Gerenciamento de RD Station: Entenda os tópicos para ter sucesso

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Publicado em: 30 de junho de 2021
Joaquim Bontorin

Joaquim Bontorin

Tempo de Leitura : 9 minutos

Procurando maneiras do seu negócio ter resultados com o Inbound Marketing? Explicamos nesse artigo como funciona uma das ferramentas mais famosas no mercado do inbound, o RD Station (site), e como ter um especialista por trás do gerenciamento de RD Station faz toda a diferença para o seu bolso!

Acredite, apesar da plataforma ser intuitiva e fácil de manusear, o gerenciamento de RD Station é um desafio para quem não tem domínio da ferramenta, isso se dá principalmente por suas infinitas possibilidades de uso no mundo do marketing.

Mas calma, não se desespere! Com algumas explicações da Job, tudo ficará mais fácil e você conseguirá definir seu plano de ações, além de ter claro o que será necessário para que o processo chegue nos resultados desejados (gerar vendas e lucro, estou certo?). 

Para te dar uma palinha do que esta ferramenta oferece, neste artigo falaremos de gerenciamento de redes sociais, SEO, páginas de captura (landing pages), pop-ups, e-mail marketing, segmentação de contatos, lead scoring, automação de marketing e relatórios, e entre outros.

Pois é! São tantas as funcionalidades ofertadas, sendo preciso entender bem cada uma delas para explorar da melhor forma o RD Station para a sua empresa!

Inbound Marketing e gerenciamento de RD Station exige estratégia

Se você está pensando em contratar um plano na plataforma, saiba que a gestão do RD Station é algo muito sério. Afinal, o investimento feito sobre a ferramenta pode estar sendo perdido com a falta de um planejamento e estratégia adequados.

Basicamente, com a ferramenta você:

  • ATRAI
  • CONVERTE
  • RELACIONA
  • ANALISA

Essas ações lhe parecem familiar? Sim, com o RD Station, você trabalhará utilizando os princípios básicos do funil de inbound. Aliás, se você ainda está perdido sobre do que se trata inbound marketing, nós falamos sobre esse assunto aqui.

Outro princípio básico para entender o funcionamento do RD Station é saber o que é um lead, já que falaremos muito essa palavrinha por aqui neste artigo. A maneira mais fácil de entender, é pensar que leads são usuários que demonstraram interesse em adquirir um produto ou serviço da sua empresa, ou seja, são potenciais clientes, pessoas que estão em processo de tomada de decisão de compra.

Já a captura de um lead, se dá por meio do preenchimento de formulários online com seus dados de contato. E é ai que entra o RD Station, uma plataforma capaz de capturar, armazenar, organizar e nutrir esses contatos!

Como, quando e quem contratar para o gerenciamento de RD Station?

Ainda em dúvida se esta plataforma irá suprir seus desejo e se você dará conta do gerenciamento? Atente-se nas seguintes questões abaixo, afinal o RD Station automatizará alguns processos que você e seus funcionários podem estar “fazendo a mão” atualmente.

Contratar alguém para o gerenciamento de RD Station é interessante quando: você não possui nenhum funcionário específico para o gerenciamento de seus leads, seu time de profissionais já está com bastantes demandas ou você está perdido em como ganhar dinheiro através do Inbound Marketing.

Se encaixa em algumas das alternativas? Então vem comigo!

Atrair no gerenciamento de RD Station

Gerenciamento de redes sociais: deixe todos os conteúdos programados!

A primeira possibilidade de uso do RD Station é o agendamento de postagem em suas redes sociais. Através da ferramenta você consegue agendar/postar no Facebook e LinkedIn, possibilitando maior organização dos conteúdos ao concentrar tudo em apenas uma plataforma.

Criação de posts para redes sociais no RD Station
Criação e agendamento de posts para redes sociais na plataforma RD Station

Lembrando que, suas redes sociais são a vitrine de seu negócio! Muito importante sempre mantê-las atualizadas e alimentadas de conteúdo.

o segredo para converter leads está em direcionar suas postagens para materiais criados dentro do RD, como por exemplo o link de um e-book inserido em uma landing page (falaremos disso mais abaixo).

Se você ainda sente dificuldades em como tornar suas redes sociais atrativas para capturar leads, convido a ler esses cases de sucesso: Como ajudamos a Tropical Derm a aumentar as vendas 141% e 18 mil seguidores em 4 meses e Marketing para Arquitetura e Iluminação: Case das Telas Tensionadas Alumiframe.

