los no seu texto para que ele continue passando a mensagem desejada.

Emojipedia/Reprodução

Portanto, lembre-se disso: o marketing precisa ser feito e pensado para pessoas reais. Só assim será possível alcançar novamente o recorde histórico de buscas no Google por gratidão. 

Fique por dentro das tendências de marketing para 2021

Se o seu objetivo para 2021 é alavancar no marketing digital, nós preparamos um e-book gratuito sobre o assunto para que você esteja atualizado e comece o ano com tudo! Garanta o seu e-book Tendências do Marketing 2021 clicando aqui.

Prepare-se para o mundo digital com quem mais entende do assunto

Durante a pandemia nossos clientes continuaram crescendo e aproveitaram as janelas de  oportunidades que surgiram. Conheça alguns dos nossos cases:

> Como ajudamos o mercado da pintura na crise em parceria com a Hydronorth e ABRAPP?

> Como posicionamos a Value Group no digital e ultrapassamos a meta de oportunidades 


Conte com a JoB para te ajudar! Estamos à disposição, vamos marcar uma conversa?

Mais sobre:

Gostou? Compartilhe.

Veja mais conteúdos que podem te interessar

Compartilhamos toda nossa expertise sem enrolação

25 de junho de 2023
Descubra como a RA Engenharia revolucionou sua estratégia, utilizando estratégias de marketing para conquistar novos clientes e impulsionar seu crescimento. Obtenha insights valiosos para alcançar o sucesso também no mercado B2B.
1 de fevereiro de 2024
Descubra o conceito, as funções e por que ter estratégias de marketing de serviços é essencial, saiba também, como se difere do marketing de produto e como aplicá-lo para conquistar mais clientes através de uma prestação de serviços lucrativa.
22 de fevereiro de 2024
Aos empresários que buscam uma mudança significativa em suas estratégias de marketing. A JoB oferece diagnósticos de marketing personalizados baseados em dados, adaptados ao mercado atual, garantindo resultados tangíveis e duradouros para você!
1 de abril de 2021
Saiba como decolamos as vendas da Alumiframe e reforçamos a autoridade da marca nas redes sociais através do marketing para arquitetura.
30 de junho de 2021
Procurando maneiras do seu negócio ter resultados com o Inbound Marketing? Explicamos nesse artigo como funciona uma das ferramentas mais famosas no mercado do inbound,
13 de julho de 2020
Em tempos de ficar em casa, profissionais da pintura e varejistas precisam explorar novos meios para atrair clientes. Pensando nisso, criamos vídeos com dicas práticas e estratégicas para ajudá-los a passar por esse "novo normal" que nos encontramos.
23 de novembro de 2021
Você já ouviu falar sobre a automação de marketing? Se ainda é novidade para você ou ainda tem dúvidas quanto a efetividade do processo, continue lendo!
6 de maio de 2020
Fique por dentro das sugestões de como adaptar as estratégias de marketing do seu negócio para superar essa época tão desafiadora e garantir bons resultados. 
1 de dezembro de 2022
Afinal de contas existe diferença entre Marketing e Marketing Digital para escolas? Aqui o principal detalhe está nas ações com enfoque escolar.
22 de fevereiro de 2024
Aos empresários que buscam uma mudança significativa em suas estratégias de marketing. A JoB oferece diagnósticos de marketing personalizados baseados em dados, adaptados ao mercado atual, garantindo resultados tangíveis e duradouros para você!

Empresas que decidiram
ir
mais longe!