Otimização de Palavras-chave: SEO

Com certeza você já ouviu dizer sobre o “poder” do SEO – sigla para Search Engine Optimization, que, em português, significa Otimização para Mecanismos de Buscas, ou seja, um conjunto de técnicas capazes de fazer sua página (site, blog, e-commerce…) posicionar bem quando pesquisado um termo específico.

O RD Station, para facilitar sua vida, oferece uma ferramenta para a otimização desse processo que muitas vezes é feito manualmente. Através da otimização de palavras-chave nas páginas, você conseguirá identificar os pontos de melhoria para posicionar seu site nas primeiras posições, além de realizar um acompanhamento completo de palavras-chave que fazem sentido para o seu negócio.

Otimização de palavras-chave
Otimização de palavras-chave no RD Station

Este, é com certeza um passo importante para receber acessos de visitantes em sua url. Quanto mais acesso, mais chances de conversão de leads; quanto mais leads qualificados, mais vendas; quanto mais vendas, mais lucro! Compreendeu como funciona?

Conversão no gerenciamento de RD Station

Landing Pages ou Páginas de Captura 

Se recorda do que falamos sobre converter leads? Será através das páginas de captura que você terá acesso aos dados de possíveis clientes e assim após a prospecção, conseguirá iniciar a etapa de relacionamento que se dá principalmente através do envio de e-mails.

As landing pages, mais conhecidas como “lps”, são o seu espaço para oferecer conteúdos e materiais exclusivos, como e-books, lives, infográficos e webséries, na qual o usuário só poderá ter acesso se preencher um formulário criado por você.

Geralmente o formulário contém dados básicos como: Nome, e-mail (obrigatório), empresa, cargo…Tudo personalizável de acordo com aquilo que você deseja saber do seu público alvo.

Através dos dados coletados, é possível segmentar os contatos da sua base. Uma ação interessante para separar em grupos seus leads e enviar conteúdos mais específicos para cada um!

Edição de landing pages no RD Station
Exemplo de montagem de landing page na plataforma RD Station

Vale lembrar também que as lps possuem urls personalizáveis e se utilizado o recurso de otimização de palavras-chaves em seu interior, podem ranquear no google de forma orgânica, assim como também são elegíveis para destino de campanhas de tráfego pago.

Pop-ups

Quer mais possibilidades para captar leads? Dentro do seu website é possível colocar caixas de interação, os famosos pop-ups, para que o visitante se inscreva em sua newsletter ou conteúdo de uma lp sem precisar sair da página.

Eles servem como “iscas”, e podem ser programados para aparecer quando o usuário estiver prestes a fechar a página ou durante a rolagem dela.

pop-ups dentro do RD Station
Botões e Pop-ups disponíveis no RD Station

Mas atenção, esse recurso está disponível apenas para desktop, seus visitantes não serão impactados pelas janelas de conversão se estiverem pelo mobile.

Formulários inteligentes

Já sabemos que tudo que dificulta afasta as pessoas, por isso no inbound marketing, nosso papel é facilitar cada vez mais para que o usuário não desista de fornecer seus dados. Por exemplo, formulários grandes demais tendem a assustar o público, ou então informações repetitivas.

Pense comigo, existe um lead dentro de sua base que se interessou por mais de um material seu, ele terá que responder o mesmo questionário mais de uma vez para ter acesso? Sendo que você já possui os dados dele?

Não faz muito sentido, não é mesmo?

A plataforma RD Station evita que isso aconteça através da ferramenta de formulários inteligentes. Ao ativa-la, o lead responderá nas landing pages apenas aquilo que ainda não respondeu previamente em outros materiais, tornando suas páginas de captura ainda mais agradáveis de preencher.

Ah, uma dica extra é sempre separar seus materiais por Topo, Meio e Fundo de Funil e atribuir pontuações a elas (continua rolando o texto que já já você vai ter acesso ao que é lead scoring), assim você consegue “pedir” informações básicas nos formulários nas “páginas de topo” e vai acrescentando informações extras de contato conforme o lead for descendo o funil.

WhatsApp Button

Como já dito anteriormente, o RD Station tem como função facilitar processos do inbound marketing, e uma das ferramentas que ele disponibiliza para isso é o famoso WhatsApp Button.

Traduzindo: Literalmente um botão do aplicativo WhatsApp! Essa função é uma mão na roda para aqueles que não possuem suporte automatizado em seu website ou apenas desejam uma maneira mais fácil de seu público entrar em contato para tirar dúvidas, pedir orçamentos…

Modelos de botão de WhatsApp disponíveis

Esse recurso possibilita colocar um botão flutuante no canto da página escolhida, seja dentro do seu site ou lp, que direcionará o seu lead diretamente para uma conversa no WhatsApp do número escolhido. E aí é hora de colocar o time de vendas para trabalhar!

Apesar dos modelos prontos, a ferramenta é totalmente personalizável. O único item obrigatório assim como nos outros formulários, é o preenchimento do e-mail do usuário, afinal é através dele que o lead passa a fazer parte da sua base de contatos do RD Station.

Relacionamento no gerenciamento de RD Station

Histórico de leads

Nós sabemos a importância de saber há quanto tempo esse contato está em nutrição e o RD pensou nisso também.

Na plataforma existe a base de leads, onde é possível pesquisar, pelo e-mail, qualquer contato e também verificar todos os dados desde a primeira conversão. 

Você conseguirá acessar um histórico de data de entrada, materiais baixados, páginas acessadas e assim, descobrir em que momento da jornada, determinado lead está.

E-mail marketing

O relacionamento cliente-empresa é feito através de e-mails, a ferramenta oferta a possibilidade de agendar e enviar e-mails pontuais para seus contatos.

e-mail marketing
Exemplo montagem de e-mail marketing na plataforma RD Station

Segmentação de Leads

A segmentação trata de uma possibilidade de separar os contatos da base em grupos e assim realizar uma ação para cada um, separadamente. 

Essa ação permite que você junte os contatos que possuem um mesmo perfil, como mês de aniversário, cargo, região, e entre outros. Todos os dados que forem coletados nos formulários podem servir de filtro na segmentação.

A segmentação de leads é uma das ferramentas mais importantes para que você não envie conteúdos para pessoas que ainda não estão no momento de recebê-los.

Automação de Marketing

Pra um gerenciamento de RD Station de sucesso, precisa de muita atenção aqui!

Um dos pontos principais da ferramenta está aqui, na automação você irá preparar a jornada que o prospect passará, deixando já agendado a sequência de e-mails e as possibilidades para ele se tornar um cliente.

A automação vai ajudar a nutrir os contatos da sua base de clientes automaticamente, deixando claro as dores que ele possui, apresentando suas soluções e deixando-o mais próximo do momento da compra.

Essa ação irá diminuir os trabalhos manuais, otimizando tempo de prospecção e aumentando a eficiência do processo.

montagem de fluxo de automação
Painel de fluxo de automação RD Station

Lead Scoring

tabela de lead scoring para entender a necessidade de um bom gerenciamento de RD Station
Perfis de lead

Dentro de todas as empresas, tem os contatos que precisam de mais relacionamento que outros para a compra, mas como fazer isso nessa ferramenta? 

O lead scoring, permite que você defina os contatos em perfis (A, B, C e D) e separe em grupos para que a comunicação difira para cada um deles. 

Aqui é importante saber o que é necessário para definir o perfil de cliente, seja cargo, cidade, quantidadede funcionários, enfim, são diversas possibilidades para definir qual é o perfil que está mais preparado para a compra.

Lead Tracking

Precisa saber quando seus leads visitam suas páginas, quais páginas eles estão acessando e no que estão interessados, desde a primeira visita? O lead tracking te dá essa opção.

O lead tracking nada mais que uma análise do código de monitoramento inserido no seu site/blog que permite rastreamento de páginas visitadas.

Análise no gerenciamento de RD Station

Relatórios 

Além de todas essas possibilidades, o RD Station conta com um dashboard com métricas que permitem analisar de forma geral os resultados do mês.

Dashboard do RD Station (gerenciamento de RD Station)
Dashboard do RD Station

A plataforma também conta com ferramentas que dependendo do perfil, é possível analisar diversos outros campos, como ROI (retorno sobre o investimento).

Para que todas as ferramentas funcionem, é necessário um bom gerenciamento do RD Station. As redes sociais precisam ter conteúdo atrativo para encaminhar os visitantes para o site, ou até mesmo para uma landing page.

Iniciando um processo de nutrição em que os leads passarão por uma jornada de relacionamento. Assim que perceberem que seu produto/serviço é o certo para eles, se tornarão clientes. 

Preparado para ter o controle dos seus leads?

Viu só como a plataforma conversa com todas as possibilidades que ela possui? As boas práticas da ferramenta garantem o sucesso do seu negócio. A JoB sabe muito bem disso, portanto conta com profissionais capacitados para que as estratégias e o gerenciamento conversem entre si. 

Não fique com o processo de inbound marketing da sua empresa parado por falta de mão de obra, conte com a JoB Marketing Estratégico (fale conosco), estamos ansiosos para te trazer os resultados esperados!

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